31 de maio de 2007

I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em Tangará

Projetos que qualifiquem mulheres para ocupar espaços de decisão e engrenarem ao mercado de trabalho, acesso à saúde, educação e mecanismos de combate à violência.

Esses são alguns dos assuntos da I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM – Tangará da Serra) que terá início na próxima terça-feira, (5), das 7:30h às 17h, no Auditório da ACITS.

O evento será promovido pela Prefeitura de Tangará, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. A expectativa é que todas as mulheres da sociedade tangaraense participem. LEIA MAIS

Mobilização Nacional contra a ampliação do foro privilegiado

Recebi o e-mail abaixo solicitando apoio à mobilização nacional contra a ampliação do foro privilegiado.

Prezado Jornalista

"Quem não puder comparecer pessoalmente no dia 1º. de junho em Brasília, pode participar escrevendo um e-mail para os deputados, colocando a sua opinião no portal (http://www.camara.gov.br/ ).

É preciso que todos participem dessa manifestação pois o foro privilegiado é guarda-chuva de bandido por isso pedimos a sua participação".

Atenciosamente,

Fernanda Lanna Verillo
Dir. Combate à Corrupção
http://www.amarribo.org.br/


CONVITE DA AJUFE
Sr. Jornalista

A Associação dos Juizes Federais do Brasil – AJUFE realizará em 1º de junho o Dia de Mobilização Nacional contra a ampliação do foro privilegiado previsto em um dos dispositivos da PEC 358/2005 que trata da segunda etapa da Reforma do Judiciário, pronto para ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados.

O referido dispositivo estende o foro por prerrogativa de função a ex-autoridades, além de criar hipótese nova para as ações de improbidade administrativa.

A AJUFE convida-o a participar da mobilização que se realizará no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, às 14h.

Certo de poder contar com sua presença, disponibilizo os serviços de nossa Associação, pelo telefone (61) 3321-8482 ou pelo e-mail: imprensa@ajufe.org.br para maiores esclarecimentos.

Ao ensejo, reitero os votos de elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

Walter Nunes da Silva Júnior
Presidente da AJUFE

Semana do meio ambiente contará com várias palestras

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tangará da Serra, realiza na próxima terça-feira (05), uma série de palestras em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

As palestras coordenadas pela Coordenação de Gestão Ambiental da (SMAMA), vão enfocar o consumo consciente, educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e gestão de resíduos sólidos no município.

A intenção dos organizadores é estabelecer desafios para que todas as políticas e programas de Governo Municipal passem a incorporar as variáveis ambientais que visam disciplinar o uso de preservação dos recursos naturais.

As palestras serão realizadas nas escolas do município, nos três períodos manhã, tarde e a noite.

PT e PR deverão caminhar unidos nas próximas eleições em Tangará

O presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador José Jaconias da Silva (PT) diz a todos que seu partido está montando projeto político para governar o município, quiçá, a partir de eleições vindouras.

Pergunto: e como fica o bom relacionamento que o PT tem com o PR nacional, estadual e local?

Como disse noutras oportunidades. Não creio que o Partido dos Trabalhadores de Tangará da Serra siga em caminho contrário do atual chefe do executivo Júlio César Ladeia (PR), caso venha ser candidato à reeleição nas próximas eleições.

Se “todos os caminhos levam à Roma”, em Tangará, como no Mato Grosso e no resto do Brasil, todas as possibilidades existem para que PR e PT se dirijam para o mesmo ponto em comum.

Ademais, em Tangará da Serra, várias estrelas do PT já estão no governo Júlio César. Ontem fiquei sabendo, por exemplo, que o chefe do setor jurídico da prefeitura, bacharel Márcio Lopes, é pestista de carteirinha.

Com o maior expoente do PT, José Pequeno, assumindo a Secretaria de Administração e Controle Interno e o vice-presidente da Sigla, ex-vereador José Júnior Pimenta, como superintendente da Controladoria Interna, o que o Partido quer mais para se declarar governo?

Penso que se o PT afinasse o discurso com o PR em Tangará seria muito melhor, que cada um, puxando para lados opostos. As eleições estão chegando e as costuras bem poderiam estar já bem adiantadas.

Enfermidade atrapalha vinda de Novelli a Tangará da Serra

Presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, José Carlos Novelli, era aguardado ontem à noite em Tangará da Serra, para proferir palestra sobre "consciência cidadã" no auditório da Unicen - Faculdades Unicen.

À noite, o conselheiro Antônio Joaquim informou que o presidente desmarcou sua vinda à cidade, por causa de um problema de saúde.

A palestra do presidente Novelli incluiria um relato das transformações realizadas em 2006 e as que estão inseridas no Planejamento Estratégico de 2007 pelo TCE.

Prefeito Júlio César elogia conselheiros do TCE

Júlio César Ladeia, prefeito de Tangará da Serra, em discurso, ontem à noite, no auditório da Unicen local, fez grandes elogios aos três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado – TCE, presentes em evento para discutir “Consciência Cidadã”.

