Header Ads Widget


Dubai dessaliniza 2.1 bilhão de litros de água por dia

jebel-ali-desalination-plant_10
São Paulo está sob a ameaça de um verdadeiro caos. Com o sistema Cantareira quase seco, a ameaça de rodízio de água está cada vez mais perto. Então nos perguntamos: se Dubai está no deserto, como é que nunca falta água? A resposta é a planta de dessalinização Jebel Ali, que, segundo matéria da revista TIME, transforma mais de 2.1 bilhão de litros de água salgada em água doce por dia.
A produção seria suficiente para o consumo médio diário de 10.5 milhões brasileiros, já que, segundo dados da Sabesp, chegamos a gastar 200 litros de água por dia individualmente. Não é só isso. Durante o processo a usina também produz quase 8.000 megawatts de eletricidade – para comparação, 1000 megawatts seria suficiente para abastecer uma cidade de mais de 1.5 milhão de habitantes.
Veja fotos da usina e acompanhe algumas fases do processo abaixo:
Esta usina, na costa de Dubai dessaliniza mais de 2.1 bilhão de litros de água por dia e produz quase 8.000 megawatts de eletricidade.
jebel-ali-desalination-plant_1
Uma maneira de dessalinizar a água do mar é a osmose reversa, um processo que empurra a água salgada através de uma membrana porosa. Só a planta RO, uma das diversas que compõe a usina de Jebel Ali, mostrada aqui, pode filtrar 30 milhões de litros de água por dia.
jebel-ali-desalination-plant_2
Jebel Ali também produz eletricidade. Para fazer isso, a planta ferve a água do mar, produzindo vapor. O vapor viaja através de tubos como estes para uma turbina.
jebel-ali-desalination-plant_3

Postar um comentário

0 Comentários