11 de julho de 2008

Acidente deixa sem vida pelo menos 23 professores em Rondônia


Leia todos os detalhes no portal Tangará Repórter.
Veja outras imagens aqui

Justiça multa candidato por propaganda antecipada no Orkut

A página no Orkut do estudante universitário Evandro Stein, 27, rendeu R$ 21.280 de multa por propaganda antecipada. Ele concorre pelo PP à Câmara de Blumenau (160 km de Florianópolis).

Stein registrou "Evandro 2008" no começo do ano como sua identificação de usuário no site de relacionamentos. Para o promotor eleitoral Flávio Duarte de Souza, o ato foi propaganda antecipada, já que as campanhas só poderiam começar em 6 de julho.

Uma foto com o ex-governador catarinense Esperidião Amin, a principal liderança do PP no Estado, também foi considerada como propaganda antecipada.

Para Souza, a imagem foi publicada para apresentar uma suposta influência política do candidato.

Começa regularização de terras da Amazônia na região da BR-163

Mais de três mil posseiros que ocupam áreas da União na região da BR-163, no sudoeste do Pará, poderão obter títulos da terra até o final do ano. Uma grande operação do MDA/Incra, em parceria com o exército, foi lançada nesta sexta-feira (11), em Novo Progresso.

O evento reuniu cerca de 2.500 pessoas, que foram ver e ouvir o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o presidente do Incra, Rolf Hackbart, e a governadora do estado, Ana Julia Carepa.

Mais de 70% dos prefeitos de Mato Grosso devem tentar a reeleição neste ano

O número de prefeitos que tentarão a reeleição atingiu o recorde em 2008. Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), dos 4.368 prefeitos que podem entrar no pleito, 3.361 buscarão se manter no cargo nas eleições municipais de 5 de outubro.

Este total representa 76,9% daqueles que podem efetivamente disputar a reeleição, ultrapassando 2004 (63,3%). Em 2000, primeiro ano em que um prefeito poderia disputar a reeleição, chegou a 62,0%.

Em Mato Grosso, dos 106 gestores que podem tentar a reeleição, 81 vão disputar o pleito em outubro deste ano, o que representa 76%. Para chegar ao dado, a Confederação ligou para cada um dos4.483 prefeitos do país que podem se se reeleger para saber se entraram no próximo pleito.

PF apreende artesanato feito com penas de animais silvestres

Policiais federais apreenderam em São Félix do Araguaia (MT) uma grande quantidade de artesanato confeccionado com partes de animais silvestres.

Essas peças de artesanato, de acordo com a assessoria da PF, configurariam crime de tráfico de fauna silvestre. As apreensões aconteceram na quarta-feira e foram divulgadas hoje.

Grande parte dos artesanatos, confeccionada com penas de animais, estava sendo comercializada sem permissão, autorização ou licença emitida pelo órgão competente.

O proprietário da loja, Noel Rachid (80), segundo a PF, comercializaria no atacado o material para lojas do gênero em todo o país e no exterior.

Rachid já havia sido preso durante a Operação Pindorama em 2004 e foi indiciado por formação de quadrilha, contrabando e por infringir a Lei de Crimes Ambientais.

As peças colhidas durante o cumprimento do Mandado de Busca e Apreensão subsidiarão as investigações que serão realizadas no sentido de responsabilizar o maior número possível de envolvidos. Este tipo de crime prevê uma pena de seis meses a um ano de prisão.


A Polícia Federal em Barra do Garças estuda a possibilidade do material apreendido ser doado para o Museu do Índio de Cuiabá e Brasília. TVCA.

Comitê para casos de violência nas escolas será instalado em MT

Será instalado em Mato Grosso um comitê para atuar nas escolas em que são mais freqüentes os casos de violência e indisciplina.

O comitê terá a presença de profissionais da educação e discutirá, dentre vários temas, como viabilizar a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas - reivindicações feitas frequentemente pelas autoridades e educadores na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O anúncio foi feito pelo coordenador do Programa de Segurança, Disciplina e Qualidade de Vida nas Escolas, da Seduc, Carlos Caetano, durante uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, no auditório da secretaria.

