16 de outubro de 2007

Resumo de Pedagogia do Oprimido

Atendendo indicação da historiadora e professora universitária Elisabete de Oliveira, como pré-requisito para aprovação na disciplina Tópicos Emergentes da Educação II, por ela ministrada na Faculdade de Educação de Tangará da Serra, acabo de resumir, timidamente, o livro Pedagogia do Oprimido do escritor e pensador pernambucano Paulo Freire.

A revolucionária obra, pela sua magnitude, deveria ter sido levada mais à sério pelos educadores brasileiros. Acredito que ela é um grande incentivo para quem deseja trabalhar pela libertação das classes menos favorecidas neste País.

Como o autor, refiro-me às massas oprimidas pelos que conduzem a educação brasileira. Penso que nós educadores, formadores de opinião, temos que assumir essa causa em favor da libertação dos nossos compatriotas.

Para ler meu resumo clique aqui

"Nunca na história deste País", virou piada


Charge de Heringer publicada hoje no site Charge On-line. Esse homem deve estar sonhando de mais. Parafraseando eu diria: nunca na história deste País tivemos um governante tão repetitivo, cansativo, enfadonho...nunca. Chega!

O Urubu e o Gavião

Professor da Universidade Estadual da Bahia, o poeta Robério Pereira Barreto, webleitor deste Blog como é, encaminha uma fábula de sua lavra para leitura de nossos amigos.

"O Urubu e o Gavião" retrata a dura realidade vivida na caatinga da região nordestina do Brasil, onde impera a escassês de alimentos até mesmo para os animais.

É uma literatura que merece ser lida e refletida com profundida.

"- Ai é que está o xis da questão, campeão. Se lhe tirar daí, perco a chance de fazer a única refeição que vejo neste cruel e triste sertão. Gavião, sem ressentimento. Mas sou paciente e sempre espero meu almoço esfria. E, tem mais; quanto mais gelado melhor. Então fique frio, por favor".

Leia aqui