10 de setembro de 2008

"Ensino integral em Várzea Grande é uma piada", critica ex-secretária

A informação da Prefeitura de Várzea Grande de que mantém três unidades de ensino em período integral não condiz com a verdade.


Segundo a ex-secretária de Educação, Zilda Pereira Leite que no exercício do mandato de vereadora e posteriormente como deputada estadual apresentou a proposta de ensino em período integral quando a idéia não era nem discutida no Ministério da Educação, o que o município faz hoje é uma irresponsabilidade e um risco para as crianças, jovens e até mesmo para os pais.


Isso é uma piada. Recolher as crianças às 7 horas e liberá-las às 10 horas, retornando às 13 horas e ficando até as 16 horas não é ensino integral e sim uma ampliação da jornada escolar, mas feita de forma muito irresponsável e sem qualquer tipo de parâmetro”, frisou Zilda Pereira Leite.


Ela aponta ainda que os resultados para o que o município chama de escola integral são pífios e medíocres. “Muitas crianças que saem às 10 horas não voltam para casa e sequer voltam para a escola no período vespertino”, explicou Zilda Pereira Leite.


Isso mesmo: em Várzea Grande, a segunda maior cidade do estado de Mato Grosso. Rica, bem estruturada e reconhecida nacionalmente.


Imagino que essa nota sirva para engrossar nosso debate sobre a inviabilidade da escola de tempo integral em Tangará da Serra.

TSE autoriza campanha em site de partido

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou os partidos a fazerem propaganda dos seus respectivos candidatos em suas páginas na internet. Antes, apenas os sites de cada candidato é que podiam fazer a campanha.

O caso havia sido levantado pelo PPS e, na noite desta terça-feira (9), os ministros do TSE alteraram a resolução anterior e legitimaram a autorização para todos os partidos.

Sintep quer professores de braços cruzados dia 16

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) irá realizar paralisação no dia 16 de setembro, pela implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). A atividade faz parte da campanha nacional.

De acordo com o presidente da entidade, Gilmar Soares Ferreira, a paralisação em Mato Grosso atinge diretamente as redes municipais.

No estado, serão realizados debates sobre a lei 11.738/2008, que estabelece a legalidade do piso, além da cobrança para que candidatos a prefeitos em todos os municípios assinem um termo que prevê o posicionamento deles em relação à lei, se eleitos, além de outras atividades definidas pelas subsedes do sindicato em Mato Grosso.

Engodo para fisgar compradores

Sabe aquela prática comum de propaganda de promoção nas lojas em que o valor da prestação é em algarismo grandão e o valor total do produto bem pequeno, tática que serve de engôdo pra fisgar compradores?

Isso não pode mais.

Agora, valor das prestações e preço total devem ser exibidos em algarismos e letras do mesmo tamanho.

Este é um dos itens de convenção coletiva de consumo intermediada pela OAB, firmada nesta semana entre a Amas (Associação dos Supermercados) e a ABCCON-MS, entidade que representa os consumidores.

Um exemplo bom que poderia ser aplicado em Tangará da Serra. Não achas?

Sobre o "Certo e o Duvidoso"

Essa do "Certo pelo Duvidoso" é muito engraçada. Pois, tanto o "certo como o duvidoso, para minha pessoa não tem diferença nenhuma.

Essa diferença deve estar acoontecendo apenas na cabeça alienada de alguns.

Como posso saber se o "Certo" será mesmo o "certo" para administrar nosso Município? Se a nova gestão ainda nem começou?

E como posso ter certeza que o "Duvidoso" não será o melhor, se em tese, ele nem existe ainda?

Esses joquetes, na verdade, só servem para maquiar um monte de lambanças e nada mais.

Não posso tormar como base o passado ruim ou bom de uma pessoa, para me firmar na idéia de continuidade.