A reunião teve como objetivo debater soluções para os problemas da violência nas escolas e esclarecer aos participantes sobre como é o funcionamento da rede.

Fabiana Fernandes é a aniversariante desta sexta-feira

Webleitora assídua deste blog, a estudante tangaraense Fabiana Fernandes celebra seus 15 anos nesta sexta-feira (11/07) em grande estilo. Aplicada aos estudos, a moça pretende fazer carreira no futuro na área biomédica. Está vivendo hoje grandes emoçoes ao lado da família e de um batalhao de amigos que a homenageiam. Todos a saúdam: tintim!!!

Em cartaz no Cinemais Tangará

Agente 86

Origem: EUA Gênero: Comédia Classif.: 12 anos Duração: 110 min. Distribuidora: Warner Bros. Lanç. Nacional: 20/06/2008

Sinopse: Adapatação para o cinema do seriado Agente 86. Na comédia de ação Agente 86, Maxwell Smart (Steve Carell) recebe a missão de impedir que a organização criminosa secreta conhecida como KAOS coloque em prática seu mais novo plano para dominar o mundo. O quartel-general da agência de espionagem norte-americana Controle é atacado e a identidade de seus agentes fica comprometida. O Chefe (Alan Arkin), então, não tem outra saída a não ser promover Maxwell Smart, que sempre sonhou trabalhar em campo ao lado do musculoso astro Agente 23 (The Rock). Mas em vez disso Smart faz dupla com a única agente cuja identidade não foi descoberta: a bela, porém mortal, veterana Agente 99 (Anne Hathaway). Enquanto Smart e 99 vão desvendando o plano maligno da KAOS e um ao outro - eles descobrem que o agente secreto da KAOS Siegfried (Terence Stamp) e seu parceiro Shtarker (Kenneth Davitian) pretendem lucrar com ameaças de colocar em ação sua rede de terror. Apesar da pouca experiência e do reduzido tempo de que dispõe, Smart - armado apenas com uns poucos gadgets de espionagem e de seu entusiasmo inabalável - terá de derrotar a KAOS se quiser salvar o mundo.

Elenco: Steve Carell, Anne Hathaway, Alan Arkin, Terence Stamp, The Rock

Roteiro: Tom J. Astle, Matt Ember

Produção Executiva: Bruce Berman, Steve Carell, Michael Ewing, Dana Goldberg, Jimmy Miller, Brent O`Connor, Peter Segal

Produção: Alex Gartner, Andrew Lazar, Charles Roven

Direção: Peter Segal

Fim dos Tempos



Origem: EUA Gênero: Ficção Científica Classif.: 16 anos Duração: 91 min. Distribuidora: 20th Century Fox Lanç. Nacional: 13/06/2008


Sinopse: O filme é descrito como um "thriller paranóico" sobre uma família tentando sobreviver a uma crise ambiental que representa um enorme risco para a humanidade.


Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Spencer Breslin, Betty Buckley, Tony Devon, Jeremy Strong, Victoria Clark, Frank Collison, Ashlyn Sanchez, Robert Bailey Jr., Susan Moses


Roteiro: M. Night Shyamalan


Produção: Barry Mendel, Sam Mercer, M. Night Shyamalan


Direção: M. Night Shyamalan

TCE multa prefeito de Rosário Oeste

Acolhendo o parecer da Procuradoria de Justiça e o voto do relator, conselheiro José Carlos Novelli, o Pleno do Tribunal de Contas julgou procedente a representação formulada contra a Prefeitura de Rosário Oeste, pelo não envio de edital de concurso público realizado pelo município ao TCE.

Em razão da irregularidade o Tribunal Pleno aplicou multa de 75 Unidades de Padrão Fiscal (UPF’s) ao prefeito Zeno José Andrade Gonçalves.

Após transcorrido o prazo para o pagamento da multa aplicada sem manifestação, será providenciada a inscrição do gestor no cadastro de inadimplentes do Tribunal e, posteriormente, os autos serão encaminhados à Procuradoria Geral do Estado para execução do débito.

