13 de novembro de 2008

Tangará terá enxurrada de candidatos em 2010

Conheço pelos menos seis nomes em Tangará da Serra que se preparam para lançar candidatura a deputado estadual em 2010. Outros três deverão se candidatar para a Câmara Federal.

Com isso, o chamado “Voto Útil” já foi para o brejo. Ótimo.

Aquilo que traz prejuízo para o Município deve mesmo ser extinto. O projeto, encabeçado pela Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra, só trouxe vantagem para uma única pessoa: o deputado Vagner Ramos (PR).

Sua eleição não modificou absolutamente nada a situação de Tangará no cenário estadual. Governo e muitas outras autoridades permanecem de cara feia para todos nós.

Isso tem feito Tangará da Serra continuar isolada. Até quando ninguém sabe.

Diante de Riva e Bosaipo, o Tribunal de Justiça de MT vale pouco ou quase nada


Às favas com a Lei
Por Adriana Vandoni

O promotor de Justiça Roberto Turim, propôs uma ação civil pública de ressarcimento de danos ao erário contra o deputado estadual de MT, José Riva (PP) e ao excelentíssimo Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Humberto Bosaipo.

Segundo o promotor, os dois criaram empresas fantasmas com o único intuito de desviar dinheiro da Assembléia Legislativa de MT.

Esta deve ser a 74ª ação contra os dois pedindo ressarcimento, desta vez o pedido é que devolvam R$ 12 milhões.

O que mais abisma o cidadão de bem é ver que mesmo com extensa ficha corrida, os dois continuam lépidos e fagueiros fazendo o que bem entendem com o dinheiro do povo.

Humberto Bosaipo deixou seu cargo de deputado e virou Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, ou seja, o tribunal de MT vale pouco ou quase nada.

Fonte: Prosa & Política

Aprovado na AL projeto que reajusta salário de pedagogos

A Agência Pará informa ao blog que o plenário da Assembléia Legislativa do Pará aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (12), projeto de lei do Executivo estadual que reajusta o salário dos 524 pedagogos da Rede Estadual de Ensino.

Após aprovação final, eles passarão a receber os vencimentos de acordo com a carga horária que desempenham nas escolas, ou seja, 150 horas. A votação foi acompanhada por vários técnicos em educação.

O projeto de lei foi enviado à Assembléia Legislativa pelo governo do Estado, que defende o direito dos educadores.

A intervenção da atual gestão da Secretaria de Estado de Educação em atenção à demanda dos pedagogos foi decisiva para que o projeto fosse apreciado pelos deputados. Leia mais AQUI COMENTE ESTA NOTÍCIA

Zé Pequeno garante que por força de acordo ele será presidente da Câmara

Prezado Dorjival,

Sobre a Câmara Municipal, já construímos alguns consensos, a saber:

- necessidade de democratização da gestão, que passa pela diluição dos super-poderes do Presidente com a mesa diretora e com o coletivo de vereadores. A gestão deve ser compartilhada, ou seja construída e exercida coletivamente;

- efetivação de concurso público para preenchimento de vagas, conforme determina a legislação;

- institucionalização do marketing, despersonalizando-o e fazendo-o ter um caráter mais educativo e de construção do relacionamento da Casa com a população;

- autonomia da Casa em relação ao Executivo, construindo um relacionamento independente, porém harmonioso, responsável e respeitoso, que coloque os interesses do Município à frente dos embates e discussões naquela Casa;

- aos colegas vereadores que se interessarem, procurar desenvolver trabalhos coletivos, onde as experiências individuais serão complementares, na expectativa de construirmos projetos/leis de caráter coletivo (trabalho coletivo);

- criar mecanismo de aproximação com a sociedade Tangarense, através de discussões temáticas, que poderão ser estimuladas individualmente ou coletivamente pelo(s) vereador(es), objetivando transformar tais discussões em leis.

Outro mecanismo que não é novo, que já foi utilizado e deverá ocorrer, são as seções etinerantes nas comunidades e bairros. Trata-se de um interessante canal de relacionamento com a sociedade tangaraense.

Em suma, o foco das discussões centra na descentralização das relações de poder daquela Casa, na democratização das relações internas (vereadores e servidores) e externas (sociedade), a partir de uma trabalho coletivo entre os pares. É o propósito de um coletivo de vereadores.

Nesse aspecto já há um acordo estabelecido entre a maioria dos vereadores para condução da Casa, onde no primeiro ano a Presidência deverá ser exercida por mim, no segundo ano pelo Vereador eleito Luís Henrique, no terceiro ano pelo Vereador re-eleito João Negão e no quarto ano pelo Vereador eleito Genilson Pareci.

