Header Ads Widget


SEMÁFOROS DEVERIAM SUBSTITUIR FAIXAS EM TANGARÁ


Nova sinalização poderia evitar mais os acidentes

As faixas de pedestres, como um meio de educação do trânsito em Tangará da Serra, não cumprem mais seus objetivos. Tornaram-se obsoletas. Não valem mais para nada, senão para produzir mais intranqüilidade às pessoas e condutores de veículos automotores.

Sou pelo fim da permanência das faixas de pedestres em nossa cidade como único meio de controle no trânsito. Elas devem ser imediatamente substituídas por semáforos. Que também não resolverão definitivamente nossos problemas, por serem de ordem educativa. Mas, pelo menos, estarão dentro do padrão exigido em cidades de porte médio acima.

A existência das faixas de pedestres nos causa a impressão que ainda moramos numa cidadezinha de 20 mil habitantes. Quando a realidade é outra bem diferente. Pelo censo, a população tangaraense já se aproxima de 80 mil. A faixa pode ter sido muito útil e respeitada no passado. No presente, não.

Os acidentes registrados no dia-a-dia corroboram o que afirmo. Muitas mortes têm ocorrido justamente na faixa. Por quê? Justamente pelo fato de pedestre e motorista não reconhecerem mais a eficácia das faixas.

Quem desejar ver o que afirmo, se aventure a passar meia hora próximo ao local dessas faixas. São poucos os que as respeitam. O que se vê, são pedestres de todas as idades adentrando nelas bruscamente, tomando a vez dos veículos e visse e versa.

Urge que uma nova campanha educativa deve ser imediatamente iniciada pelos principais agente formadores de opinião em nossa cidade. Prefeitura, Câmara de Vereadores, veículos de comunicação, agremiações políticas e estudantis e, sobretudo, universidades, faculdades e escolas públicas e privadas.

Uma revolução nessa questão precisa ser urgentemente executada. Todos pelo fim das faixas de pedestres e, consequentemente, pela instalação dos semáforos. Penso que a execução desse projeto, alicerçada por um trabalho bem feito de conscientização social e cultural, poderá ser o meio mais prático para proteger à vida do cidadão que é obrigado a enfrentar o desordenado trânsito de Tangará da Serra no dia-a-dia.

Postar um comentário

0 Comentários