Tribunal de Contas multa prefeito de Indiavaí

Em sessão ordinária do dia 8/7, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, acolhendo o parecer ministerial e o voto do relator, conselheiro José Carlos Novelli, julgou procedente a representação contra a Prefeitura de Indiavaí, referente ao não envio do edital de concurso público realizado pela administração municipal.

O Tribunal Pleno aprovou aplicação de multa de 75 Unidades de Padrão Fiscal (UPF-MT) ao prefeito Valteir Quirino dos Santos, alertando que após transcorrido o prazo para o pagamento da multa sem manifestação, será providenciada a inscrição do gestor no cadastro de inadimplentes do TCE e, posteriormente, encaminhados os autos à Procuradoria Geral do Estado, para execução do débito.

Meio Ambiente aprova crédito especial para papel reciclado

Dep. Eliene Lima

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou a criação de linhas de crédito especiais para as editoras que cumprirem percentuais anuais progressivos de utilização de papel reciclado em suas publicações.

O texto aprovado na quarta-feira (9) é um substitutivo da deputada Rebecca Garcia (PP-AM) ao Projeto de Lei 2308/07, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que obriga as editoras a utilizarem pelo menos 30% de papel reciclado nas suas publicações.

O substitutivo acrescenta parágrafo ao artigo 7 da Lei 10.753/03, que institui a Política Nacional do Livro, sem entrar em detalhes sobre os créditos especiais.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será examinado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Hora do show com Geraldo Vandré "Ladainha"



Vale a pena ouvir...

Charge do Dia

Trabalho de Lila publicado hoje no Jornal da Paraíba.

"Limpa" do TRE decreta perda de mandato de mais 12 políticos infiéis

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso promoveu nesta quinta-feira (10) mais um "limpa": decretou em sessão plenária desta a perda de mandato eletivo por infidelidade partidária de 12 vereadores do interior de Mato Grosso.

Com as decisões de hoje sobe para 72 o total de parlamentares infiéis cassados pelo TRE, sendo 71 vereadores e um deputado estadual.

O Pleno cassou os mandatos dos seguintes vereadores:

José Marcos Barbosa do PP de Novo São Joaquim;
Dinalvo Pereira dos Santos do PR de Luciara;
Almir Minati do PR de União do Sul;
Hemerson Carvalho Benvenuti do PT de Araputanga;
Paulo Douglas Pereira Rodrigues do PR de Figueirópolis D´Oeste;
José Blemer Sobrinho (sem partido) de Guarantã do Norte;
Wellington Vieira Pinto do PR de Campinápolis;
André Luis de Jesus do PSB de São Félix do Araguaia;
José Alves de Oliveira do PR de Nova Mutum;
Ary Vieira de Oliveira do PT de Vila Bela da Santíssima Trindade;
Aparecido Ribeiro Alves do PP de União do Sul
Wagner dos Santos do PMDB de Torixoréu.

Estão com ficha suja 46% dos deputados de Mato Grosso

Pesquisa feita pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Brasil revela que a Assembléia Legislativa de Mato Grosso é a quarta do país com o maior número de deputados respondendo a processos.

Ao todo, 11 dos 24 parlamentares do Estado (46%) aparecem como réus em ações de segundas instâncias nas Justiças estaduais e nos Tribunais de Contas.

Aparecem na lista os deputados: Alexandre Cesar (investigado por prestação de contas falsas na campanha a prefeito em 2004), Gilmar Fabris (que responde a uma ação penal no Tribunal Regional Federal por apropriação indébita previdenciária), José Domingos (que responde por boca de urna e inserção de dados falsos em sistemas de informação quando era prefeito de Sorriso).

Também aparecem os deputados Mauro Savi (acusado de compra de votos), Pedro Satélite (execução fiscal), Percival Muniz (que teve reprovado convênio de sua administração como prefeito de Rondonópolis), Roberto França (responde a três ações penais públicas e foi condenado a duas multas por convênios reprovados quando era prefeito de Cuiabá) e Sérgio Ricardo (alvo de um processo desde 2002 por abuso de poder político).

Os campeões de processos são José Riva e Chica Nunes. Ela é acusada de compra de votos e desvio de recursos na Câmara de Cuiabá, onde presidiu o Legislativo entre 2005 e 2006. Riva é acusado de desvio de recursos públicos, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos e valores, abuso de poder econômico e compra de votos.

