Header Ads Widget


Ícone da capital, Catedral de Brasília completa 45 anos

catedral-brasilia
Um dos monumentos mais conhecidos da capital federal, a Catedral Metropolitana de Brasília completa hoje (31) 45 anos. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a construção tem 16 pilares em curvas, cujo formato se assemelha a mãos voltadas para o alto, em sinal de súplica, e guarda um acervo extenso de obras de artistas consagrados.
Localizada na Esplanada dos Ministérios, região central da capital, a obra arquitetônica chama atenção por destoar dos demais prédio ao redor, na opinião do professor de arquitetura da Universidade de Brasília Antônio Carlos Carpintero. Especialista na construção de Brasília, ele diz que o templo é impactante por todos os aspectos.
“Ela tem uma forma no mínimo inusitada na arquitetura mundial para as igrejas, que é o formato circular. E está cravada na Esplanada dos Ministérios, local das decisões políticas, mas em uma praça autônoma, porque Lúcio Costa [responsável pelo projeto urbanístico da nova capital] queria mostrar que a igreja não é parte do Estado”, explicou.
Construída em dois anos, foi finalizada em 1960, porém, inaugurada apenas dez anos depois. Ainda hoje, suas formas e características únicas fazem da Catedral um dos principais cartões postais da cidade.

Postar um comentário

0 Comentários