8 de setembro de 2008

A Exposerra e os candidatos

Estive em três oportunidades prestigiando a 17ª Exposição Agropecuária de Tangará da Serra, que teve encerramento neste domingo, 07.

Espiando bem, aqui e acolá, vi alguns poucos candidatos à vereança. Talvez uns cinco ou seis do total de 110.

Sendo sincero ainda, circulando por lá, vi apenas um candidato à prefeito, o democrata Jaime Muraro.

Júlio César e Azenate Carvalho, se apareceram, foi em dias que preferi permanecer em casa com a família.

Imagino que naquele movimentado local não tenha sido tão bom assim para pescar votos. O povo estava lá apenas para curtir e nada mais.

Falar em política naquele local seria praticamente impossível. Ou para mestre.

Vagner Ramos no mesmo palanque de Ladeia

Depois de um tempão danado vi ontem à tarde o deputado estadual Vagner Ramos sentado ao lado do prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia.

Foi no palanque das autoridades que prestigiavam o desfile cívico da Independência.

Há dias comentei que o parlamentar esteve meio “jururu” com o executivo municipal. E foi verdade. Uma vez que ninguém desdisse nada do que escrevi.

Pois bem, pelo visto, os dois voltaram a se entender novamente. Tudo em nome, claro, do bendito dia CINCO DE OUTUBRO.

Jovens deixam a sala de aula para agitar bandeiras de candidatos

Leio no Supersitegood que estudantes estão matando aulas em troca de algumas 'merrecas' para trabalhar como cabos eleitorais de candidatos que não estão nem ai para o presente e nem para o futuro da juventude.

Olhem só o que os políticos corruptos e corruptores são capazes de fazer com nossos jovens.

Preferem vê-los fora da sala de aula. Ao sol escaldante de nossas cidades mato-grossenses agitando bandeirolas.

Penso que o candidato que assim está agindo não merece o voto do cidadão de bem. Transformar o jovem eleitor desempregado em cabo eleitoral? Em horário de aulas? É isso que chamam de política de apoio à juventude?

Lugar de adolescentes e jovens é na sala de aula e nunca agitando bandeira de candidato qualquer. A menos que o trabalho desse jovem seja em horário diferente do escolar. E ainda assim, com reservas.

Charge do Dia

Charge de Clayton publicada nesta segunda-feira no Jornal O Povo (Fortaleza - CE)

DEM define que Muraro continua como candidato

Depois de muitas especulações e várias reuniões, a cúpula municipal do Democratas de Tangará da Serra decidiu pela permanência do candidato a prefeitura em Tangará da Serra, o ex-prefeito Jaime Luiz Muraro (DEM), pela coligação “Tangará Com Mais saúde”, e seu vice Saturnino Masson (PSDB). “Recebi recomendação do diretório Nacional e Estadual para manter a campanha até o fim, pois esta é uma aclamação do povo”, comentou o candidato Jaime Muraro, em entrevista exclusiva ao Diário da Serra, ressaltando que em nenhum momento disse ter desistido de ser candidato pela coligação, sendo apenas especulações publicadas. Diário da Serra

TSE de olho nos municípios cambalacheiros

Levantamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com dados recentes do IBGE e do mais recente balanço de eleitores do TSE (de julho) após o cancelamento de mais de 1,8 milhão de títulos, aponta que o cambalacho continua: 90 municípios têm mais eleitores do que população no Brasil.

O líder do ranking é o município de Severiano Melo (RN).

Com apenas 5.728 habitantes tem 7.162 (25% mais) eleitores aptos a votar neste ano.

Municípios de Mato Grosso do Sul, onde o TRE vem sistematicamente recadastrando eleitores pra evitar essas maracutais, está fora da lista dos 90. Mas o MT tem: é o Vale de São Domingos.

Candidatos 'chapa branca' são os favoritos

A mais recente rodada de pesquisas dos institutos Datafolha e Ibope, divulgadas neste fim de semana, mostrou que o ânimo situacionista prevalece no eleitorado das capitais.

Das dez cidades pesquisadas, em oito o candidato à reeleição ou o que é apoiado pelo poder municipal subiram, com as exceções do Rio de Janeiro e de Belém.

O maior crescimento ocorre com candidatos virtualmente desconhecidos que contam com o apoio de prefeitos em final de mandato, como Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, que atingiu 42% no Datafolha, e João da Costa (PT), no Recife, com 45%. Em ambos os casos, vencem no primeiro turno.

