3 de setembro de 2008

ONG: 8% dos políticos gastam em campanhas eleitorais mais do possuem

Um estudo feito pela ONG Transparência Brasil revelou que 8% dos 1.974 parlamentares das principais Casas legislativas país que concorrem nestas eleições doaram em 2006 mais recursos do que informaram em sua declaração de bens à Justiça Eleitoral.

No levantamento, a ONG comparou as doações feitas pelos candidatos em 2006 com as declarações de bens deste ano. De acordo com o estudo, 70% dos candidatos fizeram doações para si mesmos.

Entre os candidatos eleitos, o percentual subiu para 85%. Os parlamentares que mais fizeram doações para campanhas eleitorais foram os de Mato Grosso do Sul, com média de 65,3%, seguidos dos políticos do Amazonas, com 51,5%, do Maranhão, com 50,3%, e do Piauí, com 48,6%.

O estudo revelou ainda que 111 parlamentares afirmaram não possuir bens, mas ainda assim fizeram doações de mais de R$ 100 mil em 2004 ou em 2008 para a campanha eleitoral.(Com informações da FolhaOnline)

IR: consultas ao 4º lote de restituições devem ser abertas na sexta

A Receita Federal deve liberar na próxima sexta-feira (5), a partir das 8h, as consultas ao 4º lote de restituições do Imposto de Renda 2008, segundo informou ao G1 o supervisor nacional do IR do órgão, Joaquim Adir."Deve sair na próxima sexta. Estamos tentando. Se não der tempo, sai no máximo na segunda-feira da próxima semana [dia 8]", disse Adir. Os recursos do 4º lote de restituições do IR estarão disponíveis para saques no dia 15 de setembro.

PF prende acusados de devastar floresta amazônica

Agentes da Polícia Federal no Pará prenderam, em Altamira, no sudoeste do Estado, um madeireiro e um contador acusados de abrir mais de 40 empresas fantasmas na região para derrubar a floresta e fazer extração ilegal de madeira.

Oito mandados de busca e apreensão também foram cumpridos pela PF nos municípios de Altamira e Placas, na região da Transamazônica.

O delegado Jorge Eduardo explicou que o esquema consistia na utilização de "laranjas" para consolidar as fraudes.

Os "laranjas" tinham seus nomes usados por contadores e madeireiros para a abertura das empresas fantasmas. Ainda de acordo com Aguiar, as madeireiras foram abertas entre os anos de 2003 e 2008 e fraudavam os sistemas de controle de exploração de produtos florestais, como créditos e guias florestais para o transporte ilegal de madeira.

Foram presos o madeireiro Adailton Bezerra Aguiar e o contador Pedro Castelo Branco, que seria um dos líderes do esquema.

Quadrilha assalta Banco do Brasil e aterroriza população de Comodoro


Uma quadrilha fortemente armada acaba de assaltar a agência do Banco do Brasil em Comodoro. Os bandidos se aproveitaram da movimentação promovida por uma carreata política, da qual participava a senadora Serys Marly, para chegarem desapercebidos a agência no centro da cidade.

Ao entrarem na banco, os assaltantes enfrentaram a polícia a tiros, fazendo 4 policiais reféns. Num ato deliberado de intimidação um quadrilheiro atirou contra o bioquímico Jorge Ferraz, quer ferido foi socorrido em estado grave e conduzido ao pronto atendimento municipal, juntamente com o PM atingido.

Durante mais de uma hora os assaltantes mantiveram cerca de 20 pessoas sob a mira de armas de grosso calibre dentro da agência – enquanto dois integrantes da quadrilha resgatavam em casa o gerente da agência. Logo em seguido, usando a viatura da polícia saíram a procura da funcionária responsável pela guarda da chave do cofre. Vale do Guaporé.

Ao longo do assalto os bandidos que ficaram do lado de fora da agência atiravam frequentemente criando um verdadeiro clima de terror na cidade. Sem conseguir abrir o cofre, os bandidos fugiram levando reféns o gerente da agência, um dos vigias e três policiais.

