29 de setembro de 2008

Debate da Acits contou apenas com candidato republicano

Apenas o candidato republicano a prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia, compareceu ao “debate” que seria promovido pela Associação Comercial, sábado (27) pela manhã.

O presidente da entidade, Ramon Chaparroz, lamentou a ausência dos outros candidatos.

Eleitores também não entenderam o fato deles perder tão importante oportunidade para exposição de suas idéias para a platéia de mais de cem empresários.

Nesta tarde, um webleitor informou ao blog que a candidata do PMDB, Azenate Carvalho, compareceu ao evento, mas teria se retirado do local em poucos minutos, por ter visto ali, apenas simpatizantes da candidatura republicana.

A candidata Olga Muraro (DEM) não teria justificado a ausência.

Justiça eleitoral tem até sábado para substituir cargo majoritário

Sábado (4) é o último dia para substituição do cargo majoritário, até as 8 horas, quando o candidato for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo de registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado. O requerimento somente será considerado tempestivo (dentro do prazo) se observado o prazo de até 10 dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição.

Propaganda eleitoral gratuita se encerra dia dois

Quinta-feira (02) é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, para propaganda política por meio de comícios ou reuniões públicas e para a realização de debates. A partir de então, será a vez do famoso boca-a-boca.

Na sexta-feira (3) é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no espaço máximo, por edição, para cada candidato, partido político ou coligação, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide.

Será o último dia também para propaganda eleitoral em páginas institucionais na internet e também a data em que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá tomar providências para o seu recebimento.

Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira

A partir desta terça-feira (30) e até 48 horas depois do encerramento da eleição de 5 de outubro, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei 9504/97) esta terça-feira também é o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízes eleitorais representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização, bem como os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais para fiscais e delegados.

Situação dos candidatos a vereador pelo DEM

Chegando a minha CP inúmeras perguntas de webleitores, querendo saber como ficará a situação dos 27 candidatos a vereador pelo Democratas tangaraense, na hipótese de não confirmação do registro de candidatura de Olga Muraro.

Caros internautas, infelizmente, estou sem essa resposta.

Com a palavra a Justiça Eleitoral.

Diretor do DNIT no programa eleitoral republicano

O diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, apareceu no programa eleitoral desta segunda (29) do candidato a prefeito de Tangará da Serra, republicano Júlio César Ladeia.

Enfatizou que o apoio que Ladeia terá, caso seja eleito, dos governos federal e estadual será de grande relevância para o crescimento do Município.

Democratas entram em ação na eleição para prefeito de Tangará

Senador Jaime Campos

A 'elite' estadual do Democratas entrou em ação nesta reta final de campanha eleitoral em favor da candidatura do partido em Tangará da Serra.

Numa só tacada, no programa eleitoral gratuito desta segunda (29), apareceram, senador Jaime Campos, deputado estadual Guilherme Maluf, ex-deputada federal Celcita Pinheiro e a deputada federal tucana Thelma de Oliveira.

Candidata do DEM ainda sem resposta da Justiça Eleitoral

Até o presente, a Justiça Eleitoral de Tangará da Serra ainda não se posicionou sobre o pedido de registro de candidatura da ex-secretária municipal de Assistência Social Olga Muraro (DEM), à prefeitura.

Essa “demora” da Justiça estaria deixando o eleitorado inquieto.

Por enquanto, na consciência do eleitorado tangaraense três nomes concorrem ao pleito eleitoral de cinco de outubro.

Mesmo Olga estando ainda com situação indefinida.

Sabe-se apenas que, caso seu nome venha ser ratificado, sua foto não aparecerá na urna eletrônica. Isso quer dizer, que, o eleitor que nela votar, verá na máquina a foto do ex-prefeito Jaime Muraro.

Expoente do DEM anuncia apoio a Azenate

No programa eleitoral desta segunda (29) a população tangaraense, creio, teve uma grande surpresa. Algo quase inesperado aconteceu.

Ex-prefeito, ex-vice, ex-vereador, ex-presidente da Câmara, ex-secretário de Educação, atual pedagogo e advogado Fábio Martins Junqueira, apareceu no horário dos partidos políticos.

Simpático e sorridente apareceu pedindo aos eleitores tangaraenses, para, como ele, votarem na candidata do PMDB Azenate Carvalho.

Isso não teria causado impacto nenhum no eleitorado local, se Junqueira não fosse um dos mais fortes expoentes do Democratas no Município.

Posso imaginar como estão vivendo DEM e PMDB nesta reta final de campanha com essa situação.

Charge do Dia


Charge de Novais publicada hoje no JB online.

Amazônia: aumenta desmatamento, diz Inpe

Dados levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que em agosto foram desmatados 756 km² da Amazônia brasileira, área equivalente a metade da cidade de São Paulo. O número é 134% do registrado em agosto: 323,7 km².

Segundo o Inpe, no entanto, não é possível dizer com precisão que o ritmo de desmatamento mais que dobrou de um mês para o outro. Isso porque as áreas detectadas não são as mesmas todos os meses, já que a observação por satélite está sujeita à cobertura das nuvens, variável de um mês para outro.

No mês de agosto, a visibilidade da região foi de 74%.Mesmo maior que a de julho, a área de desmatamento de agosto é menor que a registrada nos meses de junho, maio e abril, este o pior mês de 2008, quando a Amazônia perdeu em 30 dias 1.124 km2, segundo informações do Inpe.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Pará foi o Estado que mais perdeu floresta. Em agosto, o Inpe registrou 435,27 km² de desmatamento no estado, 57% do total. O Mato Grosso aparece em seguida, com 229,17 km², seguido por Rondônia, com 29,21 km².