Alguns "ruins" do passado são endeusados na atualidade. Outros, chamados de "bons", são tidos como demônios no presente. E agora? "Tudo" não é mesmo relativo?

Aprovada lei Arouca

O projeto que regulamenta o uso de animais em experimentos científicos, denominado lei Arouca foi aprovado pelo Senado. A proposta, que tramitava no Congresso desde 1995, vai agora à sanção presidencial. A aprovação é uma vitória para os cientistas. Do ponto de vista prático, a medida acaba com leis municipais que tentam proibir a pesquisa com animais. Uma lei desse tipo já vigora em Florianópolis. Um projeto para proibir o uso de animais em pesquisa no Rio foi vetado pelo prefeito Cesar Maia. (Com informações da Folha Online)

Charge do Dia

Autor: Gilmar

Conheça a letra do hino oficial de Tangará da Serra

Berço Altivo porte de nobreza
Fulgurante em teu seio sutil
És um canto inspirando grandeza
No imenso solo do Brasil.
O teu povo que luta confiante
Nas promessas que este solo dá
Pois a luz dos campos verdejantes
Retrata o teu renome Tangará

Tangará, Tangará!
Maravilhoso pássaro que voa
Retumbante a pedra solteira
Que está divisando esta terra tão boa.

Mato Grosso contempla teu gesto
De amparo e de fraternidade
Sem rancor e sem canto funesto
Todos com a mesma igualdade
De beleza teus campos se exaltam
Em suas matas a grandeza se encerra
Deus te deu altivez tão farta
Na riqueza que traz tua Terra.

Os teus rios com águas tão claras
Fascinando esta natureza
È um conjunto de altivez tão rara
Confinado de augusta beleza
Tangará, sublime Tangará
O teu nome é emblema de vida
Dos frutos deste solo rico que traz
Aos meus filhos oh! Terra querida.

Nova identidade hightech começa em janeiro


Vem ai a nova carteira de identidade, que vigora a partir de janeiro do ano que vem. O documento não será mais chamado RG, mas RIC (Registro de Identidade Civil) e promete reunir todas as informações do cidadão. Serão RG, CPF e Título de Eleitor num só documento que terá o shape de um cartão de crédito no que se refere ao formato, material e tamanho. Leia mais aqui - Assumar.

Partidos poderão fazer propaganda de candidatos em seus sites na internet

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral retificaram, na sessão de ontem (9), um dispositivo da Resolução 22.718/2008, que trata especificamente da propaganda eleitoral na internet, para possibilitar que os partidos políticos façam propaganda eleitoral de candidatos em suas páginas na internet.

A resolução (artigo 18) limitava a propaganda ao sítio mantido pelo candidato, de maneira individual.

A questão foi levantada pelo Partido Popular Socialista (PPS), que apresentou mandado de segurança contestando a proibição.

O relator do mandado de segurança, ministro Joaquim Barbosa, já havia acolhido o pedido do PPS, mas, na sessão desta noite, retificou seu voto, sugerindo que o TSE alterasse a resolução para legitimar todos os partidos políticos a fazer propaganda eleitoral de seus candidatos em seus sítios na internet.

Justiça denuncia 12 envolvidos na Operação Dupla Face

O Juiz Federal Jeferson Schneider da 2ª Vara Federal de Mato Grosso informa que o Ministério Público Federal, no caso da denominada Operação Dupla Face, que apura o envolvimento de servidores públicos federais do INCRA em Mato Grosso em atos de formação de quadrilha e corrupção, denunciou:

Antônio José Cintra Filho
Antônio Reginaldo Galdino Delgado
José Nicolau Fuezi Leite de Oliva
Osvaldo das Neves Viana
Itamar Moreira de Souza
Joamir Santana Duarte
Cláudio Maurício Barroso de Brito
Domingos Sávio de Santana
Antônio Luiz de Souza Meira
Carlos Leite Filho
Emerson Rossi de Barros
Rogério Beghini

A denúncia foi recebida nos termos postos pela acusação no dia 08/09/2008.