Universidades federais terão 41 mil novas vagas em 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta-feira os primeiros editais de vestibulares de 2009 para as universidades federais. A novidade são as cerca de 41 mil novas vagas para cursos presenciais em todo o País, 28% a mais que este ano e 53% maior que a quantidade de vagas disponíveis em 2007. Leia mais aqui

Muraro segue com candidatura depois de apelar no TSE

Como o blog havia previsto: Jaime Luiz Muraro permanece candidato em sua campanha para prefeito de Tangará da Serra.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (03) pelo próprio candidato em seu programa eleitoral na tevê.

Candidato da coligação “Tangará com mais saúde”, formada pelo DEM e o PSDB, Muraro afirmou está dentro do que lhe confere a Constituição do País.

O democrata teve o registro de sua candidatura indeferido nas instâncias local e regional. O apelo agora foi protocolado noTribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso perca nessa esfera ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lastreado na Constituição, o candidato segue com sua candidatura sem problema algum, pelo menos nesse momento que antecede ao dia cinco de outubro.

Escolas tangaraenses não têm estrutura para funcionar em tempo integral

Também tenho opinião favorável quanto à permanençia de nossos alunos em tempo integral em suas escolas.

Meu questionamento é: nossas escolas estão adequadas para abrigar a garotada em dois turnos de segunda à sexta-feira?

E os nossos professores? Estão capacitados tecnicamente para manter os alunos ‘presos’ em atividades didático-pedagógicas em dois expedientes de trabalho?

E como reagiriam os pais se soubessem que seus filhos sairiam para a escola de manhã e só retornariam ao cair da tarde?

Penso que não podemos sair pregando por ai que essa alteração na cultura de nossas unidades escolares podem ser adotada de uma hora para outra.

Na condição de educador da escola pública acho essa proposta pouco disforme com a realidade de nossas escolas.

Sendo sincero afirmo que não conheço nenhuma escola em Tangará da Serra com a estrutura necessária para abrigar centenas de alunos em tempo integral.

A maioria delas está desprovida de pouco espaço para atividades culturais e físicas. Poucas são as que têm quadras de esporte cobertas. Para não se o tamanho do precário quadro.

Além disso, seria necessária a contratação de numero redobrado de professores-pedagogo. O mercado local tem demanda desses profissionais? Os 'caixas' têm dinheiro para pagar pelo trabalho de todos, de acordo com o piso salarial nacional?

Alguém por acaso está pensando na lisura das eleições?

Fiquei sem saber se algum dos três candidatos a prefeito de Tangará da Serra assinou documento na OAB se comprometendo com a lisura das eleições.

Em várias cidades brasileiras isso aconteceu de forma exemplar.

Os candidatos que pautam suas vidas “pela ética, honestidade e seriedade” estão assinando tal termo junto à Ordem, que como sabemos tem lutado insistentemente contra a corrupção.

NOTA DO BLOG: Nesta eleição, mais do que a escolha de um cargo, o tangaraense precisa escolher alguém capaz de assumir compromissos com o desenvolvimento sustentável da cidade. Eu quero que Tangará da Serra cresça sem deixar de ser Tangará.

Senado Federal vai realizar concurso para preenchimento de 150 vagas

O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, recebe, nesta quarta-feira (03), às 10h, cinco editais para a realização do próximo concurso do Senado Federal.

A entrega será feita pela comissão organizadora do concurso. A publicação dos editais está prevista para a próxima semana.

De acordo com o ato da Mesa do Senado, publicado em 13 de maio deste ano, que autorizou a realização do concurso, serão preenchidas 150 vagas no quadro de pessoal da Casa, sendo 90 para nível superior e 60 para o nível médio.

Para a área de Comunicação Social, deverão ser contratados 60 profissionais, sendo 23 de nível superior e 37 de nível médio.

Seu candidato esteve envolvido com algum esquema duvidoso?

Nessas eleições não ouço ninguém falar sobre “sanguessugas”, “máfia dos homens de branco”, nepotismo, empreguismo, sinecuras, empresas fantasmas, enriquecimento ilícito, aparelhamento da mídia, perseguições políticas e licitações viciadas.

