23 de maio de 2008

Meu adeus a um homem-político que tinha caráter


O falecimento do senador Jefferson Péres (PDT-AM) deixa, não só o Amazonas, mas todo o Brasíl, órfão de bons e verdadeiros políticos, espécies raras e, infelizmente, em extinção. Só pra relembrar, seguem algumas frases do pequeno grande senador para que os brasileiros de boa vontade possam refletir:

Sobre o governo Lula

“Como se ter animação em um País como este com um Presidente que, até poucos meses atrás, era sabidamente, como o é, um Presidente conivente com um dos piores escândalos de corrupção que já aconteceu neste País e este Presidente está marchando para ser eleito, talvez, em primeiro turno?” (agosto de 2006)

Sobre o governo FHC

“Será profundamente triste que o Governo Fernando Henrique Cardoso, nos seus dois últimos anos, termine dessa maneira, um governo abafador de investigações, um governo que, por imprevidência, por falta de planejamento, deixou o País mergulhar em uma crise energética e o governo que não leva em conta a Região Amazônica porque não tem uma política para a mesma. Infelizmente, vamos ter - tudo indica - um melancólico final de governo para alguém que assumiu o poder despertando tantas esperanças no povo brasileiro.” (maio de 2001)

Como pérolas verdadeiras são coisas muito raras, mais frases do senador Jefferson Péres:

Sobre a política

"Ser de esquerda é ter a permanente capacidade de se indignar contra todas as formas de injustiça." Aí, então, sou tão esquerdista quanto vossa Excelência, senadora Heloísa Helena (Psol-AL). (novembro de 1999)

“Nós vivemos numa sociedade cada vez menos solidária. Desagrega-se a estrutura familiar. As antigas e saudáveis relações de vizinhança desapareceram. O Estado, entranhadamente, é corrupto. Eu sou um pico nevado, mas contido. A minha erupção é interna, mas creia que sou uma pessoa profundamente indignada também. Essa é uma sociedade hipócrita, que só reage à violência quando ela chega à classe média e sente a violência explícita que põe em perigo ela mesma, mas jamais se indigna quanto à violência silenciosa.” (novembro de 1999)

O doce lar de muitas famílias tangaraenses

Ruanda

Guiné Benin

Tanzânia

Costa do Marfim

Zâmbia Malawi

Angola

Chade

República do Congo ...Africa Central

Etiópia

Moçambique

Guiné Bissau

Burundi

Mali

Burkina

Faso

Nigeria

Serra Leoa? Não.

Isso também é Tangará da Serra - MT - Brasil.

Localidade: imóvel ocupado por 150 famílias sem-teto nas proximidades do periférico bairro Jardim dos Ipês. Imagens Diário de Tangará. Veja mais aqui