28 de agosto de 2007

Mato Grosso deverá financiar cursos universitários a partir de 2008

A partir do ano que vem, estudantes universitários de cursos de graduação e seqüenciais de instituições privadas de ensino superior poderão ser beneficiados pelo Programa Universitário de Mato Grosso (Promat).

Sancionado pelo governador Blairo Maggi e publicado no Diário Oficial do dia 9 de agosto, o Promat visa destinar bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para alunos de baixa renda, deficientes e professores da rede pública, como uma versão estadual do Prouni nacional.


Leia mais aqui

Prefeitos com medo de camburão

Muitos prefeitos de Mato Grosso ficam com os nervos à flor da pele só em saber que viaturas da Polícia Federal poderão visitar seus municípios.

Eles não conseguem esconder a preocupação por causa do envolvimento de seus nomes na máfia das sanguessugas.

Não podem avistar uma viatura da Polícia Federal que já entram em pânico.

Alguns escalaram até assessores com pretexto de monitorar o trânsito em seus municípios mas, no fundo, a estratégia é de avisá-los quando do primeiro sinal da presença de agentes federais.

Vereador assassinado por pistoleiros em Apiacás

O vereador José Maria Bastos, conhecido como Zé Maria, foi assassinado na estrada de Apiacás ontem por volta das 15h. A Polícia Civil suspeita de tocaia e informa que o vereador estava acompanhado de mais cinco pessoas na hora do crime.

Testemunhas informam que uma caravana se deslocava em um gerico (veículo parecido com uma carreta) quando ouviram dois disparos vindo do mato. O primeiro tiro atingiu Zé Maria e, o segundo, alvejou superficialmente o agricultor Nilo Alves Pimenta.

A caravana se deslocava para a gleba Mutum e o local da tocaia fica a 12 km da cidade.

O delegado regional de Alta Floresta, Josué de Jesus, informa que a suspeita é de crime político. "Vamos conduzir as investigações, mas a princípio a motivação teria sido política. Todos sabem que Zé Maria sempre foi um figura muito polêmica na região".

Com informações do TVCA

Mato Grosso deverá financiar cursos universitários a partir de 2008

A partir do ano que vem, estudantes universitários de cursos de graduação e seqüenciais de instituições privadas de ensino superior poderão ser beneficiados pelo Programa Universitário de Mato Grosso (Promat).

Sancionado pelo governador Blairo Maggi e publicado no Diário Oficial do dia 9 de agosto, o Promat visa destinar bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para alunos de baixa renda, deficientes e professores da rede pública, como uma versão estadual do Prouni nacional.

O programa é de autoria dos deputados Chico Galindo, João Malheiros e José Riva. A expectativa, conforme Chico Galindo, é que o programa beneficie, já no ano que vem, de mil a dois mil alunos.

Ao afirmar que o programa procura beneficiar estudantes carentes e abrir oportunidades para quem pretende fazer um curso de graduação, Galindo diz que o programa universitário não privilegia as instituições privadas. “É uma alternativa e tem um custo muito menor. Até criar uma Unemat e ter alunos em sala de aula será preciso esperar uma década. O programa só está antecipando oportunidade de estudo para quem precisa.

É uma alternativa de urgência”, diz. O deputado aponta ainda que mais de 40 mil pessoas estão prontas para fazer graduação no Estado, sendo que muitas recorrem a instituições privadas já que as Universidades Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Estado (Unemat) oferecem nove mil vagas ao ano. “Cinqüenta por cento das vagas serão para o interior”, observou.

O Promat será gerido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Por meio da Secretaria de Comunicação Social do Estado, o secretário Francisco Daltro informa que está sendo definida a fonte de recurso para o programa. De acordo com o a lei nº 8.699, as bolsas de estudos a serem concedidas obedecerão ao valor fixado na dotação orçamentária.

A lei diz ainda que para obtenção de 100% do valor, o beneficiário deverá ter uma renda mensal de zero a três salários mínimos e, quando a renda for superior a quatro e inferior a seis salários mínimos, o benefício será de 50%.

Além de estudantes de baixa renda, a bolsa também visa atender alunos portadores de deficiência física, professores da rede pública de ensino, a implementação de políticas afirmativas de acesso ao ensino superior, autodeclarados indígenas e negros e a quem não possua outro curso superior.

O estudante será pré-selecionado pelo resultado e pelo perfil sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outros critérios a serem definidos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. A instituição só poderá oferecer vagas até o limite regularmente autorizado.

Resultado de enquete sobre a Câmara de Tangará

Em resposta à pergunta: "numa escala de zero a cinco, que nota você daria ao Legislativo Tangaraense?", 30 internautas acentuaram o voto.

