Header Ads Widget


Coluna de Dorjival Silva (Segunda Edição)


CALOUROS DA UNEMAT AINDA SOFREM HUMILHAÇÕES

A Universidade do Estado de Mato Grosso, campus universitário de Tangará da Serra, não moveu uma pena para impedir que seus acadêmicos veteranos humilhassem os calouros na primeira semana letiva deste ano.

Cenas indignas contra novos universitários foram praticadas desde o primeiro dia de aula, na segunda-feira (05). Rapazes tiveram suas cabeças raspadas e foram “pintados” com palavras de baixo calão. Moças foram cobertas de pó e tinta. Algo realmente agressivo.

A Avenida Brasil, frente à Igreja Católica, foi palco na quarta-feira (07) das maiores humilhações. Ali, jovens foram obrigados por acadêmicos dos cursos de Agronomia e Biologia a venderem mudas de árvores para os transeuntes. Sob grito de ordem dos mais exaltados, novos acadêmicos foram obrigados a se ajoelhar, implorando que comprassem as ditas mudas de arvores.

Sem contar que a aglomeração de acadêmicos no na Avenida, causou constrangimento para condutores de veículos e congestionamento no trânsito. Policiais que deveriam estar prestando seus serviços para a comunidade, foram levados para o local para conter o tumulto.

Gostaria muito que algum cinegrafista tivesse registrado o que os veteranos fizeram aos novatos. Principalmente aquelas cenas dos jovens sem camisa, com corpos “pintados” com palavras de baixo calão, ajoelhados em frentes aos carros, implorando que comprassem as mudas dos acadêmicos de Agronomia e Biologia.

Gostaria de ver as cenas que contém os exaltados alcunhando os novatos com frases como: “Calouros burros”, “.... Se ajoelha calouro”, “....Se humilha calouro”, “Calouro mole”, “Calouro não pode ficar na sombra, tem que trabalhar”, etc. Isso porque o horário que aconteceu o episódio foi entre as 11h e 12h30, ou seja, em pleno pino do meio dia.

Enquanto em muitas universidades, citando como exemplo, as que me acolheram nos cursos de Ciências Sociais – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Bacharel em Teologia – Faculdade de Teologia Filadélfia – FATEFI e Licenciatura Plena em Pedagogia – Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura – ITEC, os trotes foram trocados por eventos sócio-culturais agradáveis e inesquecíveis, a Unemat de Tangará da Serra ainda permite que acadêmicos humilhem os recém-chegados aos bancos universitários. Lamentável!

ESCOLAS COM DIRETORES OPOSICIONISTAS

Noventa por cento dos diretores que foram eleitos nesta semana para administrar as escolas municipais de Tangará da Serra, são formados por cabos eleitorais do ex-candidato a deputado estadual, professor e advogado Fábio Diniz Junqueira (PFL) e petistas declarados. Sobre esse resultado, farei uma análise na próxima semana. Até lá!

PULADORES DE PARTIDOS

Chegando notícias via email dando conta que além do governador Blairo Maggi, 67 prefeitos, 450 vereadores e 5 deputados estaduais se filiaram ao Partido da República. Nesse rol estão algumas personalidades política de Tangará da Serra. E eu com isso? Azar o desses políticos inféis que só usam os partidos para se promoverem. Depois de eleitos, se acham melhores e mais importantes que a sigla partidária. Mas, um dia, espero, o tiro sair pela culatra.

Postar um comentário

0 Comentários