Os dados são captados pelo sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real).

53% dos brasileiros avaliam negativamente a segurança pública

Apesar da avaliação positiva do governo federal ter atingido recorde em setembro deste ano, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira(29), a maioria dos brasileiros considera ruim ou péssima a avaliação da segurança pública no Brasil.

A pesquisa mostra que 53% dos entrevistados avaliam negativamente a segurança pública, enquanto 18% consideram o setor como ótimo ou bom. Outros 29% avaliam como regular as políticas para o setor.

Em comparação com março deste ano, última edição da pesquisa que analisou o tema, o setor registrou queda de nove pontos percentuais em setembro.

A pesquisa também mostra que 46% dos brasileiros consideram que o setor segurança pública está pior se comparado há dez anos, enquanto 28% avaliam como igual e outros 24% como pior.

A maioria dos entrevistados (41%) aponta as ações sociais, como saúde e formação profissional de jovens, como melhor alternativa para contribuir para a redução da violência.

As ações repressivas, como mais policiamento e rigor na punição dos criminosos, aparecem em segundo lugar, lembradas por 28% dos entrevistados.

Eis a questão: votar em qual para prefeito de Tangará?











Júlio César Ladeia (PR) (imagem do site do Partido)











Azenate Carvalho (PMDB) (Imagem do site do Cefapro)









Olga Muraro (DEM)(Imagem de divulgação)

Mais de 128 milhões de eleitores estão aptos a votar no dia 5

No próximo dia 5 de outubro mais de 128 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às mais de 400 mil urnas espalhadas por todo País para escolher os prefeitos e vices em 5.563 municípios, e os 52.137 vereadores que compõem as câmaras municipais.

Dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta de que exatos 128.806.592 estão inseridos no cadastro da Justiça Eleitoral. Não votam este ano os eleitores do Distrito Federal, de Fernando de Noronha (PE) e os alistados no exterior.

O total do eleitorado brasileiro (incluindo DF, Fernando de Noronha e exterior), que ultrapassa os 130 milhões, cresceu 3,72% em relação ao eleitorado de 2006, e 7,58% em relação ao último pleito municipal, em 2004.

Os números foram atualizados em agosto, após pequenos ajustes no cadastro.

Foto de Jaime Muraro aparecerá na urna

Caso o nome de Olga Muraro seja aprovado na Justiça Eleitoral em substituição ao esposo, algo inusitado acontecerá em Tangará de Serra no dia 5 de outubro. Ao confirmar o voto em Olga, o eleitor verá na urna eletrônica o nome e fotografia de Jaime Muraro. Isto ocorrerá em função dos prazos estabelecidos pelo TRE, no qual a opção pela mudança de nomes e fotografia já estavam encerrados.

MT: candidato a prefeito é acusado de aliciar trabalhadores para trabalho escravo

O candidato a prefeito em Confresa (MT), Luiz Carlos Machado, conhecido como Luiz Bang, é acusado de aliciar trabalhadores para trabalho escravo. Conforme o Ministério Público do Trabalho, o candidato aliciou, em 2003, 136 trabalhadores em Mato Grosso e no Maranhão. Luiz Bang responde a ação por lesões corporais junto com Sebastião Neves de Almeida, o Chapéu Preto, dono da fazenda Cinco Estrelas, em Novo Mundo (MT), onde estavam os trabalhadores. Bang alega que, no dia da operação contra o trabalho escravo na fazenda, "apenas estava visitando o amigo". (Com informações da Folha Online)

Vôo 1907: tragédia completa dois anos sem conclusão

O acidente com o Boeing da Gol, que matou 154 pessoas, completa dois anos hoje. Nesse período, as famílias das vítimas afirmam que foram poucos os resultados das investigações sobre o choque entre o vôo 1907, que ia de Manaus para Brasília, e o jato Legacy. Para eles, a Justiça tem agido com lentidão. Ontem uma missa realizada em Brasília em memória das vítimas reuniu cerca de 300 pessoas. Leia mais AQUI

PT poderá se afastar de Maggi

O aceno do governador Blairo Maggi (PR) para manter a aliança com o Partido Progressista (PP), sobretudo, na chapa para o Senado Federal, provoca rusgas entre aliados como o Partido dos Trabalhadores (PT), que projeta se manter com uma das três vagas destinadas a Mato Grosso.

A senadora petista Serys Slhessarenko deseja disputar a reeleição.

Já o deputado federal Carlos Abicalil (PT), presidente da sigla, é um dos nomes para o Senado.

A disputa interna está abafada, não só pela eleição deste ano. No entanto, ganhou novos contornos com a declaração recente (VEJA AQUI) de Maggi que, em tese, afasta a sigla da base aliada.

Isso quer dizer, que, depois das eleições municipais, há grande possibilidade do PT se atastar do PR. Coisa que nunca duvidei.

O PT se aliou à Maggi, também, de olho no governo em 2010. Não tem aquela estória que estando no poder tem mais chances de tomar o poder para si?

9% poderão anular o voto

Enquete (sem critérios científicos) ainda em curso neste blog, aponta até agora que 9% dos nossos webleitores anularão o voto em cinco de outubro.

É uma quantidade considerável se os dados fossem aplicados no Município de Tangará da Serra, onde temos mais de 50 mil eleitores.

Teríamos algo em torno de cinco mil votos perdidos. A diferença que poderia conduzir qualquer um dos três candidatos, folgadamente, à eleição.

Não podemos deixar de analisar esse alto índice de possíveis anulações do voto como ato de protesto contra os nomes apontados pelas coligações como sendo os “melhores” para disputarem o pleito.

Confira outras informações da enquete no canto direito superior desta página.