22 de setembro de 2008

'O que você tem a ver com a corrupção?' Nesta sexta em Tangará da Serra

A Promotoria de Justiça da comarca de Tangará da Serra convida a população para o encerramento da campanha 'O que você tem a ver com a corrupção?

Será na próxima sexta-feira 26, às 19h30 no auditório da Unic.

O ato contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, membros do Ministério Público de Tangará, educadores, estudantes, sociedade civil.

'Plágio' rende comentários no interior de escolas tangaraenses

A tarde dessa segunda-feira (22), foi de muitos comentários e risos em algumas escolas de Tangará da Serra.

Em pauta: a divulgação de um plágio em um dos programas eleitorais veiculados ao meio dia.

O questionamento: em Tangará da Serra não tem intelectuais, escritores, poetas e bons redatores para escreverem uma simples crônica política?

Uma crônica. Quem não se atreve a escrever uma? Romântica, irônica, poética, ao gosto do freguês?

De fato. “Não havia necessidade do plágio”, comentaram alguns profissionais da Educação local.

“O plágio envergonhou nossa categoria”, disse um educador. “E nos rebaixou à insignificância”, completou.

NOTA DO BLOG: em política tudo e um pouco mais é possível. Por isso, como dizem, sou “cabreiro”. Há muito tempo não creio mais em papai Noel, Chapeuzinho Vermelho, e numa série de outras estorinhas coloridas que ouço no dia-a-dia.

PC pronta para prender suspeitos de matar candidato

Os suspeitos pela morte do candidato à Prefeitura de Araguaiana (MT), Evânio Paulino Feitosa (PR), na manhã desta segunda-feira (22), estão hospitalizados e aguardam alta médica para serem presos na Cadeia Pública de Barra do Garças (MT). Jeovanir e o filho dele, Vitor Hugo Moraes Magalhães foram espancados pelos funcionários do candidato após efetuarem um dos disparos que atingiu Evânio. Leia mais aqui

Coligação protocola nome de Olga Muraro para prefeita de Tangará

Ainda não está descartada a possibilidade de Tangará da Serra ter neste pleito eleitoral duas mulheres concorrendo à chefia do Executivo.

Com a desistência do Candidato Jaime Muraro (DEM), na última sexta-feira (19), foi aberta vaga para a ex-secretária de Assistência Social Olga Muraro. Esposa de Jaime.

O pedido de registro do nome dela como candidata foi protocolado neste domingo (21), em Tangará da Serra, pela coligação “Tangará com mais Saúde” – formada por DEM e PSDB.

Caso a Justiça Eleitoral aceite o pedido, o eleitorado tangaraense poderá escolher entre duas mulheres: Olga (DEM) e Azenate (PMDB). Além, do candidato Júlio César Ladeia (PR).

Marta Suplicy é sucesso em Tangará da Serra

Prezada Marta, apesar de não ser simpatizante do Partido dos Trabalhadores (PT), particularidade que faço questão que todos saibam, uma coisa não posso negar: sou seu fã. E se meu domicílio eleitoral fosse em São Paulo, onde reside grande parte de minha família, não teria dúvida nenhuma em votar em sua pessoa para prefeita dessa imensa cidade brasileira.

Seu jeito inteligente, criativo, original e popular me fascinam. Para mim você chega a ser mais que uma simples personalidade do mundo da política. És para mim uma espécie revolucionária, mulher à frente de seu tempo.

Sou seu fã.

Admiração que cresceu consideravelmente nesta segunda-feira (22), ao ver em um dos programas eleitorais exibidos ao meio dia, uma de suas belas crônicas lida por uma também importante personalidade política de nosso Município.

Adorei sua crônica. É muito bonita e emocionante.

Lamentei apenas o fato de ter percebido que algumas palavras de sua obra quase literária foram suprimidas pela pessoa que a leu.

Mesmo assim, adorei. Apesar das palavras "São Paulo" terem sido trocadas por "Tangará da Serra" e "paulistanos" por "tangaraenses", adorei.

A propósito, gostaria que me enviasse esse texto para guardar em meu acervo literário (me envie para não ser preciso plageá-lo). É aquele que homenageia com espírito e alma a belíssima cidade de São Paulo. Falado por sua pessoa em um de seus programas eleitorais.

Grato!

O Editor.

Charge do Dia

Charge de Bello publicada hoje no Jornal Tribuna de Minas.

75,3% querem votar em candidatos aliados para manter programas sociais

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (22) indica que 75,3% dos eleitores brasileiros estão dispostos a votar nas próximas eleições em candidatos apoiados pelo governo federal para garantir a continuidade de programas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero.

