26 de outubro de 2008

Charge do Dia


Autor: Mariano.

11 capitais brasileiras e 19 cidades terão 2º turno

Neste domingo (26), mais de 27 milhões de eleitores voltarão às urnas para o segundo turno das eleições municipais deste ano em 30 cidades. Destas, 11 são capitais e 19 são cidades com mais de 200 mil eleitores. Já no primeiro turno, 15 capitais e 34 cidades com mais de 200 mil eleitores encerraram a corrida eleitoral.

PMDB conquista o maior número de prefeituras

Com 1.193 prefeitos eleitos no primeiro turno, o PMDB foi o partido com maior número de vitórias nas urnas nas eleições municipais de 2008, segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mesmo sem os resultados das eleições municipais nas 30 cidades onde há segundo turno --que acontece neste domingo (26)--, a legenda continua liderando o ranking de prefeituras conquistadas. Na seqüência, surge o PSDB, com 782 prefeituras conquistadas; seguido pelo PP, que obteve vitória em 553 municípios; e o PT, com 551 cidades conquistadas.

Projeto de Blairo Maggi em 2010 passa pelo resultado do segundo turno em Cuiabá

Depois de o candidato do PR sair derrotado em Rondonópolis(MT) onde está a sede do grupo Amaggi, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), terá, a partir de hoje, um quadro mais nítido do que será sua sucessão em 2010.

Após perder um de seus principais redutos, uma eventual reeleição do prefeito Wilson Santos (PSDB) em Cuiabá tornará o tucano um nome forte para a disputa ao governo daqui a dois anos, além de reduzir a influência do grupo político de Blairo em duas das principais cidades do Estado.

Capa de A Gazeta

O candidato Wilson Santos (PSDB) será reeleito hoje prefeito de Cuiabá. É o que aponta a 3ª e última rodada de pesquisa do Gazeta Dados para o segundo turno das eleições na Capital.

O tucano aparece com 21 pontos de vantagem sobre seu concorrente, o empresário Mauro Mendes (PR).

O instituto, que foi a campo nos dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado) mostra - no voto estimulado - que Wilson Santos tem 59% das intenções de voto, contra 38% atribuídos ao republicano.

O índice de indecisos é de 1%. Dos entrevistados 2% responderam que irão votar em branco ou anular.

A pesquisa, que foi registrada na 51ª Zona Eleitoral da Comarca de Cuiabá sob o número 078/2008 e protocolo 10776/2008, mostra a ascensão dos dois candidatos.

O tucano subiu um ponto percentual, se comparada à rodada anterior - realizada nos dias 17 e 18 de outubro - quando Santos aparecia com 58% da preferência do eleitorado.

O republicano conquistou mais 5% do eleitorado cuiabano, saindo de 33% para 38%.