Header Ads Widget


Secretário de Saúde de MT abandona o Governo após conhecer pasta complicada

CURTA NOSSA FAN PAGE: https://www.facebook.com/DorjivaldaSilva
Secretário de Saúde deixa o Governo após conhecer pasta complicada
Foto: GCom/MT
 Marco Bertúlio não suportou mais e entregou o cargo de secretário de Saúde de Mato Grosso. Tanto o demissionário quanto o governador Pedro Taques (PDT) fazem silêncio sepulcral sobre o caso, que é o primeiro racha do governo recém-instalado. Nos bastidores Taques tenta encontrar uma justificativa que convença a população que tudo vai bem no Palácio Paiaguás e paralelamente a isso alinhava a substituição do demissionário por um correligionário político do Vale do Araguaia.

Por duas vezes Marco Bertúlio esteve a um passo do xilindró por conta da incapacidade de atendimento da Secretaria de Saúde. Além disso, sofre pressão de deputados, prefeitos e do pessoal da área de sua secretaria. Médicos dos hospitais São Luiz e Regional de Cáceres, ambos naquela cidade, agendaram greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 23, por falta de recebimento de salários, uma vez que o governo não faz os repasses devidos àqueles hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para 350 mil habitantes na faixa de fronteira com a Bolívia. Isoladamente todos esses fatos e o conjunto deles contribuíram para o secretário entregar a chave de seu gabinete a Taques, mas o fator que mais pesou pela decisão foi o não cumprimento da meta financeira de 12% do orçamento para a Saúde. Marco Bertúlio teria dito a um amigo que o governo arrecada, mas não cumpre seu papel na esfera de sua secretaria.

Ao amigo Marco Bertúlio revelou que sua decisão de sair do governo foi manifestada na quinta-feira (16). O secretário teria dito que “Não suportava mais o descontrole” da Secretaria de Administração e da Procuradoria Geral do Estado. Naquela data teria comunicado ao governador que não ficaria mais no cargo. Taques teria pedido calma, mas o posicionamento do secretário foi firme e manteve o “Estou saindo”.

Nos meios políticos a decisão de Marcos Bertúlio foi recebida como verdadeira bomba, mas o temor generalizado mantém o caso longe do conhecimento público. Taques terá o feriado prolongado ao seu lado para costurar a saída e a substituição do secretário.

Neste sábado Taques foi a Água Boa, no Vale do Araguaia, oficialmente para participar da abertura do Megaleilão do empresário Maurício Tonhá. Nos bastidores, no entanto, se comenta que a viagem do governador teve outro objetivo: convidar o médico Mariano Kolankiewicz Filho para suceder o demissionário Marco Bertúlio. Kolankiewicz foi candidato a prefeito daquele município, pelo PDT, em 2012, e perdeu por pequena margem. Coincidentemente ou não, o secretário Eduardo Moura (Desenvolvimento Regional), que é daquela região, voou com o chefe para Água Boa.

Somente na quarta-feira, depois do feriado de Tiradentes será possível saber o desfecho desse caso.
Fonte 24 horas news

Postar um comentário

0 Comentários