12 de junho de 2008

Charge do Dia

Trabalho artístico de Sinfronio. Lágrimas e nada mais...

Polícia Federal prende secretário de Educaçao de Carlinda

A Polícia Federal prendeu às 7h de hoje, o secretário de Educação da cidade de Carlinda, distante a 762 quilômetros de Cuiabá.

Marcelo Roberto da Silva Dutra foi preso por apropriação de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O secretário foi preso em flagrante e levado para a sede do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Alta Floresta onde prestou depoimento aos promotores Henrique Schneider Neto e Marcelo Caetano Vacchiano.

O promotor Schneider informou que Marcelo Dutra aumentava a carga horária de servidores públicos e salários e exigia um percentual para si próprio. Um dos servidores decidiu colaborar com a Justiça, auxiliando nas investigações.

A prisão foi realizada no momento em que o secretário entregou o dinheiro para o servidor. O Ministério Público agora vai investigar a participação de outras pessoas no esquema fraudulento.

Verba publicitária apenas para três veículos de comunicação de Tangará

Um dos diretores da Suport, agência dona da conta publicitária da Câmara de Tangará da Serra informa que por determinação do presidente da Casa de Leis, Vereador Celso Vieira (PP), todos os contratos publicitários estão sendo rescindidos.

A exceção, conforme disse, é apenas para os canais de televisão, TV Vale (Record) e TV Tangará (Rede TV!). Dentro do pacote dos beneficiados pela verba publicitária do Legislativo tangaraense permanecerá também a Rádio Pioneira.

Estou ansioso para ver se será assim mesmo.

Com a medida, ficam de fora os jornais: Diário da Serra, O Jornal do Vale, Jornal de Domingo e Tribuna de Tangará. Algumas revistas de circulação mensal e o portal de Notícias Tangará Repórter.

Achei isso bastante estranho. Mas a explicação é que a rescisão desses contratos estaria ocorrendo por orientação do Ministério Público (?). Há temor de que os espaços sejam utilizados para promoção de alguém.

A publicidade nas TVs e rádio citadas seria para divulgar a integra das sessões da Casa de Leis de Tangará da Serra. Mesmo assim, penso que devemos ficar de olho, para ver se assim será.

Melhora educaçao de Mato Grosso

Boa notícia para a educação mato-grossense. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelam uma melhoria nas notas dos alunos no Estado, ultrapassando em 2007 as metas previstas para 2009.

No entanto, a comemoração deve ficar para depois. Apesar da melhora, o nível ainda está além do ideal.

Nota vermelha

Ponto negativo para educação em Itaúba (distante 599 quilômetros de Cuiabá).

A cidade apresentou a terceira pior média do Brasil no Ideb, com apenas 0,7 pontos.

No ranking, ficaram atrás da cidade mato-grossense apenas Maiquinique (BA) e Ramilândia (PR).

Melhora educaçao de Mato Grosso

Boa notícia para a educação mato-grossense. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelam uma melhoria nas notas dos alunos no Estado, ultrapassando em 2007 as metas previstas para 2009.




No entanto, a comemoração deve ficar para depois. Apesar da melhora, o nível ainda está além do ideal.




Nota vermelha




Ponto negativo para educação em Itaúba (distante 599 quilômetros de Cuiabá).




A cidade apresentou a terceira pior média do Brasil no Ideb, com apenas 0,7 pontos.




No ranking, ficaram atrás da cidade mato-grossense apenas Maiquinique (BA) e Ramilândia (PR).

MT lidera ranking em hectares de áreas pertencentes a estrangeiros

Cerca de 3,8 milhões de hectares de terra no Brasil pertencem a estrangeiros, segundo levantamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Somente em Mato Grosso, os investidores internacionais têm aproximadamente 754 mil hectares, divididos em 1.377 propriedades rurais.

Seguem na lista São Paulo e Mato Grosso do Sul, estados em que os estrangeiros têm, respectivamente, 504 mil e 423 mil hectares.

Diante do quadro, a Advocacia-Geral da União (AGU) já trabalha na elaboração de um parecer para limitar a compra de terras brasileiras por estrangeiros, como estratégia de defesa da soberania do país.

