6 de outubro de 2008

Charge do Dia


Charge de Alex Ponciano publicada hoje no Expresso Popular.

Oposição, que oposição?

Se os caríssimos novos vereadores forem tomados pelo espírito da atual Casa, o prefeito reeleito Júlio César Ladeia (PR) não terá dor de cabeça. Terá maciça maioria.

Dos eleitos no domingo (5), só Celso Ferreira (DEM), Milguel Romanhuk (DEM) e Haroldo Lima (DEM) tiveram resultado favorável para formação de um bloco “oposicionista”.

O governismo elegeu cinco vereadores. Outros dois, do PMDB, poderão somar com a bancada situacionista. Nada certo neste sentido. É apenas uma opinião.

No início da legislatura - em janeiro de 2009 - quem sabe poderão ser sete governistas. E assim caminha a humanidade ...

Sem nota à imprensa

Penso que seria bem interessante se as candidatas à prefeitura de Tangará da Serra (MT) Olga Muraro (DEM) e Azenate Carvalho (PMDB) emitissem nota à imprensa depois do resultado das eleições.

Seria até mesmo uma forma gentil de agradecer aos milhares de eleitores pelos sufrágios depositados nas urnas.

Imagino que as candidatas perderam apenas uma luta e não uma guerra. Ainda são competentes o suficiente para várias disputas eleitorais em nossa cidade.

Meus dois votos

Costumo revelar em quem voto, a cada eleição, de forma clara e pública. Não tem o sentido de indução, mas de clareza.

Não o fiz ontem, dia das eleições, porque o maior rigor da Justiça Eleitoral poderia interpretar meu registro como tentativa de proselitismo político. Sou eleitor da 0201a secção da 019a Zona Eleitoral em Tangará da Serra.

Votei em Júlio César Ladeia(PR) para prefeito e Celso Vieira (PP) a vereador. Só um se elegeu.

Aos vencedores, o aplauso e a torcida para que acertem e dêem o melhor de si por minha (nossa) cidade.

Não tenho mais o conceito de voto útil baseado na idéia de soma para eventual eleito. O voto é sempre útil, se dado sob princípio da consciência e não por escambo qualquer.

Em três meses não precisei citar Ladeia ou Vieira no Blog, para vendê-los ostensiva ou subliminarmente. (Isso é imparcialidade).

Vieira sequer teve uma linha postada aqui. Ladeia ganhou mais espaços críticos do que de exaltação. Votei e pronto.

É isso.

Câmara de Tangará tem considerável bota-fora

Os números falam por si. As eleições do domingo (5) tiraram sete vereadores da próxima legislatura na Câmara de Tangará da Serra (MT).

Não se reelegeram o atual presidente Celso Vieira (PP); Pedro Francisco da Silva (PTB), Vânia Ladeia Trettel (PR), Amauri Paulo Cervo (PMDB), Luiz Marques Nogueira (PTB); Emerson Andrade (PP) não concorreu à reeleição e José Jaconias da Silva (PT) deixou a vereança para disputar como vice do prefeito eleito Júlio César Ladeia (PR).

Alguns desses ai não conseguiram dormir um pinguinho sequer ontem à noite, depois de divulgado o resultado final das eleições pela Justiça Eleitoral.

Imagino não ser necessária a citação dos tais. Fica por conta do webleitor.

A nova Câmara de Tangará da Serra

A nova Câmara Municipal de Tangará da Serra terá composição com 70% de rostos novos, a partir de 1º de janeiro de 2009. Serão sete parlamentares de um total de 10.

A alteração não é por acaso.

Mas também precisa ser levada à análise por quem chega. Eles vão subir as escadas dos seus novos gabinetes por méritos próprios, mas com vontade de muitos na escolha de cada um.

A nova câmara precisa estar consciente de que continuará a substituição de peças, a cada quatro anos.

Não possuímos uma massa crítica, consciente e atenta à política como em sociedades mais avançadas. Entretanto o povão começa a utilizar laxantes para promover expurgos (apesar de certas injustiças), legitimado pelo voto.

Ouvi falar de candidatos a vereador gastando um bom dinheiro. Assim mesmo não conseguiram êxito eleitoral. Dinheiro não pode tudo.

A nova câmara deve assumir com uma atitude política séria e obrigada a respeitar as prerrogativas do poder.

Senhores e senhoras, é possível ser governo sem que, necessariamente, sejamos vassalos de joelhos encardidos.

É fundamental que todos sejam representantes do povo. Esse é o papel do vereador. Do contrário, a próxima lâmina passará ameaçadoramente sobre suas cabeças.

Resultado das eleições 2008 em Tangará da Serra

Este blog comenta o resultado das eleições em Tangará da Serra, a partir das 13h30. Adianta-se que:

Júlio César Ladeia (PR) venceu folgadamente recebendo um total de 18.068 votos

Olga Muraro (DEM), recebeu 14.648 votos

Azenate Carvalho (PMDB) foi votada por 6.482 eleitores.

O dez vereadores eleitos são:

Paulo Porfírio (PR)

Celso Ferreira (DEM)

João Negão (PMDB)

Milguel Romanhuk (DEM)

Zé Pequeno (PT)

Luiz Henrique (PTB)

Roque Fritzen (PDT)

Genilson Paresi (PR)

Zedeca (PMDB)

Haroldo Lima (DEM).

Até à tarde...