31 de julho de 2007

Fotos e equipamentos da Comissão Rondon chegam a Tangará


A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e a Secretaria Municipal de Cultura, abriram nesta terça-feira (31.07) a Exposição ‘Centenário da Comissão Rondon’ em Tangará da Serra.

A mostra de fotos e equipamentos utilizados durante a expedição comandada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon prossegue até o dia 12 de agosto no Shopping Center Tangará.

Tangará da Serra é a primeira cidade a receber a exposição itinerante que até novembro passará por mais quatro municípios mato-grossenses.

Cerca de 30 fotos tiradas durante a expedição e oito equipamentos utilizados pela Comissão estão expostos próximo à entrada principal do shopping.

A mostra retrata um pouco da realidade vivida pelo Marechal.

As fotos em exposição são do arquivo da SEC-MT e foram tratadas pelo fotografo Júlio Rocha especialmente para a ocasião.

Parte delas foram reproduzidas do “Relatório Apresentado à Diretoria Geral dos Telégrafos e à Divisão de Engenharia do Departamento de Guerra feito por Cândido Mariano da Silva Rondon”.

Os equipamentos foram cedidos pelos Correios, que mantém um rico acervo de materiais utilizados durante a expedição.

A organização da Secretaria de Cultura conta ainda com a parceria do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), Correios e Prefeituras Municipais de Tangara da Serra, Juara, Primavera do Leste, Sinop e Nova Xavantina.

HISTÓRICO

No ano de 1907, no posto de major do Corpo de Engenheiros Militares, Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) foi nomeado chefe da Comissão Construtora de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas, que ligaria Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, no Amazonas e, em seguida, em direção ao Acre, a primeira a alcançar a Região Amazônica.

Neste momento passa a ser chamada de "Comissão Rondon". À implantação das Linhas Telegráficas procedeu a preciosos estudos científicos no campo da etnologia indígena, geografia, fauna e flora do extenso território percorrido.

A Comissão Rondon construiu 2.270km de Linhas Telegráficas e 28 Estações Telegráficas, realizou o levantamento de 50.000km lineares de terras e de águas; determinou mais de 200 coordenadas geográficas; inscreveu na cartografia brasileira 12 rios, até então desconhecidos, e corrigiu informações sobre o curso de outros tantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com