TRE cassa mandato de mais quatro vereadores infiéis

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso retomou na sessão ordinária desta terça-feira (9) o julgamento dos processos de perda de mandato por infidelidade partidária.

Após decisão unânime dos membros na última semana de agosto, os processos foram retirados de pauta para dar prioridade ao julgamento dos recursos sobre registro de candidatura e duplicidade e filiação partidária.

Na sessão de hoje quatro vereadores infiéis perderam o mandato, elevando para 121 o total de parlamentares cassados por desfiliação partidária sem justa causa no Estado.

Perderam os mandatos os vereadores de Curvelândia, Edimar Moreira de Carvalho, que migrou do PSDB para o PMDB; de Santa Terezinha, Geraldo Nerys Costa que se desfiliou do PSB para ingressar no DEM; de Pontal do Araguaia, Pedro Reinaldo de Araújo que saiu do PDT para se filiar ao PSB e o vereador de General Carneiro, Aidon Nério Teixeira, que migrou do PT para PDT.

O sol teria a solução

Cientistas anunciaram um plano para cortar as emissões de carbono da Europa utilizando a energia solar proveniente do deserto do Saara, que seria capaz de abastecer todo o continente com eletricidade "limpa". Arnulf Jaeger-Walden, do Instituto de Energia da Comissão Européia, disse que seria preciso aproveitar apenas 0,3% da luz solar que incide sobre o deserto do Saara e sobre os desertos do Oriente Médio para suprir a necessidade energética da Europa. Jornal do Senado

Como ficará a Lei da licença-maternidade em Tangará da Serra?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que amplia o prazo da licença-maternidade de quatro para seis meses.

Para que as mães obtenham o novo benefício, elas terão que negociar com as empresas a ampliação, já que a medida é opcional para os patrões. A nova legislação passa a valer a partir de 2010.

Em Mato Grosso, o governador Blairo Maggi deverá sancionar a mesma Lei ainda nesta quarta-feira. Passando o direito a vigorar de imediato para as servidores públicas do estado.

Ontem, foi a vez da Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovar o projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal.

Resta saber se o mesmo procedimento será feito em Tangará da Serra. Imagino que Câmara Municipal e Poder Executivo devam adotar idêntico procedimento.

Ou vão deixar as servidores públicas municipais de fora desse benefício? Espero que não.

Garimpo ilegal é localizado durante Operação Ponta de Lança

Um garimpo que funcionava ilegalmente em uma área de preservação permanente foi localizado nesta terça-feira durante a Operação Ponta de Lança. A ação deflagrada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Ibama teve como objetivo combater crimes ambientais no Parque Nacional do Juruena, no norte de Mato Grosso. Foto: TVCA

Senado obriga (e precisava disso?) parlamentares a demitir parentes

Os senadores serão obrigados a cumprir a súmula do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu a prática do nepotismo (contratação de parentes) nos três Poderes.

A Mesa Diretora da Casa Legislativa decidiu nesta terça-feira determinar o cumprimento da súmula após o protesto de alguns parlamentares contrários à aplicação imediata da norma.

A Mesa decidiu endurecer o tom para a aplicação da súmula do STF depois que alguns senadores defenderam a criação de "cotas" para a contratação de parentes no Senado.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu abertamente que parte dos cargos em seu gabinete fosse destinado a familiares. Como a determinação da Mesa, no entanto, os senadores ficam obrigados a exonerar parentes.

Gado é apreendido durante operação do Ibama em MT

Técnicos do Ibama e policiais federais e rodoviários federais participaram nesta terça-feira (09) da Operação Ponta de Lança, para combater crimes ambientais no Parque Nacional do Juruena, no norte de Mato Grosso. Na operação, foram apreendidas 300 cabeças de gado que eram criadas ilegalmente na área de preservação permanente. Foto: TVCA