Também ganharia na primeira rodada o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que mantêm 71% de intenção de voto. Leia mais aqui

Analfabetismo se concentra entre pobres, negros e nordestinos, aponta Unesco

O analfabeto brasileiro continua sendo em sua maioria nordestino, negro, de baixa renda e com idade entre 40 e 45 anos. A análise é do especialista em educação de jovens e adultos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Timothy Ireland. Na data de hoje, 8 de setembro, a organização comemora o Dia Internacional da Alfabetização.

Jovens de Arenápolis estão proibidos de frequentar Lan Houses

Entra em vigor a partir do dia 13 setembro, a Portaria de nº 50/ 2008, pela juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correa, juíza de direito da comarca de Arenápolis.

Nela, a magistrada determina a proibição de entrada e permanência de crianças e adolescentes ainda que acompanhadas pelos pais e responsáveis em recintos que explorem comercialmente jogos de qualquer espécie, como bilhar, baralho, entre outros.

Ficará proibida também a permanência de adolescentes entre 12 anos completos e 18 anos incompletos desacompanhados por pais ou responsáveis nas ruas e lugares públicos, casas com jogos eletrônicos, ginásios, estádios, praças, bailes, etc, após 23h.

Menores de idade só poderão permanecer nos locais acima citados, seja qual for o horário, acompanhados por seus pais ou responsáveis legais.

Procurador do Incra preso pela PF tenta pela 3ª vez a liberdade

A defesa do procurador do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Antônio Reginaldo Galdino Delgado, preso na operação Dupla Face, entrou com o terceiro pedido para tentar a liberdade do acusado.

Trata-se de pedido de revogação da prisão preventiva, decretada no dia 18 de agosto. O pedido foi protocolado na quinta-feira (4) e ainda não há decisão.

A defesa do procurador já impetrou outros dois recursos com o mesmo objetivo.

O primeiro foi um habeas corpus, que pede inclusive a anulação de todo o inquérito que resultou na operação Dupla Face, alegando que as algemas foram usadas indevidamente.

O segundo recurso foi protocolado no Tribunal Regional Federal, 1ª Região. O pedido de liminar foi indeferido nos dois casos.

O procurador foi preso no dia 12 de agosto, com a deflagração da operação Dupla Face pela Polícia Federal. Ele foi indiciado por corrupção passiva e formação de quadrilha.

A operação Dupla Face apontou fraudes tanto no Incra como na Receita Federal. Gazeta Digital

MT é o segundo maior produtor de grão do país

O Brasil nunca produziu tantos alimentos como na safra atual de grãos (2007/08), que acaba de ser concluída pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os números do 12º levantamento, apresentados nesta segunda-feira, confirmam uma colheita de 143,87 milhões de toneladas, ou 9,2% maior que a do ciclo anterior.

Os dados apontam Mato Grosso como o segundo Estado que mais produz grãos no país, com 19,7% do total, atrás do Paraná (21,1%) e à frente do Rio Grande do Sul (15,6%) e Goiás (9,1%).

Com duas colheitas no ano, o milho cultura participou com 58,59 milhões de toneladas, ou 14% (7,21 milhões t) a mais que na safra passada.

Já a soja cresceu 2,8%, o equivalente a 1,66 milhões de toneladas.

Outro grão em evidência foi o trigo, com 3,82 milhões de toneladas, diferença de 71,2% para cima. Apesar do aumento, esta quantidade ainda não é suficiente para abastecer o mercado interno, o que leva o Brasil a importar parte do produto da Argentina.

Internautas podem fiscalizar a Amazônia

O novo portal http://www.globoamazonia.com/ permite ao internauta vigiar a Amazônia por satélite, acompanhar o desmatamento e as queimadas na Amazônia em tempo real.


O portal traz mapa interativo com pontos de queimada e desmatamento.


Satélites, cientistas e ambientalistas vão monitorar as ações predatórias na mata, o jornalismo da Globo faz a cobertura e você vai acompanhar tudo de perto no novo portal Globo Amazônia, ajudando a vigiar a maior floresta tropical do mundo.Ajude a preservar o verde, o amarelo, o azul, o vermelho , o laranja ... FHAZ NEW

Desfile cívico da Independência em Tangará da Serra


Realizado neste domingo (07) em Tangará da Serra, desfile cívico para celebrar a Independência do Brasil. Várias escolas da rede pública e privada do Município, participaram do evento. A ausência da população para assistir o que as escolas apresentaram, foi notória. O Diário de Tangará esteve presente E registrou algumas imagens. CONFIRA AQUI