22 de julho de 2008

AMB: 15 candidatos a prefeito e vice tem 'ficha suja'

A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) disponibilizou na tarde desta terça-feira (22) em seu site www.amb.com.br o nome dos candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a ações penais de improbidade administrativa e eleitoral.

Segundo o balanço, 15 candidatos têm "ficha suja". A AMB informa ainda que o banco de dados será periodicamente alimentado, "tão logo os juízes eleitorais de todo o Brasil encaminhem as informações referentes às suas zonas/municípios".

Segundo a nota, a intenção da AMB "é apenas facilitar o acesso da população e da imprensa a informações públicas, que podem balizar e fundamentar a escolha dos eleitores e, assim, contribuir para que as eleições de 2008 transcorram da maneira mais transparente possível".

De acordo com nota da AMB, "todos os dados disponibilizados foram rigorosamente checados para evitar que informações incorretas venham a prejudicar qualquer candidato".

Senadora de MT foi quem mais faltou sem justificativa

Nos seis primeiros meses de 2008, nenhuma votação no Senado conseguiu reunir todos os 81 senadores. E apesar da facilidade com que a Casa costuma agir na aprovação de licenças, 60 senadores deixaram de justificar 179 faltas nesse primeiro semestre. No topo dos que não se deram ao trabalho de abonar suas faltas, estão três senadores, incluindo o presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Os três faltaram 31 vezes sem motivo.

Candidatos 'sujismundos' serão denunciados ao MP

Aproximadamente 10 toneladas de sujeira, principalmente papel com impressos de campanha eleitoral, foram retirados das quase 60 feiras livres de Cuiabá, nos últimos dias, às expensas dos próprios comerciantes.

Por conta do que classifica como "abuso contra os feirantes da cidade", a União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC) vai estabelecer uma ranking dos candidatos 'sujismundos' e, na próxima segunda-feira (28/07/08), deve entrar com representação no Ministério Público Eleitoral denunciando os dez maiores responsáveis pela sujeira nos mercados livres.

A idéia deve ser implantada também em Tangará da Serra.

Hora do Show com Leila Pinheiro e Zélia Duncan



E excelente. Vale a pena assistir este vídeo.

Ex-secretário de Peixoto de Azevedo tem bens indisponibilizados pela Justiça

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão de Primeira Instância, por unanimidade, que determinou a indisponibilidade dos bens do ex-secretário de Administração de Peixoto de Azevedo, Edmar Koller Heller.

No recurso, o agravante pediu reforma da decisão alegando que não há nos autos prova de enriquecimento ilícito.

O ex-secretário é um dos investigados pela "Operação Sumidoro", realizada em março do ano passado, pelo Grupo de Operações Especiais Contra o Crime Organizado (Gaeco), por desvio de recursos públicos na prefeitura do município.

Tangará e Rec fazem jogo apenas para cumprir tabela

O time ruim de Tangará da Serra enfrenta o Rondonópolis Esporte Clube (Rec) nesta terça-feira (22) em partida válida pelo Campeonato Mato-grossense.

Os dois times são atualmente os piores times da competição, que reúne oito equipes.

O jogo está marcado para as 19h, no estádio Mané Garrincha, na cidade de Tangará da Serra.

E mesta quarta-feira (23) o Operário receberá, no estádio Verdão em Cuiabá, o time do Barra do Garças, às 20h10.

Polícia Civil fiscalizará eleições em Tangará da Serra

A Polícia Civil vai realizar o trabalho de investigação e fiscalização durante a eleição em todos os municípios de Mato Grosso que não contam com delegacias da Polícia Federal.

O acordo foi firmado em uma reunião entre a Procuradoria da República, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Tribunal Regional Eleitoral e Polícia Federal por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

Na capital, uma equipe de policiais civis dará apoio ao Ministério Público Eleitoral e, no interior, as delegacias atuarão no trabalho repressivo e investigativo em mais de 100 municípios.

Em cinco municípios pólos (Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Cuiabá e Várzea Grande) as atribuições eleitorais ficarão a cargo da Polícia Federal.

Na capital e em Várzea Grande, os trabalhos ganharão reforços de policiais civis que serão designados para auxiliar o Ministério Público Eleitoral nas apurações de denúncias de compra de votos por parte dos candidatos.

Campanha tangaraense tomada pela frieza

Uma frieza estranha toma conta do cenário político tangaraense.

Nenhuma movimentação expressiva até agora.

Nem mesmo acusações e divulgação de dossiês têm ocorrido.

Os candidatos até parecem estar todos de boca fechada.

