Header Ads Widget


Confira 5 dicas para te ajudar a enfrentar este novo ano com calma e resiliência

O ano de 2016 acaba de despontar no horizonte e já nos mostra que será tão nebuloso quanto 2015 – pelo menos no que se refere à nossa economia. Em vista de todos esses obstáculos à prosperidade e à paz interior, é primordial que encontremos o antídoto contra uma das consequências desta desaceleração: o estresse.

Segundo estudos publicados pela revista Psychological Science, o estresse é um dos grandes vilões à sensatez no momento de tomar decisões importantes. Isso se dá porque quando estamos sob seu efeito, ignoramos as desvantagens que as circunstâncias podem nos oferecer – agimos sob uma espécie de anestesia que nos priva da nossa própria capacidade de discernimento.

Neste sentido, este transtorno pode ser mais nocivo do que aparenta – ele causa distúrbios nos sistemas muscular, vegetativo e mental. Ao atuar no sistema muscular, o estresse pode causar cansaço excessivo, tensão, dores pelo corpo e tremor nas pálpebras, por exemplo. Já no sistema vegetativo, ele se manifesta por meio de palpitações; dificuldades digestivas e intestinais; náuseas; dificuldade de respiração e transpiração abundante. Mentalmente, o estresse altera o humor de modo severo e provoca descontroles emocionais, distúrbios do sono, apatia, desânimo, dificuldade de tomar decisões e esgotamento físico e emocional.

Mas, em meio a tanto pessimismo, será que podemos mudar esta sina?

Eliminar todo o estresse é praticamente impossível e igualmente nocivo já que ele é o grande motor da evolução da espécie humana. O estresse é a força que possibilita elevar performances e gerar crescimento – o problema é quando os sujeitos apresentam níveis excessivos dele, e é isso que deve ser combatido. Para impedir seu acúmulo e ter um 2016 melhor do que as previsões é preciso elaborar um plano de ação e definir metas com clareza.

Confira abaixo 5 dicas para te ajudar neste processo:

Recomposição cognitiva

É preciso reencontrar o equilíbrio cognitivo. Isso se dá através de uma recuperação das próprias crenças positivas, que ficam enfraquecidas em momentos de estresse. Reserve alguns minutos para harmonizar-se.

Recomposição física

Como vimos anteriormente, o estresse pode causar inúmeros problemas de ordem física, portanto, é de extrema importância que você elabore um programa de exercícios físicos e alimentação saudável. Monitore-se!

Recomposição emocional

O estresse pode desencadear intensos transtornos emocionais, a depender do organismo de cada indivíduo. Por isso, procure formas de lidar com os próprios estados emocionais. Desenvolva sua resiliência ao trazer à consciência formas de defesa contra pensamentos e sentimentos negativos.

Recomposição de consciência

Algumas atividades específicas são particularmente eficazes para tratar problemas de ordem física e emocional. A meditação, o ioga, o tai-chi-chuan e a sincronização de ondas cerebrais podem ser adotadas e praticadas com frequência para restabelecer o funcionamento saudável da mente e do corpo.

O estresse e os líderes

Segundo o jornal inglês The Guardian, 70% dos líderes levam uma vida estressante e experimentam o que é chamado de “estresse do poder”. Neste caso, é necessário verificar como o estresse tem impactado você e os colaboradores em geral. Lembre-se de que um líder estressado dissemina estresse pela equipe, o que pode ocasionar diversos tipos de perdas. Preste atenção na sua conduta!


Flora Victoria escreve mensalmente para o Site Abilio Diniz. É fundadora e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCoaching Empresas.

Postar um comentário

0 Comentários