8 de outubro de 2008

Vereador cassado recorrerá de decisão do TRE

O vereador tangaraense Paulo Porfírio (PR), disse em entrevista ao Jornal da Comunidade (12h) na Nova Horizonte FM, que recorrerá da decisão do Tribunal Regional Eleitoral que cassou seu mandato por infidelidade partidária em julgamento realizado nesta terça (07).

Paulinho, como é conhecido, disse ainda que já aguardava tal decisão da Justiça Eleitoral.

Observou que dois advogados já foram contratados para tratar do assunto logo que a determinação do TRE chegue à Câmara de Vereadores de Tangará.

"Cumprirei o mandato que o povo me outorgou até o dia 31 de dezembro". "E já no dia primeiro tomarei posse para mais um mandato de quatro anos", disse o parlamentar.

O vereador foi um dos três reeleitos nas eleições de cinco de outubro para o Parlamento Municipal.

Caso não tivesse optado por recorrer da decisão da Justiça, perderia seu mandato para o primeiro suplente, o popular Ney do Borrachão.

Charge do dia

Trabalho de Sinovaldo publicado hoje no Jornal NH.

Sancionada lei que isenta carentes da taxa de concurso

Após pressão do MPF-DF (Ministério Público Federal) no Distrito Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou decreto garantindo isenção aos candidatos de famílias de baixa renda da taxa de inscrição em concursos públicos federais.


Segundo o MPF-DF, a partir de agora os candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e que pertençam a famílias de baixa renda têm garantida a isenção no pagamento de taxa de inscrição em concursos.


O Decreto Presidencial 6.593/2008, sancionado pelo presidente na última sexta-feira (3), foi uma resposta de um pedido do procurador da República Pedro Antônio Machado ao consultor-geral da União.


A falta de uma regra, segundo Machado, têm gerado demandas judiciais desnecessárias, já que o direito à inscrição gratuita dos candidatos carentes "é praticamente pacífico nos tribunais".

Ministro do Meio Ambiente reitera a proibição do plantio de cana-de-açúcar no Pantanal

A Amazônia e o Pantanal estão fora do zoneamento ecológico e econômico para o plantio da cana-de-açúcar.

A afirmação é do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acrescentando que os estudos para a definição das áreas passíveis de plantio para posterior exploração de etanol estão em fase final de elaboração.

A expectativa é de que, até o fim deste ano, o estudo seja concluído.

Minc acrescentou que a preocupação do governo está na ampliação da área destinada ao plantio de alimentos, assunto que está sob discussão, neste momento, pelos técnicos do Executivo.Com Abr.

Deputado pede apuração rigorosa para assassinato de menina de Tangará

O deputado estadual Wagner Ramos (PR) pediu a apuração rigorosa do estupro e assassinato da menor Bruna Damazio de 11 anos, registrado ontem (07.10) no município de Tangará da Serra.


Da tribuna do legislativo, Ramos se dirigiu ao secretário de segurança Diógenes Curado e ao governadro Blairo Maggi para pedir que envie equipe de reforço para nosso Município, para apurar o caso.

Esperamos ser atendidos mesmo. Com urgência. É o clamor da sociedade local e regional.

População de Tangará em luto por morte de estudante

A bandeira do Brasil ficou hasteada em meio mastro na Prefeitura de Tangará da Serra em sinal de luto pelo assassinato da garota Bruna Damazio (11). O corpo da estudante foi encontrado ontem em um matagal próximo à escola dela. O velório foi realizado na casa de um tio da garota. Clique aqui e confira o vídeo sobre o crime. TVCA

Educação decreta luto pela morte de estudante em Tangará da Serra

Bruna Damazio pertencia a uma igreja evangélica da cidade

Secretário municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra, o administrador Júnior Schleicher, informou agora a pouco ao blog que todas as escolas municipais estão sem funcionamento nesta quarta (08).

O fato se dá em função do estupro seguido de morte de uma criança de 11 anos, aluna da rede municipal de ensino, ocorrido nesta terça (07).

