1 de setembro de 2008

Homenagem a Moisés Bispo dos Santos

Jornalista, escritor e poeta, o tangaraense Moisés Bispo dos Santos, não tem recebido seu devido valor dos veículos de comunicação e das autoridades que administram Tangará da Serra.

Homem sério, persuasivo, crítico ferrenho dos políticos corruptos e corruptores, talvez seja, essa uma das razões pela qual está desempregado há dias.

Para este blogueiro, Moisés Bispo é o melhor poeta de Tangará da Serra.

Além disso, escreve e apresenta notícias na mídia impressa e radiofônica como poucos.

Mesmo assim, está desempregado. Que desperdício!

Moisés seria um ótimo assessor de imprensa. Um excelente redator. Um grande repórter de rádio. Ele já provou que sabe fazer como poucas pessoas o que se menciona.

Tantos asnos empregados só pelo fato de serem verdadeiros bajuladores incompetentes. E Moisés um grande poeta e escritor, desempregado.

Que mundo é esse que pune tão severamente os iluminados!

TRE mantém decisão que indeferiu candidatura de Jaime Muraro

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso manteve, no julgamento do mérito, o indeferimento do registro de candidatura do ex-prefeito de Tangará da Serra, Jaime Muraro (DEM).

Por unanimidade, acompanhando o voto do juiz relator, José Zuquim Nogueira, e parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), o Pleno manteve a decisão do juízo da 19ª Zona Eleitoral que julgou procedente a impugnação do MPE e indeferiu o registro de candidatura de Muraro ao cargo de prefeito.

A decisão do recurso interposto por Muraro e a coligação Tangará Com Mais Saúde, ocorreu na sessão extraordinária desta segunda-feira (1º).

De acordo com o relator, a sentença de primeira instância indeferiu o registro por dois motivos.

Primeiro, pela condição de inelegibilidade de Jaime Muraro, decorrente da reprovação da prestação de contas de 2002, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara Municipal de Tangará, por irregularidades consideradas graves e insanáveis.

Segundo, pela ausência de regular quitação eleitoral no momento do pedido de registro de candidatura devido ao não pagamento de multa no valor de R$ 20.958,17 por propaganda extemporânea.

Senador pede impeachment de Lula

Em discurso nesta segunda-feira (1º), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), defendeu o impeatchment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a adoção do parlamentarismo no Brasil.


A declaração foi motivada pela denúncia de grampo publicada na última edição da revista Veja.


Sob esse sistema, lembrou, seria possível ao Congresso demitir membros do governo envolvidos em escândalos sem precisar esperar a ação do presidente da República, que, no caso de Lula, conforme disse, "nunca sabe de nada" nem demite os envolvidos nos "sucessivos escândalos".


Mozarildo disse estar convencido de que o presidencialismo não serve mais para o Brasil, pois o presidente "não tem coragem de demitir um ministro que erra, de demitir um assessor que erra". (Com informações da Agência Senado)



Afinal, Vagner Ramos está ou não apoiando seus aliados em Tangará?

Pois é...


Nesta segunda-feira (01), alguém comentou com o blogueiro que o deputado estadual Vagner Ramos (PR/MT) está todo arredio da campanha dos seus aliados políticos em Tangará da Serra.


Até me contaram que ele estaria um tanto quanto bravo com alguns “têtêatês”.


Todavia, como ainda não ouvi nada do deputado, nesse sentindo, prefiro considerar o assunto apenas como boato.


É claro que nesta altura do campeonato, Ramos não teria coragem de confirmar o exposto. Mas seu silêncio também pode ser compreendido como uma verdade.


A Lions Internacional é uma incógnita

Quem estiver pensando que a Avenida Lions Internacional (trecho correspondente à Avenida Brasil e a empresa Léo Construções em Tangará da Serra) comece a ser construída antes do dia cinco de outubro, pode ir retirando o cavalinho da chuva.

Isso é óbvio.

O governador Blairo Maggi só dará início a essa importante obra para os tangaraenses, depois do resultado apontado pelas urnas.

Alguém duvida disso?

Blairo poderá ser candidato ao senado federal em 2010. E a Lions Internacional será um grande coringa em sua campanha.

Depois das eleições, ai assim, o governador saberá como se portar com relação a Tangará da Serra.

A Lions não será construída sem antes essa certeza de quem governará este Município a partir de 2009,

Aceita-se pitaco.