A lei federal existente é pouco restritiva e movimentos sociais consideram a concentração estrangeira inadmissível em um país com demandas camponesas não atendidas. JPM

Álcool: operação desbarata esquema de sonegação de 2 bilhões

Um esquema de venda de álcool sem emissão de notas fiscais foi desbaratado, nesta quinta-feira (12), durante a Operação Canabrava. São responsáveis pela operação a Polícia Federal e a Receita Federal.

O objetivo é desarticular um esquema de sonegação de impostos no setor de açúcar e álcool.

O trabalho de investigação, realizado pela Receita Federal, apurou a existência de um esquema sofisticado de venda de álcool sem a emissão de notas fiscais, além da ocultação de valores, que dificultam o trabalho da fiscalização e, conseqüentemente, a arrecadação de tributos. Estima-se que a sonegação alcance R$ 2 bilhões.

A operação é realizada nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Penápolis, Promissão, Avanhandava, Ipaussu, Guarujá, Martinópolis e São José do Rio Preto.

A ação visa coletar documentos contábeis, livros fiscais e dados informatizados, que servirão de subsídios para futuras ações fiscais de apuração de tributos sonegados.

(Com informações da Agência Estado)

Foro privilegiado com dias contados

Pode estar chegando ao fim o foro privilegiado de autoridades no país.

Uma comissão especial criada na Câmara para tratar do assunto aprovou o fim desse benefício.

Entre 1998 e 2006 foram iniciados 613 processos contra autoridades com foro privilegiado.

Deste total, apenas 22 foram julgados e 84 arquivados.

Como disse um deputado, o foro privilegiado não dá uma sensação de impunidade. É a verdade impunidade.

CPMF: comemoração durou pouco

O brasileiro nem bem comemorou o fim da CPMF e já amarga a notícia de um novo tributo.

A Câmara dos Deputados aprovou a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), que vai tirar do bolso dos cidadãos 0,1% sobre toda movimentação financeira.

O novo imposto será cobrado para quem recebe acima de R$ 3.038.

Diário de Tangará: cada vez mais conhecido pelos brasileiros

Mapa Mundi observado por satélite

Onde tem uma bandeira tem uma pessoa lendo o que publicamos.

O Brasil conhece o Diário de Tangará.

Blog jornalístico postado apartir do interior do estado do Mato Grosso.

Neste momento, webleitores de quatro continentes acompanham nossa escrita.

Isso é excelente.

Veja de onde nossos webleitores mais acessam este sítio aqui

Alunos descobrem situação de miserabilidade em Tangará da Serra

Sob minha orientação, meus alunos do ensino médio (filofosia e sociologia) estão pesquisando vários temas sociais em Tangará da Serra.

Dois deles: Miséria e Fome estão em fase conclusiva.

Ontem, os jovens que fazem um relatório sobre a miséria no Município apresentaram parcialmente o resultado.

A descoberta deles é imprecionante. A impressão que tiveram e repassaram para colegas de sala de aula é de arrepiar.

Evidente que eu já sabia que Tangará da Serra nunca foi um mar de rosas. É incalculável o número de pessoas desassistidas pelos poderes públicos.

A miséria rola solta na maioria dos bairros periféricos. Não temos como mensurar a quantidade de seres humanos que estão passando fome, doentes, desempregados, sem-teto para morar, sem perspectivas de vida nenhuma.

Depois ainda tem gente querendo vender uma bonita imagem social de Tangará da Serra.

Graças e Deus que meus, cerca de 500 alunos, aos poucos tomam conhecimento da verdade, verdadeira.

Sem alienação. Sem mentiras. Sem coloração nenhuma. O branco no preto.

Meu pensamento

Estou cada vez mais desestimulado a declinar meu voto em favor de 99% dos políticos que conheço.

Veja quais são os estados que não cumpriram as metas do IDEB para o ensino médio

Apesar do aumento na média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2007 para o nível médio, dez estados não atingiram a meta prevista para o ano: Alagoas, Amapá, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe e Espírito Santo. Comparado aos outros níveis, o ensino médio foi o que registrou maior número de estados que não cumpriram a meta. Leia mais aqui

Filosofia do motoboy



É engraçado demais. Vale apenas dá uma olhada.