Região de Tangará novamente atacada pela hantavirose

Uma equipe de Vigilância em Saúde, do Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, investiga dois casos suspeitos de hantavirose registrados nos últimos dias no município, sendo que um deles evoluiu para óbito. Como os pacientes são de fazendas da região, e foram atendidos em Tangará da Serra, ainda não há a confirmação do local exato onde os mesmos possivelmente possam ter contraído a doença. Leia mais aqui

Mulher que optar por parto normal terá quarto específico

As gestantes que optarem pelo parto normal terão direito a um quarto específico para o procedimento, com leito e banheiro, em todas as maternidades do país.

A idéia é que o ambiente seja adaptado a todas as etapas do nascimento do bebê, que inclui os procedimentos realizados antes, durante e depois do parto.

A medida faz parte de um conjunto de normas para maternidades lançado nesta terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e vale para a rede pública e privada.

A medida começa a vigorar a partir do mês de dezembro. (Com informações da Agência Brasil)

Projeto sugere financiamentos para ensino superior nos estados

Está pronto para ser votado, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que obriga a União a participar do financiamento de instituições de ensino superior mantidas pelos estados.

O parlamentar alega que a demanda por cursos universitários cresce extraordinariamente no país e que, em razão das exigências do mercado de trabalho, o número de brasileiros em busca desse tipo de qualificação só tende a aumentar.

O projeto (PLS 2/07) altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para determinar que a União participe do financiamento dessas instituições com vistas à expansão da oferta de vagas e à qualidade dos cursos e programas.

De acordo com Osmar Dias, em dez anos (de 1995 a 2005), o número de alunos matriculados em cursos superiores dobrou no país, o que expressa a busca dos brasileiros por qualificação profissional.

AMB promete divulgar lista de candidatos com ficha suja

A Associação dos Magistrados Brasileiros deverá adiar a divulgação da lista completa de candidatos com ficha suja, inicialmente marcada para 18 de agosto. Segundo a Folha, a AMB alega que a greve dos Correios atrapalhou a comunicação com juízes eleitorais, e promete os primeiros dados para esta terça, (22).

Governadores assinam convênio para melhoria da gestão pública

Há pouco, os governadores de Mato Grosso e Bahia, Blairo Maggi e Jaques Wagner assinaram um convênio com o Movimento Brasil Competitivo que tem como função modernizar a gestão pública nos estados. Em seu discurso, o governador Blairo Maggi afirmou que o estado se colocará a disposição para a implantação do programa “Modernizando a gestão pública”, porém, também acredita que tem como contribuir com outros estados com as experiências de gestão desenvolvidas em Mato Grosso.

TSE: eleitor analfabeto é maioria em 17% das cidades do país

Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tabulados pela Folha revelam que um em cada seis municípios é dominado por eleitores analfabetos ou que nunca freqüentaram uma sala de aula.Essa situação aparece em 936 (16,8%) dos 5.563 municípios com eleições marcadas para outubro.

Neles, mais da metade dos eleitores se declarou analfabeta ou capaz de ler e escrever sem ter ido à escola.

O segundo grupo é também conhecido como o de analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que sabem decodificar a escrita, mas têm dificuldades para interpretar os textos.

Desses 936 municípios, 203 estão na Bahia, 119 na Paraíba e 118 no Piauí. Entre as regiões, a pior situação está no Nordeste, com índice de 37% dos eleitores analfabetos ou analfabetos funcionais. Norte (28%), Centro-Oeste, Sudeste (21%) e Sul (13%) aparecem a seguir.

Alagoas é o Estado com maior percentual de municípios em que mais da metade dos eleitores é composta por esse quadro (63%). Na seqüência, vêm Paraíba, Pernambuco e Piauí, todos com 53%.

Maggi vai se reunir com ministro Tarso Genro

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR) se reúne daqui a pouco com o ministro Tarso Genro (Justiça), para debater novamente a inclusão do Estado no Programa Pronasci ( Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) Maggi chegou nesta terça-feira (22) em Brasília e participa neste momento do 6º Congresso Internacional Brasil Competitivo. BM também assina convênio para contratar o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), do consultor Vicente Falconi, para disponibilizar consultoria para melhoria de resultados e modernização institucional nas áreas da Fazenda, Segurança, Meio Ambiente, Administração, Planejamento e Detran. O convênio vai custar em torno de R$ 9 milhões. O secretário estadual de Fazenda, Edér Moraes, acompanha o governador.JPM

Charge do Dia


Charge de Luscar.