Agricultor de Tangará não tem direito a Justiça

A Constituição Federal assegura o acesso à justiça aos necessitados (artigo 5º, inciso LXXIV, CF), mas não aos que apenas pretendem tirar proveito do benefício. Com essa compreensão, a Sexta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou a um agricultor de Tangará da Serra (MT) o benefício à assistência judiciária gratuita. No entendimento unânime de Segundo Grau, não basta apenas o agravante declarar a miserabilidade. Esta tem que ser comprovada nos autos, podendo o magistrado afastar esse benefício se encontrar provas em contrário (Recurso de Agravo de Instrumento nº 52780/2008).


Nas alegações recursais, o agravante alegou ser mais uma vítima da crise do agronegócio, por isso está comprometido financeiramente em contratos de mútuo para custeio agrícola das safras de 2004/2005, 2005/2006 e 2006/2007, o que o teria levado a mover a ação declaratória para inclusão no financiamento de recebíveis do agronegócio. Porém, explicou que não tem condições de pagar as custas judiciais, sem prejuízo do seu sustento e da sua família, aduzindo que a declaração de necessidade é suficiente para demonstrar que precisa do benefício, consoante o artigo 4º da Lei nº 1.060/1950.

O agravante afirmou ainda que o entendimento da jurisprudência referente à concessão ou não do benefício, não depende se a requerente possui patrimônio, mesmo que elevado, mas, se no momento da propositura da ação está em condições de pagar as custas, sem prejuízo do seu próprio sustento ou diminuição do seu patrimônio.

Entretanto, no entendimento do relator do recurso, desembargador Juracy Persiani, essa regra não é absoluta, como já manifestou o Superior Tribunal de Justiça sobre a possibilidade do indeferimento da assistência judiciária gratuita: “A declaração de pobreza, objeto do pedido de assistência judiciária gratuita, implica presunção relativa que pode ser afastada se o magistrado entender que há fundadas razões para crer que o requerente não se encontra no estado de miserabilidade declarado” (AgRg no Ag 957.761/RJ, 4ª Turma, relator Ministro João Otávio de Noronha).

De acordo com as informações da inicial, o agravante é um agricultor conceituado na região, que planta mais de seis mil hectares de soja e um mil e quinhentos hectares de milho. Na avaliação da inicial, da impugnação ao pedido de assistência judiciária gratuita em recurso, o relator explicou que ficou evidenciado que o agravante não tem o requisito necessário para a concessão do benefício da assistência judiciário gratuita, qual seja, a condição de necessitado.

O recurso foi desprovido por unanimidade nos termos do voto do relator pelo desembargador José Ferreira Leite (1º vogal) e o juiz substituto de Segundo Grau Marcelo Souza de Barros (2º vogal).

Ministério da Saúde abre oito vagas para Mato Grosso

O Ministério da Saúde abriu concurso para 900 vagas de agente administrativo. O salário é de R$ 1.814,95 (veja aqui o edital ).


Veja a distribuição das vagas:


Distrito Federal: 600
Acre: 8
Alagoas: 12
Amazonas: 12
Amapá: 8
Bahia: 15
Ceará: 15
Espírito Santo: 12
Goiás: 12 Maranhão: 10
Minas Gerais: 15
Mato Grosso do Sul: 8
Mato Grosso: 8
Pará: 12
Paraíba: 10
Pernambuco: 15
Piauí: 12
Paraná: 10
Rio Grande do Norte: 12
Rondônia: 8
Roraima: 8
Rio Grande do Sul: 15
Santa Catarina: 12
Sergipe: 12 São Paulo: 30
Tocantins: 9

Estudantes terão Olimpíadas das Ciências em 2009

Alunos de todo o país vão ter, no ano que vem, mais uma competição de conhecimentos: a Olimpíada Brasileira das Ciências, que será organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação (MEC). A informação foi dada pela secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar, em entrevista à Agência Brasil.

Gabarito oficial da prova do Enem

Divulgado ontem, às 19h, o gabarito oficial da prova do Enem. O exame do MEC foi realizado em todo o país. Ingressar numa faculdade sem a necessidade de prestar vestibular é um dos maiores interesses de quem fez a prova.

Nesta edição o tema da redação foi o desmatamento da Amazônia. Em entrevista ao UOL, a professora Elizabeth de Melo Massaranduba falou sobre a escolha:

- O tema foi muito inteligente, mas não sei se o aluno teve tempo de fazer. Como ela não conta para os vestibulares, acho que eles devem ter deixado de lado.

Com 63 questões distribuídas em assuntos variados, estudantes mostraram dificuldade com o tamanho das perguntas, como foi o caso de Bruno Pinto, de 23 anos. Ele disse:

- Era preciso muita concentração porque os enunciados traziam textos grandes.

Para conferir o gabarito oficial do Enem, clique aqui.

