17 de setembro de 2008

TVCA encerra rodada de entrevistas com candidatos tangaraenses

A Televisão Centro América (TVCA) de Tangará da Serra encerrou hoje sua primeira rodada de entrevistas com os candidatos à prefeito deste Município.

Depois de ouvir os candidatos Júlio César Ladeia (PR) segunda-feira, e Azenate Carvalho (PMDB) terça-feira, hoje foi à vez do candidato democrata Jaime Luiz Muraro.

A entrevista teve duração de 12 minutos divididos em dois blocos.

Sem dúvidas, a TVCA local prestou excelente serviço à comunidade tangaraense.

As entrevistas trouxeram grandes esclarecimentos para todos nós.

Particularmente, estou quase convencido sobre quem tem as melhores propostas para governar nosso Município nos próximos quatro anos.

TRE indefere registro de candidatura de Campo Novo do Parecis

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso manteve, na sessão plenária desta terça-feira (16), o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Derli Nogueira, do município de Campo Novo do Parecis, ao cargo de vereador pelo PSDC.

Por unanimidade, acompanhando o voto da juíza relatora Adverci Rates Mendes de Abreu, o Pleno negou provimento ao recurso interposto pelo candidato na tentativa de reformar a decisão de primeiro grau que indeferiu seu registro.

Segundo a relatora, o Juízo da 60ª Zona Eleitoral negou o pedido de registro porque Derli Nogueira está com os direitos políticos suspensos por três anos, em virtude de cumprimento de sentença condenatória transitado em julgado por crime de receptação.

Para a juíza Adverci, estar com os direitos políticos em pleno gozo é condição de elegibilidade segundo a Constituição Federal.

Enquete: 66% já sabem em quem votar

Enquete sem efeito cientifico realizada por este blog aponta que 66% dos nossos webleitores já estão convictos em quem votar no dia cinco de outubro.

O que nos surpreende é a quantidade de eleitores que deixarão para escolher seus candidatos no exato momento da votação.

14% asseguram que o voto será decidido na “boca da urna”.

Outro resultado não menos preocupante é quando à quantidade que está certa da anulação do voto. 9% deles não votarão em nenhum dos candidatos nessas eleições.

Na mesma enquete, 6% estão em dúvida, 2% ainda não escolheu candidato e outros 2% não sabem o que fazer com o voto.

Confira enquete ao lado direito desta página e faça também uma leitura dos números.

Marcos Valério em programa eleitoral de Tangará

Uma imagem do bem-sucedido empresário e publicitário brasileiro Marcos Valério apareceu em um dos programas eleitorais desta quarta-feira, em Tangará da Serra.

Fiquei sem entender a possível conotação com algum outro personagem local ou regional.

O programa poderia ter sido mais claro e direto. Afinal, não estamos no período da rasgação e queimação da palha?

Marcos Valério... Ora, essa eu não entendi. Bolas.

Avenida Lions: cenário para muitas eleições

Mas, afinal de contas: quem vai construir a Avenida Lions Internacional de Tangará da Serra?

A estória dessa “avenida” se parece muito com a da transposição das águas do Rio São Francisco.

No Nordeste, só agora, depois de 110 anos de promessas da classe política, por determinação do presidente Lula, a obra foi iniciada.

Disse que as obras da “avenida das promessas” não seriam iniciadas antes das eleições. Estamos à apenas 18 dias do pleito.

E como não creio em milagres, só vendo crerei que as obras começarão a sair do papel e das promessas ainda em 2008.

A Lions ainda nos renderá boas páginas de jornal e de estórias para as gerações futuras. Assim creio.

Ministro da Agricultura pede votos para candidata tangaraense

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, falou hoje no programa eleitoral da candidata do PMBD à prefeitura de Tangará da Serra, Azenate Fernandes de Carvalho.

Enfocou que sendo um município eminentemente agrícola, caso a candidata de seu partido seja eleita prefeita, Tangará da Serra contará com significativo apoio no seu Ministério.

Antes do Ministro, outro figurão do PMDB, Sinval Barbosa, vice-governador do estado de Mato Grosso, também apareceu no horário eleitoral retificando apoio à Azenate.

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

O Código Eleitoral determina que a partir deste sábado (dia 20), quando faltarem 15 dias para as eleições municipais deste ano, nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou a vereador pode ser detido nem preso, salvo em caso de flagrante delito.