O eleitor não pode esquecer desses episódios vivenciados recentemente pela sociedade brasileira.

Por isso, antes de decidir em quem votar, procure saber se seu candidato a prefeito ou vereador esteve envolvido em algum esquema dessa natureza.

Tome muito cuidado!

Antes de votar, xeque bem se seu candidato esteve envolvido com os sanguessugas, com nepotismo, empreguismo, empresas fantasmas, enriquecimento ilícito, efetuando gastos astronômicos como forma de manter a mídia sob seus pés, se perseguiu algum cidadão por pensar diferente ou se foi acusado de licitações duvidosas.

Não compre gato por lebre. Seja esperto. E tem mais: cuidado com os falastrões.

Candidatos limitam-se em mostrar o "que fizeram"

Engraçado como nessas eleições a maioria dos candidatos não está tocando em temas cruciais e de interesses do eleitorado.

Pelo visto todos estão preocupados apenas em mostrar o que fizeram. E o futuro, não conta?

Como eleitor, estou pouco preocupado com o que já foi feito. Fizeram porque foram obrigados a fazer. Estavam administrando uma fortuna e tinham que investi-la em melhorias do Município.

Então, o que fizeram não deve ser levando tanto em conta pelo eleitorado. É preciso que se diga o que vai ser feito com as montanhas de dinheiro que entraram no quadriênio vindouro.

Por isso, vejo como fraquíssimos os programas eleitorais dos candidatos aos cargos de prefeito e vereador.

Entendo que se não vier nesses próximos programas eleitorais alguma coisa que nos mostre como o Município poderá estar no final de 2012, pouco terá valido a presença dos candidados em nossas tevês.

Estaremos como cegos em meio a tiroteios.

Charge do Dia


Charge de Bello publicada hoje no jornal Tribuna de Minas (MG).

Juiz cassa candidatura de todos os vereadores de Chapadão

O juiz eleitoral Gil Messias Fleming cassou as candidaturas de todos os vereadores que tentam se reeleger em Chapadão do Sul, na região leste de Mato Grosso do Sul.

Os nove candidatos respondem por propaganda irregular.

Segundo o magistrado, os vereadores contrariaram a legislação ao utilizarem dinheiro público para veicular propaganda institucional em jornais e sites da Internet, nos três meses que antecederam as eleições.

A sentença acatou a representação do Ministério Público Eleitoral contra Ari Miguel Pettenan (PL), Clarice Gonçalves Fabiani (PDT), Eduardo Belotti (PL), Elio Balem (PP), Homero Locatelli (PDT), Honório Rodolpho Hattge (PDT), João Valmir Tontini (PSDB), Idalino Alves da Silva (PTB) e Suraya Helena da Veiga Said (PP).

Ao serem informados sobre o pedido de cassação, os vereadores disseram que a iniciativa partiu dos funcionários do Legislativo.

NOTA DO BLOG: Atitude correta a desse magistrado. Exemplo de boa atuação da Justiça para o Brasil.

Para quê existe a Funai?

A Constituição de 1988 que rege as leis brasileiras diz, no artigo 232, que fica no Capítulo VIII (Dos Índios): "Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo."

Se isso significa que índios não precisam da tutela da Funai, pra quê a velha fundação criada pelo regime militar e hoje parte de "aparelhamento" de partido governista insiste em continuar tutelando tribos?

NOTA DO BLOG: sobre esse assunto gostaria de ler sua opinião.

Justiça multa candidato a prefeito de Pedra Preta por divulgar pesquisa irregular

O candidato a prefeito de Pedra Preta, Nelson Dias de Morais (DEM), a candidata a vereadora pelo PMDB, Zanilda Rocha de Souza Hilário e a coligação Unidos Por Pedra Preta, foram multados pela juíza da 32ª Zona Eleitoral de Pedra Preta, Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto, em R$ 53.205 mil pela divulgação de pesquisa eleitoral irregular. Segundo a juíza, a multa deve ser compartilhada entre os representados.