74% dos leitores do Diário de Tangará não votarão em candidatos da “Lista Suja”

Confira dados da enquete ao lado (dir) deste blog e tire suas próprias conclusões.

Charge do Dia

Trabalho de Junião publicado hoje no Diário do Povo.

52% do eleitorado tangaraense deverão despejar votos no vencedor

Cadê a pesquisa que disseram estar pronta para divulgação sobre a preferência do eleitorado tangaraense? Estou ansioso para saber como caminha o processo na ótica dos eleitores.

É certo que a mesma, caso exista e venha ser publicada, apenas confirmará o óbvio. Ou seja: aquilo que toda a cidade está comentando.

Arrisco em dizer que dia cinco de outubro o eleitorado votará da seguinte maneira:

52% para o vencedor
33% para o segundo mais votado
15% para a lanterninha.

Por acaso, alguém tem outra leitura antecipada dos números?

O espaço está aberto para seu comentário.

Excelente programa de gravação de CDs, DVDs e Blu-ray

O BurnAware Free 2.1 tem só 6,98 MB e grava filmes, músicas, imagens, programas e qualquer arquivo que for necessário em uma grande variedade de mídias diferentes, as quais incluem CDs, DVDs, HD DVDs e até Blu-Rays.

O BurnAware é compatível com Windows 98/NT/2000/XP e Vista (32 e 64 bits). O programa é gratuito tem suporte para nosso idioma. FHAZ NEW

Caciques políticos não aparecem em programas eleitorais de Tangará da Serra

Muita gente perguntando o porquê das autoridades políticas do Estado não estar participando da campanha eleitoral em Tangará da Serra.

De fato.

Por que o governador Blairo Maggi, seus secretários, o empresário Clovis Batista e o deputado estadual Vagner Ramos ainda não apareceram na propaganda eleitoral manifestando apoio ao candidato Júlio César (PR)?

Idêntica pergunta:

E o senador Jaime Campos, deputados e demais autoridades políticas democráticas, o que estão fazendo que ainda não manifestaram apoio no programa eleitoral ao candidato Jaime Luiz Muraro (DEM)?

Por que os tucanos, deputada federal Thelma de Oliveira e o ex-senador Antero Paes de Barros, quem sabe também, o próprio prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, não aparecem para apoio aos seus aliados políticos nessa cidade?

Também sinto idêntica distância dos caciques peemedebistas com relação aos seus aliados políticos em Tangará da Serra. Nesse quesito a candidata a prefeita Azenate Carvalho está pratricamente ilhada.

Cadê a presença do deputado federal Carlos Bezerra, do vice-governador Silval Barbosa, ex-deputada Tetê, e tantas outras figuras ilustres do PMDB de Mato Grosso?

Esse afastamento seria proposital?

Eliene Lima será processado no STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou parecer do Ministério Público Federal (MPF) e desmembrou o inquérito que apura o envolvimento de autoridades de Mato Grosso com o tráfico de influência para anulação de multas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com isso, apenas o deputado federal Eliene Lima (PP) deverá ser processado na mais alta corte da Justiça brasileira.

Polícia Militar apreende 1,4 mil armas durante sete meses no Estado

Ações realizadas pela Polícia Militar de Mato Grosso resultaram na apreensão de 1.486 armas entre os meses de janeiro a julho de 2008. Em 2007, foram outras 2,2 mil apreendidas em operações, fiscalizações e abordagens de rotinas. A capital mato-grossense, Cuiabá, continua liderando as estatísticas de apreensões. Na área do Comando Regional I, foram retiradas de circulação um total de 458 armas. Na área do Comando Regional II (Várzea Grande, Poconé, Acorizal, Nobres e Acorizal) foram apreendidas outras 225.

Professores consideram Enem cansativo e trabalhoso

Professores que tiveram acesso à prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) afirmaram que o exame, realizado na tarde deste domingo em todo o Brasil, foi muito bem construído. Eles ressaltaram, no entanto, que o excesso de textos e gráficos tornou a prova trabalhosa e cansativa para o aluno.

Partidos não cumprem cota de participação feminina

Nenhum partido cumpriu a cota mínima de 30% de mulheres no total de candidaturas para as câmaras municipais, de acordo com Levantamento da Secretaria Especial de Política para as Mulheres. Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), demonstrou ainda que em nove capitais (Rio Branco, Manaus, Salvador, Vitória, Goiânia, São Luís, Cuiabá, Porto Velho e Boa Vista) o índice de participação feminina à prefeitura é zero. Ou seja, nenhuma mulher vai disputar a vaga à prefeitura da capital. (Com informações da Agência Brasil)