Header Ads Widget


Reflexão no Dia Mundial da Água por Dorjival Silva

Jonrlista Dorjival Silva

Há exatos 20 anos (dia 22 de março de 1993), a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial da Água, para chamar a atenção do mundo para a temida ameaça. Não exagerou. Apesar de a Terra ter dois terços (75%) de sua formação constituídos de água, apenas 0,008% é potável.

Pior: grande parte dos mananciais está sendo poluída e degradada pela ação do homem. A consequência disso é de, no futuro bem próximo, faltar água para o consumo da população mundial. São números baseados em pesquisas de órgãos mundiais que deixam o planeta em alerta.

A redução do consumo é uma das principais políticas para se evitar a escassez de água no planeta. As nações precisam cuidar com zelo dessa fonte de vida; daí, a reflexão no Dia Mundial da Água.

No Brasil, o quadro é preocupante, consequência da agressão contínua a áreas ao redor dos mananciais, como desmatamentos descontrolados, urbanização sem planejamento e alto teor de poluição por produtos químicos e outros.

Pois bem…

Está mais do que na hora de governos e sociedade cuidar dessa riqueza natural e encarar o problema como ameaça real. Não dá para continuar fazendo de conta que não é com todo mundo. É preciso a participação de todos.

Por isso mesmo, neste dia lanço uma campanha sobre o uso consciente da água, orientando a economia de consumo. É a lógica do uso racional, que pode ser feita com pequenas ações, como fechar a torneira depois de usá-la, diminuir o tempo debaixo do chuveiro, lavar roupas respeitando limite de gasto, entre outras.

Mas isso não é tudo. É preciso o lançamento de programas nas esferas municipais e a participação consciente da sociedade, para que a água continue para todos. 

Postar um comentário

0 Comentários