Alencar Soares, Antônio Joaquim e Júlio Campo, ficaram com a “bola cheia”. Primeiro pela recepção dispensada pelo prefeito, depois pelos elogios. Certamente, os três deixaram o município, com excelente impressão positiva.

Antes, à tarde, Júlio César condecorou em seu gabinete, o conselheiro Júlio Campos, com a maior honraria dispensada a um cidadão que trabalhou para o bem do município.

No discurso, Júlio, o prefeito, disse que poucos homens públicos fizeram por Tangará da Serra como Júlio Campos. Por isso a comenda especial.

Em sua fala no auditório da Unicen, Júlio, o conselheiro, informou que havia cinco anos não pisava os pés na terra dos Tangarás. Disse que estava voltando e encontrando uma cidade bem diferente de anos atrás. Certamente.

40% dos recursos são desviados para a corrupção no Brasil

Promotor de Justiça da comarca de Tangará da Serra, Reinaldo Rodrigues de Oliveira Filho comentou nesta quarta-feira, à noite, em debate no auditório da Unicen, que mais de 40% dos recursos financeiros do Brasil, são desviados para a corrupção.

Para este jornalista, está explicado o porquê de tantas “empresas” neste país terem ficado bilionárias de um ano para outro. Creio que a Gautama de Zuleido Veras, é apenas um exemplo ruim das inúmeras que vêm mamando a séculos nas tetas dos governos.

Não seria por isso que ainda termos tantos milhões de analfabetos no Brasil? A corrupção não seria a causa de termos ainda uma saúde tão péssima? E a educação? E nossas estradas federais que mais parecem tábuas de pirulitos!

Penso! Como este país estaria melhor se não existissem tanta corrupção e ladroagem. Certamente, não teríamos 200 mil pessoas trancafiadas em cárceres podres e mais de 500 mil sendo procuradas pelas polícias.

É bem provável, que grande parte desses presídios abarrotados de humanos, fosse na atualidade, escolas da rede pública e universidades para formação de nossos jovens.

Até quando teremos que conviver com essa triste sorte?

Conselheiro diz que Estado tem R$ 700 mi para investir na Educação

O conselheiro Antônio Joaquim disse ontem em palestra no auditório da Unicen de Tangará da Serra que o governo do Estado dispõe de R$ 700 milhões para investir na Educação neste ano.

É de estranhar que o governo tenha soma tão vultosa dessas para melhorias na Educação, e os seus profissionais em geral, vivam reclamando do salário que percebem.

Vejamos o caso dos professores da Unemat que estão para deflagrar greve a qualquer momento. E por quê? Por não estarem recebendo seus vencimentos a pelo menos três meses.

Tudo isso sem contar que grande parte de nossas escolas está totalmente deteriorada. Algumas até parecem pocilgas.

A pergunta que não quer calar é: para onde estar indo o montante de dinheiro, conforme, disse o conselheiro? Não é possível que com tantos recursos assim, professores dos níveis básico e superior, e nossas unidades educacionais continuem como estão: numa verdadeira mendicância por melhorias.

Estou lendo o poeta espanhol Federico García Lorca


LORCA: Assassinado por políticos inimigos em sua época


Somente agora estou tendo a felicidade de ler alguma coisa sobre o escritor e poeta espanhol Federico García Lorca. Graças a importante reportagem sobre o autor, publicada pela revista Discutindo Literatura. Que poeta!

Sobre o mesmo diz a revista: "Alguns homens são poderosos, mas covardes. Comandam exércitos armados que praticam toda sorte de vergonhas.

A História registra a presença de muitos desses homens ao longo dos tempos, mas o século passado foi tristemente pródigo na incidência de regimes totalitários liderados por esse tipo de algoz.

E os Governos de exceção sempre perseguiram os artistas engajados. Aqueles que fizeram da totalidade ou de parte de sua obra um libelo contra o despotismo freqüentemente pagaram altopreço pela ousadia.

Federico García Lorca, considerado um dos mais importantes autores espanhois, foi um dos primeiros artistas a serem assassinados pelos regimes totalitários de direita do início do século 20, no caso, o do general espanhol Francisco Franco.

Em sua primeira prisão, determinada por um deputado da direita católica, Lorca foi acusado de ser “mais perigoso com a caneta do que outros com o revólver”.

Lorca nasceu a 5 de junho de 1898 em Fuentevaqueros, na província de Granada, região de Andaluzia. Depois de vasta obra literária, e de ataques ao sistema político vigente da época, foi encontrado pelas forças golpistas e detido em sua terra natal.

Sem nenhum julgamento, Lorca foi executado em Víznar em 19 de agosto de 1936 e seu corpo jogado em um barranco da serra de Nevada.

Para saber mais sobre este brilhante poeta acesse aqui