2 de fevereiro de 2008

Conseqüências negativas dos atos de Matilde Ribeiro

Escândalo levou Matilde a 'pedir' exoneração

Minha esposa, bióloga Caroline Silva, negra, mãe de minha filha Sofia, também negra, está bastante amargurada com o péssimo exemplo dado pela então ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro (FOTO).

Caroline chegou a aplaudir em diversas oportunidades o governo do presidente Lula, por ter aberto tanto espaço para os negros brasileiros. E a pessoa de Matilde para ela, era vista como um triunfo. Por meio de Matilde, minha esposa se sentia valorizada e respeitada em seus direitos.

No entanto, essa valorização e o gosto de andar de cabeça erguida por estar representada no governo federal na pessoa de Matilde, despencou quando a grande mídia passou a noticiar o escândalo do cartão corportativo.

Caroline está arrasada. E não para de questionar o assunto comigo. "Como Matilde gastou R$ 171 mil no cartão, com diárias, aluguel de carros, hospedagem, compra em loja livre de taxas de importação em aeroportos, etc "?

A notícia que o maior gasto da ministra durante as viagens foi para pagar aluguel de carros: 94 dessas operações somaram R$ 118.683,17, para deslocamentos dentro de cidades, regiões metropolitanas e comunidades quilombolas, deixou Caroline indignada.

De fato, tenho que concordar com a mãe de minha filha. E pela sua depressão em relação ao assunto, chego a pensar que todos os negros brasileiros tenham, de igual modo, sentido a mesma vergonha e indignação pelo que Matilde Ribeiro fez com o dinheiro da Nação.

Esperamos que a pessoa a substituir Matilde na Secretaria de Igualdade Racial pense muitas vezes antes de pisar na bola, cometendo algo que venha envergonhar minha família.


'O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil'

Somente agora tenho a oportunidade de ler o livro 'O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil'.

Estou impressionado como os autores: Antoninho Marmo Trevisan, Antonio Chozzotti, João Alberto Lanhez, José Chizzotti e Josmar Verilho revelam com categoria como ocorre a corrupção no âmbito das administrações municipais.

A obra, em sua segunda edição, é impressionante.

Pena que todo cidadão brasileiro não tenha em mãos esta obra para conhecer como os esquemas de ladroagem escancarada acontecem nas prefeituras e combatê-las.

Entendo que todos os intelectuais devam ler a obra. E no caso dos educadores, seria importantíssima a promoção do debate sobre o assunto em sala de aula, do ensino fundamental ao superior.

Para ler mais sobre corrupção nas prefeituras clique aqui

Ana Kátia é a aniversariante deste sábado


O blog presta homenagem neste sábado (02/02) à mato-grossense residente em Tangará da Serra Ana Kátia, pelo transcurso de mais um níver celebrado entre amigos e familiares. É uma pessoal muito especial para todos que a conhecem. TIN TIN gente!