A magistrada julgou procedente nesta segunda-feira (1°) a representação interposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), sob a alegação de que em comício partidário ocorreu a divulgação de pesquisa eleitoral sem o devido registro no Cartório da 32ª ZE, apontando que o candidato a prefeito, Nelson Dias, estaria com 41 por cento das intenções de voto contra 27 por cento do candidato a prefeito, Augustinho Freitas Martins (PR), pela coligação Pedra Preta Melhor.

A denúncia foi feita anonimamente e os representados podem apresentar recurso no prazo de 24 horas.

TCE (obrigado) exonera 21 devido nepotismo

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) exonerou ontem os primeiros 21 servidores públicos por causa da decisão do Superior Tribunal Federal (STF) em estender ao Executivo e Legislativo do país inteiro a proibição ao nepotismo, que é o favorecimento de parentes através da nomeação em cargos públicos sem a realização de concurso.

O TCE é o primeiro órgão público de Mato Grosso a exonerar servidores por conta da decisão do STF.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado no mesmo dia em que o Ministério Público começou a notificar as instituições recomendando a aplicação da súmula aprovada pelo Supremo Tribunal Federal.

NOTA DO BLOG: Lamentável que essa atitude não tenha sido tomada antes dessa medida adotada pelo STF.

Políticos de Sorriso aumentam seus salários em 30%

A Câmara Municipal de Sorriso aprovou, segunda-feira à noite, em primeira votação, aumento salarial para secretários municipais, vice-prefeito e prefeito da próxima legislatura, que começa em janeiro.

O reajuste é de aproximadamente 30%.

O futuro prefeito de Sorriso ganhará mensalmente R$ 11,3 mil, o vice-prefeito, R$ 5,6 mil e cada secretário municipal ganhará R$ 7 mil mensais.

O percentual reajustado ficou dentro do limite previsto em Lei.

O reajuste maior havia sido aprovado, há cerca de duas semanas, para os vereadores (aproximadamente 70%) cujo subsídio mensal passará de R$ 2,8 mil para R$ 4,5 mil.

O do presidente da câmara será de R$ 7, 4 mil.

NOTA DO BLOG: Precisava saber se esse aumento não poderia ser repassado também para todos os servidores públicos do citado município mato-grossense.

José Riva volta à presidência da AL de Mato Grosso


A nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, encabeçada pelos deputados José Riva (PP) e Sérgio Ricardo (PR), respectivamente, presidente e primeiro-secretário, foi eleita ontem, por unanimidade, e vai comandar o Poder Legislativo de Mato Grosso no biênio 2009/2010.

Pela primeira vez na história, os 24 membros referendaram a chapa, que contempla praticamente todos os partidos com o assento na Casa.

A posse da nova Mesa Diretora acontecerá somente em 1º fevereiro do ano que vem. É a quarta vez que Riva vira presidente.

Os demais cargos da Mesa Diretora são preenchidos pelo atual líder do governo, deputado Mauro Savi (PR), como primeiro vice-presidente, Chica Nunes (PSDB) como segunda vice-presidente, Dilceu dal Bosco (DEM) como segundo-secretário, Ademir Brunetto (PT) como terceiro-secretário e Adalto de Freitas (PMDB) como quarto-secretário.

Novas pérolas do ENEM

Enem 2007
View SlideShare presentation or Upload your own.

Brasil é líder mundial em expectativa de felicidade

Nesta terça-feira (02), a Fundação Getúlio Vargas divulgou estudo que demonstra que o povo brasileiro espera uma vida melhor nos próximos cinco anos. O otimismo é tanto que fez do país líder mundial em expectativa de felicidade. Os estudo foi realizado com 150 mil pessoas em 132 países. Para tanto, a FGV utilizou o banco de dados do Gallup World Poll. Na pesquisa, por meio de entrevistas, as pessoas pontuaram entre zero e dez a satisfação esperada para daqui a cinco anos. (Com informações da Agência Brasil)