MP pede impugnação de três candidaturas em Confresa

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação de três das sete candidaturas a prefeito de Confresa (MT)

Os candidatos alvos dos pedidos são o prefeito Mauro Sérgio (PT), que tenta a reeleição, o polêmico ex-prefeito Iron Marques (PP) e o candidato Luiz Bang (PRP).

O MP alega que todos os candidatos respondem a várias denúncias formais na Justiça e, por isso, não poderiam disputar nenhum cargo eletivo.

Essa bandeira foi levantada pela coordenação nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Mais de quatro mil quilos de drogas apreendidos só neste ano em MT

Cerca de 4,120 toneladas de drogas já foram apreendidas em Mato Grosso este ano. As duas últimas apreensões pela Polícia Federal )PF) ocorreram em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). Ana Clara Oliveira Ferreira, 30, foi presa ontem com 26 quilos de maconha dentro de duas malas. A acusada pegou carona com um caminhoneiro na saída de Campo Grande (MS) e foi detida na BR-163, no trevo Mineirinho. A PF acredita que a droga seria redistribuída na região.

Mato Grosso mais uma vez no ranking das queimadas

Mato Grosso já lidera o ranking dos estados da Amazônia Legal com mais focos de calor desde o início do período proibitivo de queimadas, há uma semana. Conforme dados do Inpe, de 15 a 21 de julho Mato Grosso registrou 901 focos de queimadas, ou 47% do registrado em todos os nove estados da Amazônia Legal (1.963). Em segundo lugar está o Pará, com 514.

TCE julga nesta terça contas de Tangará da Serra

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgará 31 processos hoje.

Na pauta está inserida denúncias contra prefeituras e gestores públicos recebidas pela Ouvidoria de Contas. Serão julgadas as contas anuais de prefeituras e câmaras.

Os conselheiros vão deliberar os processos que tratam das contas do exercício de 2007 da prefeitura de Tangará da Serra, MT Fomento, Ager e Procuradoria Geral do Estado, entre outros.

As denúncias contra os gestores das prefeituras de Nova Xavantina e Novo Mundo e Secretaria de Estado de Administração também serão analisadas em plenário, como também será respondida a consulta feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos, além de 16 atos referentes a aposentadorias.

Justiça alerta candidatos tangaraenses

A 19ª Zona Eleitoral, com sede em Tangará da Serra, realizou reunião com as lideranças partidárias e candidatos às eleições municipais.

A reunião foi presidida pelo juiz eleitoral, Jamilson Haddad Campos, e o promotor eleitoral, Ari Madeira Costa, e contou com o apoio das servidoras Ângela Aparecida Gabana de Queiroz e Loani Bandiera Torres.

Na reunião foram passados todos os informes acerca das Eleições 2008, sendo abordado pelo juiz temas acerca da lisura da campanha política e propaganda eleitoral, além de temas referentes às prestações de contas abordados pelas servidoras.

No encontro o promotor eleitoral lançou discussões quanto ao número de contratações de cabos eleitorais, poluição ambiental e compra de votos, visando coibir a corrupção eleitoral.

92% dos vereadores das capitais tentam reeleição

Levantamento feito pela Folha nas 26 capitais do país mostra que, dos 709 vereadores das Câmaras Municipais, 656 (92,5%) concorrem à reeleição neste ano. Dos 53 restantes, 12 tentam uma vaga de prefeito ou vice. Só 41 devem deixar espontaneamente o cargo .

Caso a maior parte dos vereadores consiga se manter nas Casas, a taxa de renovação deve diminuir ainda mais. Em três das capitais, a possibilidade de novos ares a partir do ano que vem é ainda menor: todos os atuais vereadores das Câmaras Municipais de São Luís (MA), Boa Vista (RR) e Vitória (ES) tentam se manter no cargo.

Os dados do levantamento revelam, ainda, que 394 políticos (55,6%) já estão pelo menos em sua segunda legislatura. Para o cientista político Geraldo Tadeu, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o levantamento é "muito interessante porque comprova outros estudos, até internacionais, que apontam para a forte tendência de reprodução das elites políticas".

Para ele, ao mesmo tempo em que a manutenção das mesmas figuras gera "experiência" no trato político, ela cria uma "certa tendência à esclerose dessa elite, na medida em que impede a oxigenação" das administrações. Em apenas sete Casas há mais novatos que veteranos.

Há uma boa parcela exercendo o segundo mandato (23,3%), o terceiro (13,8%), o quarto (10,9%) e até o quinto (5%). Em Porto Alegre (RS), João Antonio Dib (PP) está no 9° mandato. O campeão é de Recife (PE): Liberato Costa Júnior (PMDB), na 10 legislatura.