O secretário lamentou profundamente o ocorrido e em nome do prefeito Júlio César Ladeia (PR), externou grande tristeza pelo bárbaro acontecimento no Município.

Bruna Damazio foi encontrada por volta do meio dia de ontem, em um matagal próximo à escola onde ela estudava no bairro Vila Alta. No mesmo local ainda havia pedaços da roupa da estudante e parte do material escolar. O criminoso ainda se encontra em lugar incerto.

TRE ainda não informou oficialmente perda do mandato de Paulinho Porfírio

O presidente da Câmara Municipal de Tangará da Serra, vereador Celso Vieira (PP), informa ao blog que ainda não foi informado oficialmente pelo TRE sobre a perda do mandato de vereador de Paulo Porfírio (PR).

Comentou que se o vereador quiser ainda poderá recorrer da decisão do Tribunal. No caso, se tiver a pretensão de permanecer no cargo até 31 de dezembro.

Paulo Porfírio migrou do PPS para o PR, partido pelo qual foi reeleito como um dos mais votados nas eleições de domingo passado.

Caso seja determinado seu afastamento, o presidente da Câmara convocará de imediato o suplente Ney do Borrachão para assumir o cargo.

O blog tentará conversar com o vereador ainda nesta manhã para saber qual será sua posição diante do fato.

Ainda preso candidato que transportava eleitores no dia das eleições


O deputado Adalto de Freitas - foto - (PMDB/MT), o Daltinho, fez um alerta para que a Justiça e Ministério Público revejam o caso da prisão do candidato à vice-prefeito de Alto Boa Vista, José Divino, que ainda se encontra detido na cadeia de São Félix do Araguaia (MT).

O candidato é acusado de transportar eleitores e foi detido no domingo. “Vamos usar o bom senso e liberar o candidato. Hoje recebi uma informação que José Divino que é um empresário e está com problemas de saúde”, disse.

Daltinho ao afirmar que já se passaram 36 horas da eleição e ainda o candidato continua preso.

Lan houses atrapalham rendimento dos estudantes

Em Cuiabá, diretores de escolas e especialistas em educação estão preocupados com jovens que saem das escolas e vão para Lan Houses. Muitos estudantes estão perdendo o rendimento e até se ausentando da sala de aula para ficar nestes estabelecimentos.

Segundo o Juizado da Infância e Adolecência, a distância entre a Lan Houses e a escola não pode ser inferior a 400 metros. A fiscalização é feita pelo Juizado de Infância.

Os estabelecimentos com acesso à internet devem ser classificados da seguinte forma:

Tipo 1: veiculação livre;
Tipo 2: inadequado para menores de 12 anos;
Tipo 3: inadequado para menores de 14 anos;
Tipo 4: inadequado para menores de 18 anos;

Segundo o dono de uma Lan House, Marcos Kellel Faria dos Anjos, muitas vezes são os próprios pais que levam os filhos à Lan House. "Muitos pais deixam crianças de 10 anos virem, com horário livre, deixando autorização e depois voltam para buscá-los". Leia mais AQUI

Primeiro vereador tangaraense perde mandato por infidelidade partidária

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) decretou a perda de mandato eletivo de mais 12 vereadores do interior do Estado, por infidelidade partidária, elevando para 154 o total de cassados. Sendo um deles, de Tangará da Serra (MT). Paulo Porfírio - foto - foi eleito pelo PPS e migrou para o PR.

Confira lista dos demais que pederam os mandatos:

José Pereira Neto (PMDB) Guiratinga
Irineu Conci de Tapurah (PP)
Itor Pires de Camargo de Santa Rita do Trivelato
Gisele Tochetto de Ipiranga do Norte (PP)
Alcy Silva de Cáceres (PP)
Sebastião José de Souza (PP) Santa Cruz do Xingu
Leones Rodrigues de Souza (PT) de Rondolândia
Pedro Antônio Menegon (PR) de Alto Araguaia
Unirio Schirmer (PR) de Nova Mutum
Maurindo Ribeiro da Silva (PR) de Barão de Melgaço.