Tucanos lançam 38 candidaturas majoritárias em MT

O PSDB de Mato Grosso lançou 38 candidatos às prefeituras do Estado. O levantamento do partido aponta ainda para ocupação de 25 postos de vice. Aproximadamente 500 candidatos tucanos tentarão garantir vagas nas Câmaras Municipais. O balanço da sigla também revela maior proximidade no âmbito das alianças com o DEM e o PMDB.

Em Tangará da Serra, o ex-prefeito e atual deputado federal Saturnino Masson (PSDB) concorrerá como vice na chapa do também ex-prefeito Jaime Luiz Muraro (DEM).

Fontes diz estar sendo perseguido

O ex-prefeito de Cáceres Túlio Fontes (DEM) encara pedido de impugnação de sua candidatura interposto pelo Ministério Público Estadual (MPE) como o desdobramento de uma perseguição política e eleitoreira arquitetada por adversários. “Lamentavelmente, os meus adversários contaram com o ‘excesso de zelo’ de um membro do Ministério Público de Cáceres”, declara em nota enviada à imprensa.

Sobre o pedido de impugnação de Ladeia

Na peça contra o atual prefeito de Tangará, Júlio César Ladeia (PR), o MPE destaca que ele teve um contrato da prefeitura rejeitado em julgamento administrativo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Tendo sido também multado pela contratação supostamente ilegal de serviços jurídicos. A contratação se deu curiosamente em processo de dispensa de licitação.

Prefeito de Cáceres é alvo de pedido de impugnação

O prefeito de Cáceres, Ricardo Henry (PP), é o segundo candidato à reeleição com pedido de impugnação do registro de candidatura interposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Outras dezenas de postulantes, incluindo ex-gestores, foram alvo de ações das Promotorias de Justiça Eleitorais, nesta semana. O primeiro acionado pelo MPE foi o prefeito de Tangará da Serra, Júlio Cesar Ladeia (PR).

MP pede impugnação de Ana Casagrande e Leandro Feitosa.

O Ministério Público ingressou com pedidos de impugnação de candidaturas às prefeituras dos municípios de Nova Maringá e Tesouro.

Os requerimentos atingem os candidatos Ana Maria Casagrande (PMDB), de Nova Maringá (MT), e o ex-prefeito de Tesouro (MT)Leandro Alves Feitosa.

Pesa sobre a candidatura do ex-prefeito, de acordo com o MPE, o fato de Feitosa ter tido contas da prefeitura rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Irregularidades flagradas no balanço de receitas e despesas foram julgadas insanáveis à época.

Entre as distorções citadas pelo MPE está a compra de uma ambulância sem a devida justificativa formal, prestação de contas e homologação de licitação, que sequer teria ocorrido. Na época, o prefeito sequer apresentou justificativa ao TCU.

No caso de Ana Maria, o Ministério Público de São José do Rio Claro aponta que a candidata responde na Justiça por ações criminais pela suposta prática de crimes de falso testemunho, formação de quadrilha e corrupção ativa.

Ela também é ré em duas ações cíveis por improbidade administrativa.

Candidato a vereador é preso em Jangada

A Polícia Civil prendeu um candidato a vereador de Jangada (MT) que tinha contra si um mandado de prisão em aberto desde 2006.

José de Souza Viana Filho, conhecido como Zezinho Viana, é motorista da prefeitura municipal e seu nome consta como réu em processo envolvendo crime de estelionato, ingresso na comarca de Nova Xavantina.

Zezinho é um dos candidatos a vereador da coligação Jangada Pra Frente II e é filiado ao PMDB. O mandado de prisão em aberto foi flagrado pela promotoria eleitoral de outro município, Rosário Oeste, vizinho a Jangada.

A descoberta, para surpresa do Ministério Público, ocorreu no momento da triagem de informações sobre a vida pregressa dos candidatos que registraram a candidatura às eleições junto à 3ª Zona Eleitoral de Rosário.

A zona eleitoral é a responsável pelos registros dos postulantes da própria cidade e daqueles oriundos de Jangada e Nobres.