22 de outubro de 2008

Charge do Dia

Charge de Ronaldo publicada nesta quarta no Jornal do Commércio.

Greve chega ao fim e bancos reabrem nesta quinta-feira

Depois de 15 dias de paralisação, os funcionários acataram as propostas feitas na terça-feira à noite pelos representantes dos bancos.

O reajuste será de 10% para salários de até R$ 2.500 e de 8,15% para funcionários que recebem acima deste valor.

A decisão de encerrar a greve foi tomada em uma assembléia da categoria realizada na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá.

De acordo com o sindicato dos bancários, apenas os funcionários da Caixa Econômica Federal não aceitaram a proposta.

Eles devem manter o estado de greve e realizar uma nova assembléia às 18h desta quinta-feira. Mesmo assim, a previsão é de que todas as agências voltem a atender o público normalmente. TVCA

Renan recontrata equipe acusada de esquema de corrupção

Na edição desta quarta-feira (21), do jornal o Estado de São Paulo, foi publicada denúcia de que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) está remontando sua rede de alianças desintegrada com o escândalo que o afastou da presidência do Senado, em 2007.

No último dia 10, Renan recontratou Carlos Ricardo Santa Ritta, apontado como "laranja" do peemedebista na compra de uma rádio, para ocupar um cargo estratégico no gabinete. Santa Ritta foi personagem em uma das quatro ações movidas contra Renan no Conselho de Ética.

Segundo a documentação analisada pelos conselheiros na época, Renan articulou a montagem de uma rede de emissoras em Alagoas, sua base eleitoral, com outorgas obtidas mediante pressão política.

Cientistas querem reduzir burocracia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi questionado ontem em evento na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) sobre a demora em resolver os problemas de burocracia que atravancam pesquisas no país.

A principal queixa vem de biólogos que trabalham coletando animais e plantas e dos pesquisadores que dependem de importação de material para seus estudos.

O Ministério do Meio Ambiente já emitiu uma portaria para facilitar a concessão de autorizações para pesquisa em parques nacionais.

No entanto, segundo o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, o problema não foi solucionado. "O ministro Carlos Minc definiu novos procedimentos, facilitados, para a liberação de ações de coleta de instituições de pesquisa e pesquisadores.

Foi tudo resolvido em princípio, mas ainda está patinando." Após ouvir as reclamações dos pesquisadores, Lula afirmou que pensava estar "resolvido esse negócio de pesquisa na Amazônia".

Disse ainda que Minc, após reunião com cientistas há cerca de um mês sobre a questão, foi a seu gabinete e mostrou entusiasmo. "Vou saber com o Minc o que falta fazer", afirmou.

Jornal denuncia ‘turismo abortivo’ na fronteira

O site Mídia Max divulgou agora a pouco: "É cada vez maior o número de mulheres de Maracaju, Jardim, Dourados, Campo Grande, e até de outros estados, que procuram o comércio de Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, para comprar a droga abortiva Cytotec. A denúncia foi feita pelo Jornal da Praça, de Ponta Porã, na edição de hoje. Muitas delas têm complicações durante o aborto e buscam socorro médico no Brasil". Leia a matéria AQUI

Tangará estreia em casa contra MS na Copa do Brasil feminino de futebol

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela da 2ª Copa do Brasil de Futebol Feminino e o time de Tangará da Serra, que representará Mato Grosso, estréia dia 01 contra Moreninha, de Mato Grosso do Sul, às 17h, no estádio Mané Garrincha. O jogo de volta está marcado para dia 05, às 20h, no estádio Morenão, em Campo Grande (MS).

Estudantes que aprendem a ter aula sobre o Nordeste de uma forma diferente

Hoje no quadro "Educação, idéias para mudar" no Bom Dia MT, conhecemos uma turma que realmente mudou a rotina na escola: os "cabras do sertão", invenção de uma professora Caroline Almeida Cruz que dar aulas sobre o nordeste de uma forma diferente. Como vice-presidente do Centro de Tradições de Nordestinas de Tangará da Serra, me senti honrado com a matéria. O vídeo pode ser visto AQUI

Turma da botina realiza grande evento em Cuiabá

O encontro de prefeitos do Partido da República, que será realizado hoje, a partir das 14h, na Fiemtec, em Cuiabá (MT), referendará apoio à campanha do candidato à prefeitura da Capital, Mauro Mendes (PR). O ato político contará com a presença do presidente nacional da sigla, Sérgio Tamer, e ainda do governador Blairo Maggi, do mesmo partido. Representantes das bancadas federal e estadual da legenda também estarão presentes ao evento. É o vai ou racha...

Candidato do PT é preso acusado de extorsão

O candidato derrotado à prefeitura de Matupá (MT), Vanderlei Galvan (PT), foi preso em flagrante na tarde da última segunda-feira (20) quando tentava extorquir seu adversário, o prefeito eleito Fernando Zafonato (DEM).


A prisão foi efetuada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), sob a ordem do promotor de justiça Adriano Roberto Alves. Galvan tentava extorquir R$ 2 milhões de Zafonato.


Segundo explicações do promotor, começou uma investigação por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE) logo após o término das eleições. A mesma teria se iniciado após uma denúncia de Galvan contra o Zafonato alegando compra de votos para vencer a eleição. Que coisa feia!

Deputada tucana prevê ampla margem de Wilson

A coordenadora-geral do PSDB, deputada federal Thelma de Oliveira, disse ontem que a expectativa na coligação Dante de Oliveira, que envolve 13 partidos, a expectativa é de que, no próximo dia 26, as urnas confirmem as pesquisas de opinião. A coligação trabalha com uma diferença pró-Wilson entre 20 a 22%. Ela não tem nenhum dúvida de que o prefeito cuiabano será reeleito no domingo.

"Estrelismo" de secretário revolta bancada de situação de Maggi na AL

O desempenho pífio e medíocre do atual secretário de Indústria, Comércio e Mineração de Mato Grosso, Pedro Nadaf - foto - , foi alvo nesta terça (21), de críticas pela bancada de sustentação do governador Blairo Maggi (PR) na Assembléia Legislativa.

Nadaf não tem conseguido viabilizar novos investimentos para o Estado e, além disto, tem buscando amenizar a cobrança de impostos do setor comercial.

O deputado Gilmar Fabris (DEM) criticou a atuação política do secretário que estaria criando desarmonia entre o secretariado do governo.

De acordo com o parlamentar, Nadaf “ se acha o máximo” e tem procurado tirar proveito de ações políticas do governo como se fosse sua obra individual.

Blairo Maggi pede prorrogação de parcelas da dívida rural

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, entregou, nesta terça (21), ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, documento pedindo a prorrogação das parcelas deste ano da renegociação da dívida rural para 30 de maio do próximo ano. Ele disse que não é mais um pedido dos produtores, mas do estado, para que a economia não sofra interrupção de recursos. Segundo o governador, cerca de 70% dos produtores de Mato Grosso não pagaram a parcela deste ano, que venceu no dia 14 deste mês. Essa ladainha é antiga...