Confira resultado:

Zero - 33%
Um - 43%
Dois - 16%
Três - 0%
Quatro - 0%
Cinco - 6%

Aceita-se pitaco.

Fotos da Playboy da Monica Veloso




O ensaio da Mônica Veloso para a Playboy já esta pronto e ficou, segundo o pessoal da produção da Playboy, sensacional! Confira aqui algumas fotos da Playboy da Mônica Veloso.

A Folha Online divulgou algumas fotos de divulgação do ensaio da Mônica Veloso na Playboy.Confira aqui.

"Mônica tem uma filha com o senador Renan Calheiros, que é casado. O senador é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar aluguel e pensão alimentícia à filha fora do casamento." Fonte: Folha Online

Autoridades políticas marcam presença em evento gospel

Políticos de Tangará da Serra marcaram presença no Primeiro 'Impacto Gospel' realizado pelas igrejas evangélicas da cidade, no último sábado, na Praça dos Pioneiros.

Prefeito Júlio César Ladeia (PR), vereadores Celso Ferreira de Sousa (DEM), Pedro Francisco e Luiz Marcos (PTB), suplente de deputado federal Saturnino Masson (PSDB) Fábio Diniz Junqueira (DEM) e Dorjival Silva (PHS), não só compareceram como disseram que evento como aquele deve acontecer mais vezes em Tangará da Serra.

Outros políticos tiveram seus nomes citados como patrocinadores do Impacto.

O empresário Ramon chaparro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra - ACITS, além de marcar presença, elogiou a iniciativa dos pastores evangélicos em unir o povo cristão em um só evento.

Rene Barbour quase foi sequestrado

O jornalista Romilson Dourado informa em seu blog que o vereador cassado Orlando Cardoso, o Orlandinho, de Barra do Bugres (MT), tentou sequestrar o ex-deputado mato-grossense e pecuarista Rene Barbour.

O caso se deu na década de 1980.

Orlandinho chegou a montar uma operação para pegar no pulo o maior fazendeiro do Médio-Norte mato-grossense.

De última hora, ele se arrependeu e ainda teve a coragem de procurar o próprio Barbour para confessar a armação.

Que coisa, em?

A imagem da semana



Mulher dá à luz sêxtuplos, três meninas e três meninos, no Arizona, Estados Unidos. Nesta foto, tirada domingo, os bebês têm 10 semanas.

Os 34 denunciados que já viraram réus e os crimes a que responderão

Nome e crimes

João Paulo Cunha corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato
Marcos Valério corrupção ativa (2x), peculato (3x), lavagem de dinheiro
Cristiano Paz corrupção ativa (2x), peculato (3x), lavagem de dinheiro
Ramon Hollerbach peculato (3x), corrupção ativa, lavagem de dinheiro
Henrique Pizzolato peculato (2x), lavagem de dinheiro, corrupção passiva
Luiz Gushiken peculato
Kátia Rabello gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
José Roberto Salgado gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
Vinícius Samarame gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
Ayanna Tenório gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro
Simone Vasconcelos lavagem de dinheiro
Geiza Dias dos Santos lavagem de dinheiro
Rogério Tolentino lavagem de dinheiro
Anderson Adauto lavagem de dinheiro (2x) e corrupção ativa
Paulo Rocha lavagem de dinheiro
Professor Luizinho lavagem de dinheiro
João Magno lavagem de dinheiro
Anita Leocádia lavagem de dinheiro
José Luiz Alves lavagem de dinheiro
Pedro Henry corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
José Janene corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Pedro Corrêa corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
João Cláudio Genu corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Enivaldo Quadrado formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Breno Fischberg formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Carlos Alberto Quaglia formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Valdemar Costa Neto corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Jacinto Lamas corrupção passiva, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro
Bispo Rodrigues corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Antonio Lamas lavagem de dinheiro e formação de quadrilha
Roberto Jefferson corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Romeu Queiroz corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Emerson Palmieri corrupção passiva e lavagem de dinheiro
José Borba corrupção passiva
José Dirceu - corrupção ativa
José Genoino - corrupção ativa
Delúbio Soares - corrupção ativa

A charge do dia sugere uma reflexão ecológicca


Autor: Jorge. Publicada nesta terça-feira no Jornal Progresso de Dourados (MS)

Bosque municipal ganha brinquedos novos


Ao centro, o prefeito Júlio César Ladeia acompanhado de Jadilson Reis, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente João Giroto, o gerente local da empresa Ermisson Gomes, o gerente regional da Açofer (doadora dos brinquedos) Carlos Barbosa e estudantes.