5 de setembro de 2008

A política e os políticos em 15 citações e uma eleição

Muito se fala dos políticos e de política. Ambos fazem parte da civilização e não seríamos civilizados se não fizessem parte da sociedade. A história registra tanto grandes políticos como os medíocres; como também registra pessoas abnegadas e que privilegiaram o bem público, como tiranos que massacraram seus conterrâneos e outros povos.


Votar é um direito, muito mais que uma obrigação.


Gregos e Romanos nos ensinaram que a Democracia é povo no governo, que a República é o governo do povo, a coisa pública e, portanto, aqueles que fazem uso do vocábulo “candidato” devem se imbuir do mesmo espírito que essa palavra envolve desde seu sentido primeiro, isto é, “qualquer postulante a uma vaga no Senado [romano] e até mesmo os que desejavam ser tribunos da plebe, para serem eleitos, deveriam vestir uma túnica branca [cândida] mostrando que seu currículo não era uma folha corrida.”


Pensar só em si e no presente é uma fonte de erro em política
Jean de La Bruyère

A política é a condução dos negócios públicos para proveito dos particulares
Ambrose Bierce

A política não é uma ciência exata, mas uma arte
Bismarck

Eu sempre achei mais fácil convencer uma grande massa do que uma só pessoa
Mussolini

Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público
Thomas Jefferson

O Demônio não soube o que fez quando criou o homem político; enganou-se, por isso, a si próprio
Shakespeare

Curiosamente, os eleitores não se sentem responsáveis pelos fracassos do governo em que votaram
Alberto Moravia

Como nenhum político acredita no que diz, fica sempre surpreso ao ver que os outros acreditam nele
De Gaulle

Eu continuo a ser uma coisa só, apenas uma coisa - um palhaço, o que me coloca em nível bem mais alto que o de qualquer político
Charles Chaplin

O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta
Maquiavel

O fim justifica os meios
Maquiavel

A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios
Montesquieu

É uma pena que todas as pessoas que sabem como é que se governa o país estejam ocupadas a conduzir táxis ou a cortar cabelo
George Burns

Eleições: débito com a Justiça provoca rejeição de candidaturas

A falta de quitação eleitoral foi a principal responsável pela rejeição de pedidos de candidaturas no país, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com o tribunal, dos 412 recursos apresentados por candidatos que tiveram suas candidaturas negadas pela Justiça Eleitoral, 106 referem-se à falta de quitação eleitoral.

A certidão de quitação eleitoral é o documento que comprova que o cidadão está em dia com suas obrigações eleitorais e em pleno exercício de seus direitos políticos.

A apresentação deste documento é obrigatório para aqueles que pretendem se candidatar a qualquer cargo eletivo.

De acordo com o tribunal, os candidatos que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram sua ausência, nem pagaram a multa até o pedido de registro estão em débito com a Justiça Eleitoral.

Charge do Dia


Charge Junião do Diário do Povo.

Estudo revela que 537 municípios não possuem Ideb

A CNM (Confederação Nacional de Municípios) realizou um levantamento e constatou que 537 municípios não possuem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Isso faz com que esses municípios fiquem impedidos de acompanhar o processo de melhoria dos indicadores da qualidade de ensino. A pesquisa foi realizada com base nos dados do MEC (Ministério da Educação).

Bom para as mulheres...

- “Lei Seca aliada à Lei Maria da Penha faz bem à saúde das mulheres”, disse a ministra Nilcéia Freire, durante conferência antiviolência promovida pela OAB, em Brasília, evento do Brasil Contra a Violência.

Enfarto põe fim à vida do prefeito de Ipiranga do Norte

O Hospital Regional de Sorriso e familiares do prefeito de Ipiranga do Norte (MT), Ilberto Effting, confimaram há pouco a morte dele.


Ilberto foi vítima de enfarte fulminante, de acordo com informações do hospital onde ele foi atendido. Neste momento o corpo está em uma funerária na cidade de Sorriso (MT) e deve ser liberado no final da tarde para o enterro.


Segundo familiares, Ilberto Effting passou mal hoje de manhã, enquanto atendia no gabinete dele, na sede Prefeitura Municipal de Ipiranga do Norte.


O prefeito chegou a ser atendido por dois médicos no posto de saúde da cidade, e, em em seguida foi levado para a cidade de Sorriso, município que possui um hospital maior, mais equipado e com mais recursos para atendimentos mais complexos.


De acordo com informações, o prefeito não resistiu a viagem de aproximadamente 70 quilômetros, e chegou morto no hospital.

Onde é preciso trabalhar mais para pagar impostos

A carga tributária do Brasil é a terceira maior do mundo. Supera até mesmo a de países que direcionam boa parte da arrecadação para serviços sociais, como o Canadá – frisou, citando países com carga inferior à brasileira, como Estados Unidos (25,77%), Japão (26,28%) e Austrália (30,68%).

A arrecadação tributária atingiu R$ 55,7 bilhões em junho, um aumento de 10,5% em relação a maio e de 13,6% na comparação com junho do ano passado. No acumulado do ano, a arrecadação atingiu R$ 327,6 bilhões, 16% a mais que no primeiro semestre de 2007.

O presidente do Senado afirmou que os brasileiros não têm serviços de saúde e de educação condizentes com a arrecadação. Pelo contrário.

Ele destacou que, com grande número de tributos vinculados à seguridade social, o Brasil é apenas o 54º colocado no ranking que relaciona a quantidade de tributos e a oferta de serviços como saúde e educação.
Jornal do Senado