9 de março de 2007

Coluna de Dorjival Silva (Segunda Edição)


CALOUROS DA UNEMAT AINDA SOFREM HUMILHAÇÕES

A Universidade do Estado de Mato Grosso, campus universitário de Tangará da Serra, não moveu uma pena para impedir que seus acadêmicos veteranos humilhassem os calouros na primeira semana letiva deste ano.

Cenas indignas contra novos universitários foram praticadas desde o primeiro dia de aula, na segunda-feira (05). Rapazes tiveram suas cabeças raspadas e foram “pintados” com palavras de baixo calão. Moças foram cobertas de pó e tinta. Algo realmente agressivo.

A Avenida Brasil, frente à Igreja Católica, foi palco na quarta-feira (07) das maiores humilhações. Ali, jovens foram obrigados por acadêmicos dos cursos de Agronomia e Biologia a venderem mudas de árvores para os transeuntes. Sob grito de ordem dos mais exaltados, novos acadêmicos foram obrigados a se ajoelhar, implorando que comprassem as ditas mudas de arvores.

Sem contar que a aglomeração de acadêmicos no na Avenida, causou constrangimento para condutores de veículos e congestionamento no trânsito. Policiais que deveriam estar prestando seus serviços para a comunidade, foram levados para o local para conter o tumulto.

Gostaria muito que algum cinegrafista tivesse registrado o que os veteranos fizeram aos novatos. Principalmente aquelas cenas dos jovens sem camisa, com corpos “pintados” com palavras de baixo calão, ajoelhados em frentes aos carros, implorando que comprassem as mudas dos acadêmicos de Agronomia e Biologia.

Gostaria de ver as cenas que contém os exaltados alcunhando os novatos com frases como: “Calouros burros”, “.... Se ajoelha calouro”, “....Se humilha calouro”, “Calouro mole”, “Calouro não pode ficar na sombra, tem que trabalhar”, etc. Isso porque o horário que aconteceu o episódio foi entre as 11h e 12h30, ou seja, em pleno pino do meio dia.

Enquanto em muitas universidades, citando como exemplo, as que me acolheram nos cursos de Ciências Sociais – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Bacharel em Teologia – Faculdade de Teologia Filadélfia – FATEFI e Licenciatura Plena em Pedagogia – Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura – ITEC, os trotes foram trocados por eventos sócio-culturais agradáveis e inesquecíveis, a Unemat de Tangará da Serra ainda permite que acadêmicos humilhem os recém-chegados aos bancos universitários. Lamentável!

ESCOLAS COM DIRETORES OPOSICIONISTAS

Noventa por cento dos diretores que foram eleitos nesta semana para administrar as escolas municipais de Tangará da Serra, são formados por cabos eleitorais do ex-candidato a deputado estadual, professor e advogado Fábio Diniz Junqueira (PFL) e petistas declarados. Sobre esse resultado, farei uma análise na próxima semana. Até lá!

PULADORES DE PARTIDOS

Chegando notícias via email dando conta que além do governador Blairo Maggi, 67 prefeitos, 450 vereadores e 5 deputados estaduais se filiaram ao Partido da República. Nesse rol estão algumas personalidades política de Tangará da Serra. E eu com isso? Azar o desses políticos inféis que só usam os partidos para se promoverem. Depois de eleitos, se acham melhores e mais importantes que a sigla partidária. Mas, um dia, espero, o tiro sair pela culatra.

Coluna de Dorjival Silva (Primeira Edição)



NOSSA CÂMARA DE CADA DIA

Webleitores deste blog não cansam de me enviar email perguntando se a Câmara Municipal de Tangará da Serra está fechada. Total ou parcialmente desativada em favor da sociedade que a elegeu. Perguntas do tipo: “O que a Câmara já fez de concreto em favor da sociedade neste ano?”, não param de chegar à redação.

“Quantos projetos de leis e assuntos relacionados foram encaminhados, aprovados e postos em prática em favor das classes menos favorecidas no ano em curso?”. “Quantos projetos de leis oriundos do Executivo foram aprovados, ou deixaram de ser, por alguma razão desconectada com as reais necessidades?”

“Quais e quantas viagens os vereadores fizeram para fora do município em busca de apoio ou algum projeto para implantação em benefício da comunidade tangaraense, do início do ano para cá?”. “Por onde tem andado o presidente da Câmara e fazendo o quê desde que assumiu a liderança da atual Mesa diretora?” São muitas as perguntas. Algumas delas, jamais serão respondidas.

Aos meus amigos respondo apenas o que sei. As migalhas jornalísticas que caem sem que a Câmara possa evitar que cheguem até a gente. Minha escrita informa-lhes sempre que alguns vereadores estão trabalhando sim. Outros têm deixado muito a desejar. Mas, no geral, as ações do atual Legislativo têm sido fracas em favor da comunidade. Digam isso, diversos segmentos sociais que têm buscado soluções urgentes daquela Casa de Leis, e não tem recebido nada.

Talvez seja por isso, meus amigos, que ela não tem muito ou quase nada para divulgar na mídia geral. Estamos em meados do terceiro mês do ano e, por exemplo, nenhum fato novo chegou até esta redação, que desse para fechar pelo menos cinco linhas deste Diário.

Como este blog é divulgado por vários jornais mato-grossenses, e atendendo solicitação de jornalistas que me cobram informações relacionadas às ações dos políticos no município, irei propor à Câmara, uma ASSESSORIA DE IMPRENSA VOLUNTÁRIA. Sem custo algum para a municipalidade.

Penso que agindo assim, estarei contribuindo para a democratização da informação e atendendo com presteza e simpatia aos meus colegas de imprensa. Com relação aos que recebem salários polpudos para fazer e não o fazem, eu os entrego à Deus e ao julgamento do povo.

SENADORA FALA AOS TANGARAENSES

A senadora petista Serys Marli, fala nesta manhã aos ouvintes das rádios locais, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A mensagem da parlamentar deveria ter sido veiculada ontem, mas devido a gravação em CD ter chegado ao final da tarde, a direção do PT local adiou para hoje.

RADIALISTA DEIXA PRISÃO

Alguma pessoas têm comentado com este blogueiro que o radialista Reinaldo Rodrigues deixou a detenção provisória onde estava desde meados do ano passado. Por determinação da Justiça ele passou o período numa cela no VII Comando de Polícia Militar de Tangará da Serra, por causa de uma acusação contra a sua pessoa. Ainda não o avistei, mas quem o viu, me disse que o radialista está bem abatido fisicamente, além de enfermo, precisando de tratamento de saúde. Se foi provada ou não sua inocência, a notícia ainda não chegou ao nosso conhecimento.