Já no período entre 30 de setembro e 7 de outubro, a garantia se estende aos eleitores.

Desde cinco dias antes até 48 horas depois do pleito, nenhum eleitor poderá ser detido nem preso, com exceção dos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

Este salvo-conduto está previsto no artigo 235 do próprio código.

Que assim seja. Amém!

Nova Olímpia: prefeitura e Legislativo com novos gestores a partir de hoje

Terça-feira, dia 16 de agosto de 2008, tornou-se uma data histórica para Nova Olímpia. Dois de seus filhos natos tomaram posses nos mais importantes cargos do município. Eduardo Oliveira de Almeida (Duda) e Florisvaldo Lopes Fernandes, ambos naturais de Nova Olímpia, tornaram-se respectivamente prefeito e presidente da Câmara da cidade. Eles assumem os cargos por 20 dias, período que pode parecer pequeno, mas para a cidade e principalmente para eles e seus familiares, é de uma grandiosidade imensurável.

Nortão: advogado é assassinado e corpo carbonizado

O corpo do advogado Alexandre Marchioro da Silva foi encontrado, há cerca de uma hora, carbonizado, às margens da rodovia de acesso ao município de Vera.

Peritos do Instituto Criminalística de Sinop, um delegado e policiais estão no local investigando o homicídio.

Alexandre era assessor jurídico da Prefeitura de Nova Ubiratã e um dos coordenadores da campanha de reeleição do prefeito Osmar Rosseto (Chiquinho).

O corpo estava a cerca de 15 metros do carro dele, um Astra preto.

O perito Carlos Ferracioli informou, ao Só Notícias, que havia no local rastros de outro carro, caixa de fósforo e um tambor de plástico queimado.

O corpo vai para o Instituto de Criminalística de Sinop e a perícia apontará se ele também foi baleado. A OAB já foi comunicada e começa a acompanhar o caso. Só Notícias.

TSE mantém mandato do Deputado Federal Eliene Lima

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na sessão desta terça-feira (16), manter o mandato do deputado federal Eliene José Lima (PP-MT), acusado pelo Ministério Público Federal de Mato Grosso de comprar votos nas eleições de 2006.

De acordo com a denúncia, o parlamentar teria comprado 1.500 litros de gasolina em um posto, no valor de R$ 4.000.

O combustível seria usado para abastecer clientes mediante apresentação de "vales" assinados pelo então candidato.

O ministro relator, Joaquim Barbosa, julgou improcedente a ação contra o deputado. Entendeu que não ficaram caracterizadas as requisições de combustível pelo candidato nem a distribuição indiscriminada dos "vales". A decisão foi unânime.

Charge do Dia

Trabalho de Amâncio - Diário de Natal (RN).

Deputada federal realiza "maratona" no interior de MT

A deputada federal Thelma de Oliveira(PSDB/MT) está, junto com o secretário geral do PSDB, Aparecido Alves, e o suplente a deputado estadual, Carlos Avalone, com a responsabilidade de dar apoio logístico e, principalmente, político aos 25 candidatos a prefeito do partido.

Ela tem, todo final de semana, feito uma verdadeira maratona pelo interior de Mato Grosso.

Para ela o partido elegerá entre 15 a 20 prefeitos nessa reeleição, mas admite que o principal objetivo é reeleger o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos.

A parlamentar tucana observou que o prefeito cuiabano representa a nova geração da legenda depois do ex-governador Dante de Oliveira.

O otimismo da parlamentar é em razão do PSDB ter perspectiva de eleger o próximo presidente da República e o governador do Estado.

Thelma deverá visitar Tangará da Serra, para apoiar logisticamente, o suplente de deputado federal Saturnino Masson, candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Democratas.

Dourados: juiz proíbe uso de pesquisa Ibope

O juiz da 18a. Zona Eleitoral de Dourados (MS), José Carlos Souza, concedeu liminar proibindo veiculação da pesquisa do Ibope/Rede Globo, veiculada no dia 15 de setembro, acolhendo mandado da coligação Dourados Cada Vez Melhor, que tem como candidato a prefeito da cidade o professor Wilson Biasoto (PT), do mesmo grupo político do prefeito Laerte Tetila e conta com o apoio do senador Delcídio Amaral. Assim, com a decisão, fica proibida a veiculação nos programas eleitorais [rádio e tv], jornais e panfletos. Se a moda pega!