Header Ads Widget


Frigorífico em Sinop paralisa atividades e dispensa 550 trabalhadores

O Frialto em Sinop - um dos maiores frigoríficos de Mato Grosso - decidiu paralisar o abate de bovinos. A decisão foi tomada esta semana. A indústria acabou concedendo férias coletivas para uma parte dos funcionários dos setores de matança, desossa, dentre outros.

A medida atinge cerca de 550 trabalhadores. O diretor da empresa, Pedro Bellincanta, afirmou que falta matéria prima. Atualmente, o frigorífico trabalha bem abaixo do ideal operando com apenas 40% de sua capacidade. Para manter as atividades, ele afirmou que seria necessário o abate de 650 animais por dia. Mensalmente, cerca de 15 mil animais.

No entanto, estavam sendo abatidos menos de oito mil por mês. Segundo Bellincanta, inicialmente foram concedidas férias coletivas de 15 dias para os funcionários. O próximo passo é negociar com o sindicato e Ministério Público do Trabalho (MPT) as dispensas. A ideia é paralisar as atividades o quanto antes para minimizar os prejuízos.

Ele afirmou que hoje há um prejuízo considerável, mas não revelou valores. “Está decidido que a indústria vai para nos próximos dias. A gente não tem expectativa de melhora em curto prazo”. No Indea, o frigorífico não solicitou, essa semana, Guias de Transporte Animal (GTA), outro indicador que as atividades foram paralisadas.

As guias são necessárias para transportar os animais. Há alguns anos, o Frialto atravessou crise financeira, fez recuperação judicial, retomou as atividades de abate e venda de carne e também quitou dívidas com vendedores de gado e demais fornecedores. Fundado em 1996, o Frialto estava com capacidade para abater 500 animais dia e estava exportando para diversos países.

A planta em Sinop está habilitada para exportar para "África do Sul, Albânia, Argélia, Chile, Cingapura, Croácia, Rep. da, Egito, Emirados Árabes, Hong Kong, Irã – Rep. Isl. do, Maurício, Noruega, Peru, Rússia, Suíça, Venezuela, Lista Geral, União Europeia, Bulgária, Macedônia, Nova Caledônia, Vietnã, Paraguai, Cuba". Só Notícias

Postar um comentário

0 Comentários