Header Ads Widget


Liderança e carisma, o que é isso?


A melhor definição que encontrei está num artigo do escritor e jornalista Gilberto de Mello Kujawski. Vamos lá. Em primeiro lugar ele marca uma diferença entre liderança e carisma. “De maneira alguma, carisma e liderança são sinônimos”, afirma o professor.

E argumenta que nem sempre o carisma garante a liderança de um político, “sua capacidade de assumir o comando e de governar com pulso firme”.

Ele cita alguns exemplos. Richard Nixon tinha liderança, mas era zero de carisma. John Kennedy tinha ambos. O que falar de Bush? O professor diz que é difícil definir o carisma. “Envolve a sedução pessoal, mas ela só não basta”, diz ele. E continua: “O carisma requer a crença maciça, a entrega incondicional da sociedade ou de parte dela ao messianismo do chefe”.

Mais exemplos. Entre os militares, diz o jornalista, o “Duque de Caxias transparecia carisma e liderança. O marechal Floriano possuía liderança, mas pouco ou nenhum carisma”.
Liderança para o professor é saber mandar, não pela força nem pela imposição unilateral da vontade, e sim com base em consenso. “O líder tem pulso firme, sabe segurar o rojão, antecipa os acontecimentos, não vai a reboque deles. O líder enxerga”, diagnostica o professor Kujawski.

E diz que a primeira coisa que distingue um líder dos demais é a capacidade de organização das prioridades, principalmente quando há uma crise. Separar o joio do trigo, estabelecer a ordem das prioridades é parte das habilidades dos líderes.

O verdadeiro líder, segundo o articulista, não “submerge nas horas difíceis”. Liderança, lembra ele, não é falar grosso. O líder verdadeiro é “sóbrio na fala e sua palavra já representa a ação em curso, e não bravata”, diz o professor.

Para finalizar, o jornalista resume de forma interessante esses dois aspectos da personalidade humana. Diz ele: “a diferença é que o carisma constitui um crédito concedido pelo povo ao seu representante, e a liderança só depende das qualidades intrínsecas ao líder. O carisma é feito pelo povo, a liderança é obra do próprio líder”.

Às vezes o povo é muito generoso com seus líderes concedendo-lhes um crédito e não encontra eco suficiente na competência dos eleitos no exercício da liderança.

E você como analisa essa questão?

Postar um comentário

0 Comentários