Vereador Eleito José Pereira Filho-Zé Pequeno
Mestre em Educação

PT dá sinais de que estará na cabeça-de-chapa em 2010

Leio hoje no Diário de Cuiabá que o presidente estadual do PT, o deputado federal Carlos Abicalil deu sinais de que o partido deverá “brigar” pela liderança da chapa na disputa ao governo nas eleições de 2010.

Mesmo frisando que a legenda só discutirá os planos políticos para o próximo pleito a partir de 2009, ressalta que o PT tem nomes de peso para uma eventual disputa, caso da senadora Serys Slhessarenko e do secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes.

Abicalil também coloca seu nome entre os cotados para assumir um dos postos mais cobiçados numa disputa eleitoral.

NOTA DO BLOG: A impressão que tenho é que o pessoal do PT está querendo uma vaguinha de vice numa chapa majoritária. Como aconteceu em Tangará da Serra. Lembra-se? Jaconias cantou nos quatro cantos da cidade que seria candidato à prefeito. Depois, deu no que deu. O que nós todos já esperávamos. O vereador queria mesmo era se projetar para ser vice de Ladeia. E o pior é que deu certo mesmo.

Justiça eleitoral cassa mais 5 infiéis; 206 já perderam o cargo em Mato Grosso

Mais cinco vereadores do interior de Mato Grosso perderam os mandatos por infidelidade partidária em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral desta quarta-feira (12).

Além das cassações, que já somam 206, o Pleno julgou improcedente um requerimento de perda de mandato interposto contra dois vereadores de Cocalinho, e extinguiu sem resolução do mérito o pedido ingressado contra um vereador de Nova Bandeirantes.

Por unanimidade de voto perderam os mandatos os vereadores Damoaci Brito (PMDB) de Novo São Joaquim, Onofre Correia (PP) de Nova Lacerda, e Edi Venâncio de Oliveira (PP) de Santa Terezinha, que alegaram grave discriminação pessoal como justa causa.

Damoaci e Onofre tiveram os mandatos requeridos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e Edi Venâncio pelo diretório regional do PPS.

Derrotado no 2º turno, Mendes tem direitos políticos suspensos por três anos

O candidato do PR a prefeitura de Cuiabá (MT), empresário Mauro Mendes, que disputou sua primeira eleição este ano, teve sua canddiatura a prefeitura da capital cassada, além de ter seus direitos políticos suspensos por três anos. A decisão foi da juíza Edileuza Jorgetti, da 51ª Zona Eleitoral.

A decisão atende uma representação da Coligação Dante de Oliveira, encabeçada pelo prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB), que denunciou o republicano por compra de votos, ao distribuir camisas e bonés do partido. Segundo a juíza, houve abuso de poder econômico e político da coligação de Mendes. O Documento

Quem tem boca...

Continuam fazendo sucesso na Internet as correções de ditos populares feitas pelo professor Pasquale Cipro Neto, em “Nossa Língua Portuguesa”.

Veja algumas das frases famosas ditas há anos de forma errada por gente que pelo jeito não ouviu ou não entendeu direito e foi passando pra frente:

- “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro”

Frase original - “Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro”

- “Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão”.

Frase original - “Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.”

- “Cor de burro quando foge”

Frase original: “Corro de burro quando foge”

- “Quem tem boca vai à Roma”

Frase original: “Quem tem boca vaia Roma” (de vaiar mesmo)

- “Cuspido e escarrado” (quando quer dizer que alguém é muito parecido com outro)

O correto é “Esculpido em carrara” referindo-se ao famoso mármore italiano.

- “Quem não tem cão caça com gato”.

Frase original: “Quem não tem não caça como gato”, ou seja, sozinho.

Petistas já cogitam apoiar Sarney para presidência do Senado

Preocupados com a governabilidade e com a reedição da aliança com o PMDB, desta vez para a eleição presidencial de 2010, dirigentes do PT já admitem reservadamente a possibilidade de o partido apoiar o senador José Sarney (PMDB-AP) ao comando do Senado, caso a candidatura de Tião Viana (PT-AC) não decole até janeiro. A idéia é discutida tanto no Congresso como no Palácio do Planalto, diante da constatação das dificuldades enfrentadas por Viana, embora o discurso oficial seja de que o governo e o PT não aceitam o PMDB na presidência da Câmara e do Senado. AE

Lula admite que Dilma é sua candidata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é a candidata dele à presidência da República. Em entrevista publicada nesta quinta-feira, 13, por jornais italianos, Lula disse que já está "com saudades" do poder. Lula, relata a reportagem, sorriu quando foi perguntado por um repórter quem deveria "tomar o seu lugar" na Presidência e disse que levará o nome de Dilma Rousseff ao partido. AE