27 de fevereiro de 2008

De especialista para especialista: resposta para o professor Rodney Garcia

Resposta para o Técnico em Gestão Educacional, Professor da Educação Básica.Consultor em assuntos Educacionais, Rodney Garcia.

"Eu concordo que a prática da educação é um ato político de estado e de sociedade. E não quero negá-los, e que a mitologia grega não é a única experiência literária capaz de explicar as dores e os prazeres humanos. Seria loucura renegar tais fatos.

Minha intenção quando escrevi o artigo era ver os problemas de uma forma não tão dramática e parcial, estamos juntos nessa jornada, tanto o governo quanto os professores tem culpa, e os pensamentos positivos independente de lei do cosmo ou não só ajudam nessa hora.

Em relação aos baixos salários e na ausência de política de formação inicial de professores nada tem a ver com a conspiração do cosmo ou dos deuses, é conspiração de alguns professores que nunca estão satisfeitos com ele mesmo, para não dizer mal amado.

- A política de formação continuada em curso em Mato Grosso, em Tangará da Serra, está contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino? Está garantindo formação continuada aos professores?

- A formação continuada se propõe a compreender as causas e as conseqüências do fracasso escolar?

- Compreende e interpreta as políticas educacionais em curso?

E respondendo as perguntas, digo, estamos sim fazendo a diferença e dando sim formação continuada na cidade e no pólo dentro dos nossos limites e possibilidades, estamos plantando uma sementinha que germinará com a fertilidade do solo.

E tentamos acompanhando, discutindo e analisando as políticas e os fracassos da educação, nos colocando como protagonistas sem colocar a culpa só nos outros, tirando a nossa responsabilidade, e principalmente dando exemplos práticos de ações construtivas, de postura, de colaboração, somando para uma melhoria sem criticas evasivas e destrutivas, pois somos conscientes de quem constroem as políticas públicas do nosso Estado são os representantes que nós mesmos colocamos.

Mesmo assim não vamos dizer amem para tudo, trabalhamos com consciência crítica e responsabilidade profissional dentro do contexto da nossa realidade."

Prof. Wilian Xavier" miwixa@gmail.com

NOTA DO BLOG: Leia aqui artigo escrito pelo professor do Cefapro de Tangará da Serra Willian Xavier, seguido do comentário do professor Rodney Garcia

Charge do Dia

Trabalho artístico de Lézio Jr. publicado hoje no Jornal Diário da Região (S. José do Rio Preto). Bem pensado. Nunca imagine o contrário. A tucanada fará até o impossível para flechar o lulismo doravante. Duvidas?

Crônica do escrevinhador

Entre uma aula e outra, 60 minutos para escrever alguns textos.

É assim que estou administrando meu tempo.

Às 10h, conclui a ministração de uma aula de Filosofia para estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Professor João Batista/Tangará da Serra.

Às 11h, retorno ministrando outra aula de Filosofia para alunos do segundo ano do ensino médio.

Mesmo com a vida dividida entre minhas aulas de Filosofia e Sociologia em dois estabelecimentos educacionais da cidade, não posso deixar de escrever minhas maus traçadas linhas.

O que estou achando disso tudo? Um barato!

O problema por enquanto é que grande parte de meus alunos ainda não entenderam a importância das disciplinas de Filosofia e Sociologia em seus currículos escolares. Talvez por causa do desprezo dado por décadas para essas duas veias do conhecimento.

Mas, vamos embora. Daqui a 25 minutos volto à sala. Até à tarde!

Para eleitor, todo político é corrupto, diz pesquisa

Encomendada pela Justiça Eleitoral ao Instituto Nexus e divulgada nesta quarta-feira (dia 27) pela Cultura Data, pesquisa revela que os eleitores brasileiros estão divididos entre céticos e otimistas.

Os otimistas dizem que acreditam no poder transformador do voto, já os céticos vêem o voto como uma perda de tempo e tendem a ser contra sua obrigatoriedade.

O consenso entre os eleitores que participaram da pesquisa é de que os "políticos são todos corruptos", que não fazem nada pelo povo.

Entre os pesquisados há uma percepção geral de que a classe política não trabalha em benefício da população e visa seus próprios interesses.

Para os entrevistados, os políticos são enganadores - prometem muito durante a campanha e não fazem nada daquilo que prometeram - traem e abandonam o eleitor.

Até tu, IBGE?

Reportagem publicada nesta quarta-feira (dia 27) pelo site Congresso em Foco, revela que os últimos recenseamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não fizeram apenas os saques com cartões corporativos subirem e atingirem 75% dos R$ 78 milhões gastos no ano passado, como alega o governo federal.

Dos 166 servidores do órgão que utilizaram o cartão corporativo em 2007, 92 também receberam diárias para fazer a Contagem Populacional e o Censo Agropecuário.

Juntos, eles gastaram R$ 1,29 milhão em cartões e quase meio milhão de reais em diárias.

O levantamento feito pelo site teve como base os dados do portal da Transparência, da CGU (Controladoria Geral da União). Leia mais aqui

E-mail de um escritor para o Diário de Tangará

"Prezado colega escritor,
As vezes me sinto muito feliz em ver idéias que há muito tempo as defendi sem sucesso e derepente serem colocadas em destaque por alguém tão engajado como sua pessoa.
Colega poeta Dorjival, há aproximadamente 4 ou 5 anos já tivemos (Carlos Tayano então Diretor de Cultura de Tangará, Wilder estudante de letras e jornalista, eu e outros que desculpe a minha memória falha) essa mesma sensação e propusemos a realização de tal intento, todavia esbarramos na megalomania de algumas e na vaidade de outros, sobretudo, por que não havia por parte de alguns a compreensão do verdadeiro papel de uma academia literária, em especial numa sociedade em que impera a questão da mais valia, isto é, as pessoas estão mais preocupadas acumular bens de capatais em detrimento da socialização e compreensão de "capitais simbólicos e culturais" conforme quis Bourdieu. então, meu nobre, mesmo estando em outro estado não tenho parado de produzir e, portanto, conte comigo. Até por que em breve poderei ser agraciado com uma cadeira na AILA - Academia Irecense de Letras, uma vez que descobriram minha produção literária e ensaística e cogitam minha eleição ainda esse ano.
26 de Fevereiro de 2008 17:55"
Robério Pereira Barreto - Escritor, poeta, professor universitário

Teus braços...

Por Rejane Tach
São lindos teus braços abertos
Sob o fluxo da superfície infinda
Que te abraça
Feito um bailarino no céu...

Tenho essa imagem guardada
E navego singrando os ares
Na ponta dos teus dedos, deliro

Defino tuas linhas como as de um deus
Que vai abraçar a Terra
Pendido como um ser eterno
E tudo que existe aqui, é teu

Irresistível segredo é o que te faz
Um pouquinho meu
Porque ainda te guardo na mente
Com os braços abertos...