Segundo a pesquisa, apenas 13,6% não acreditam que a escolha de candidatos alinhados com o governo seja garantia de que os programas federais ou estaduais serão mantidos.

Outros 9,6% responderam que ainda não definiram se vão votar em candidatos ligados ao governo para a manutenção dos programas, enquanto 1,5% não responderam ao questionamento.

A pesquisa também mostra que 49,7% dos entrevistados conhecem pessoas beneficiadas pelos programas sociais do governo, enquanto 15,9% são beneficiários diretos dessas ações.

No total, 33,3% responderam não conhecer ninguém que recebe auxílio dos governos federal, municipal ou estadual por meio de programas sociais.

Câmara: projeto aumenta pena para crime de exploração de prestígio

O Projeto de Lei 3658/08, do deputado Betinho Rosado (DEM-RN), aumenta a pena para crimes de exploração de prestígio quando um dos beneficiários é funcionário público.

Exploração de prestígio é solicitar ou receber dinheiro ou vantagem a pretexto de influir sobre a decisão de juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de Justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha.

Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) prevê, nesses casos, aumento de 1/3 da pena, que é de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

O projeto estabelece que a pena será aumentada da metade. O deputado afirma que o projeto equipara a punição dos crimes de exploração de prestígio com os de tráfico de influência, cuja pena já é aumentada pela metade quando o acusado alega que a vantagem é também destinada ao funcionário relacionado ao crime.

O Código Penal define o tráfico de influência como solicitar ou obter vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.

Assassinado candidato a prefeito de Araguaiana (MT)

O candidato Evânio Paulino Feitosa (PR), que concorria à Prefeitura de Araguaiana (562 Km de Cuiabá), foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira. Evânio foi atingido por dois disparos enquanto tentava apartar uma briga em que o sobrinho dele estava envolvido, na cidade de Barra do Garças.

De acordo com informações da polícia, um homem armado teria ameaçado o sobrinho de Evânio. O candidato tentou interceder e foi baleado no peito e na cabeça. O crime, ainda de acordo com a PM, não teria motivações políticas.

O crime ocorreu por volta das 9h em uma empresa da cidade. Apesar de ter sido socorrido, Evânio não resistiu aos ferimentos e morreu. Funcionários da empresa conseguiram deter os dois suspeitos, que foram espancados até a chegada da polícia militar.

Segundo o Coronel Barbosa, o assassinato foi um "acerto de contas" entre Rubens, sobrinho do candidato, e um morador de Aragarças (GO). A arma do crime ainda não foi encontrada.TVCA

Situação complicada para Ladeia se grupo de Muraro se anir à Azenate

Uma cidade inteira sem saber como ficará o quadro político a partir da desistência do candidato a prefeito, Jaime Muraro (DEM), parcialmente oficializada às 18h30, da última sexta-feira (19).

Assim, amanheceu Tangará da Serra nesta segunda-feira (22).

Todos querem saber se Muraro ainda pretende indicar um nome para substituí-lo ou se jogou mesmo a toalha completamente.

Certo é que, sem Jaime Muraro na disputa, todo o quadro político será alterado.

Júlio César Ladeia (PR) passará a ter como adversária a candidata Azenate Carvalho (PMDB).

Mas, e se as forças que apóiam o nome de Muraro se aliarem a Azenate? Certamente, a situação ficará muito mais complicada para quem vinha acreditando numa fácil vitória do candidato republicano.

A campanha de Tangará da Serra chega onde muitos analistas já vinham profetizando. Apenas dois nomes disputando a chefia do Poder Executivo na reta final.

Tangará e outras regiões de MT devem receber investimentos para reflorestamento

A consolidação do pólo de florestamento e reflorestamento na região de Tangará da Serra é imprescindível para viabilização do setor florestal, trazendo benefícios diretos para os produtores florestais. Leia detalhes aqui

Polícia continua procurando assassino de advogado

Passados seis dias do assassinato do advogado Alexandre Marchioro, 38 anos, que teve corpo parcialmente carbonizado, às margens da rodovia de acesso a Vera (60 km Sinop), a Polícia Civil de Mato Grosso trabalha para desvendar o crime. Algumas pessoas foram ouvidas e, com base em informações, a polícia estuda as possíveis linhas do crime. Entretanto, ainda não há pistas concretas para identificar os responsáveis pelo brutal homicídio. Alexandre era ex-assessor jurídico da Prefeitura de Nova Ubiratã (80km de Sorriso) e e estava coordenando uma campanha política.