Header Ads Widget


Janaína Riva repudia tentativa de difamação com falsas fotos íntimas divulgadas em redes sociais

A deputada estadual, Janaína Riva (PSD), repudiou nesta sexta-feira (13), através de sua assessoria de imprensa, a circulação de fotos íntimas, que supostamente seriam da parlamentar, em diversos aplicativos de comunicação móvel. A declaração, postada em seu instagram e no site oficial, classifica que o fato tem “verdadeira índole difamatória”. Janaina ainda aproveitou para defender as mulheres que sofrem com este tipo de ação.

“Fotos anônimas têm circulado na internet e em aplicativos de comunicação móvel como se supostamente fossem da deputada Janaina Riva. Embora as fotografias não sejam da deputada, o que facilmente pode ser identificado, alguns meios de comunicação insistem em conferir ao fato atenção absolutamente inapropriada, atuando, ao que parece, com verdadeira índole difamatória, em desespero por visibilidade”, diz trecho da declaração.

Ela ainda acrescenta que “esses e outros boatos de índole pessoal que, mesmo não condizendo com a realidade, vêm sendo propagados de modo irresponsável, sem qualquer compromisso ético e em detrimento da vida privada alheia”. A deputada ainda aproveitou para discursar em defesa das mulheres que sofrem com estas ações.

“Como é sabido, inúmeras mulheres têm sofrido com a divulgação de fotos íntimas, ainda que falsas. Esse tipo de ultraje, na maioria das vezes, é levado à prática, não apenas por licenciosidade, mas por homens que tentam diminuí-las, nivelá-las: em suma, coisificá-las. Seguro de seu anonimato, quem se presta a esse tipo de divulgação deturpada não imagina o quanto tal prática liquida com a autoestima da mulher que sobre si pesa a divulgação de fotos intimas (mesmo que falsas), dada a velocidade com que as imagens circulam a um sem número de destinatários virtuais”, relata outro trecho.

A declaração da deputada foi dada após supostas fotos íntimas dela circularem por aplicativos de comunicação móvel, como por exemplo o WhatsApp. Esta foi a primeira vez que a parlamentar tocou no assunto de forma pública. Foi acrescido ainda pela assessoria de imprensa de Janaína Riva que as medidas jurídicas deverão ser tomadas.
Confira nota na íntegra: 
"NOTA DE REPÚDIO!
Fotos anônimas têm circulado na internet e em aplicativos de comunicação móvel como se supostamente fossem da Deputada Janaina Riva. Embora as fotografias não sejam da Deputada, o que facilmente pode ser identificado, alguns meios de comunicação insistem em conferir ao fato atenção absolutamente inapropriada, atuando, ao que parece, com verdadeira índole difamatória, em desespero por visibilidade.
Diante disso, a assessoria da Deputada Janaina Riva, sem prejuízo da adoção de outras providências, veemente repudia esses e outros boatos de índole pessoal que, mesmo não condizendo com a realidade, vêm sendo propagados de modo irresponsável, sem qualquer compromisso ético e em detrimento da vida privada alheia.
Como é sabido, inúmeras mulheres têm sofrido com a divulgação de fotos íntimas, ainda que falsas. Esse tipo de ultraje, na maioria das vezes, é levado à prática, não apenas por licenciosidade, mas por homens que tentam diminuí-las , nivelá-las: em suma, coisificá-las. Seguro de seu anonimato, quem se presta a esse tipo de divulgação deturpada não imagina o quanto tal prática liquida com a autoestima da mulher que sobre si pesa a divulgação de fotos intimas (mesmo que falsas), dada a velocidade com que as imagens circulam a um sem número de destinatários virtuais.
Como alertado pela defensora dos direitos da mulher, Mary Wollstonecraft, seria um tarefa sem fim traçar a variedade de maldades, cuidados, e tristezas, em que as mulheres são submetidas pela opinião prevalecente. Nesse sentido, não podemos permitir que os avanços tecnológicos da contemporaneidade atuem na contramão dos direitos custosamente conquistados pelas mulheres, agregando mais augúrios aos tantos outros desafios encontrados de nossa sociedade."
    

Postar um comentário

0 Comentários