1 de dezembro de 2008

Com futuro incerto, estratégia de Maggi é ganhar tempo

O futuro do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR) ainda é uma indefinição.

O cacique republicano, apesar de ter suas próximas jogadas previamente calculadas na cabeça, ainda não definiu qual delas utilizar. Sua estratégia no momento é ganhar tempo para pensar nas conseqüências de sua decisão.

E para conseguir esse tempo o governador torce pela prorrogação do mandato do presidente da república, dos governadores e de um terço do senado, assunto preferido hoje no Congresso Nacional.

Essa “esticadinha” de mais dois anos no poder cai como uma luva para Maggi, no momento, ele é “Rei” do tabuleiro político mato-grossense.

MEC adia divulgação de selecionados para financiamento estudantil

A Secretaria de Educação Superior alterou para a próxima segunda-feira (8) o prazo para divulgar os resultados da primeira chamada da seleção do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) referente ao segundo semestre de 2008.

De acordo com a Portaria n.º 983, publicada na edição de hoje (1º) do Diário Oficial da União, a lista será divulgada a partir das 10 horas, considerando o horário de Brasília.

Os candidatos começariam a ser chamados para entrevista a partir de hoje, de acordo com o site do Ministério da Educação.

Infarto tira vida de vereador de Nova Xavantina

Faleceu na manhã deste domingo (30) de infarto fulminante o vereador por Nova Xavantina (MT) Luis Gonzaga Lopes da Silva (PPS), nascido no dia 27/03/1950 em Tuparetama - PE, divorciado, trabalhador rural, vereador de Nova Xavantina por três legislatura.

Gonzaga, como era conhecido, foi empresário de loja esportiva, A festolândia, na década de 80 a 90. Candidatou-se pela primeira vez a vereador por Nova Xavantina em 1988, sendo eleito pelo extinto PFL.

Reelegeu vereador em 1992 e em 1996 ficou fora das eleições. No ano de 2000 ficou suplente com 184 votos. Depois foi candidato em 2004 se elegendo vereador com 361 votos. Neste ano Gonzaga foi candidato e reeleição e não conseguiu se reeleger obtendo apenas 249 votos.

O corpo está sendo velado na câmara municipal de Nova Xavantina e será transladado para Registro - SP onde mora seus filhos.

Luis Gonzaga morreu com 58 anos e deixou quatro filhos (Cristiano, Gladistone, Ana Lúcia e Maria das Graças).

Novas regras do SAC entram em vigor nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (1), os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) terão novas regras. Com a entrada em vigor do Decreto 6.523/08, o consumidor não deverá esperar mais do que um minuto para ser atendido.

Ao ligar para um SAC, o consumidor deve ter a opção, logo no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, de falar diretamente com o atendente, sem ter que fornecer seus dados antes.

O serviço deve funcionar todos os dias durante 24 horas. O pedido de cancelamento de um serviço deve ser registrado imediatamente e os efeitos do cancelamento também devem ser imediatos.

NOTA DO BLOG: Esperemos que funcione...

Frente reúne-se com ministros do STF para defender piso nacional dos professores

Nesta semana, a Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Professores se reúne com três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para defender a Lei 11.738/08, que institui o piso de R$ 950 para o magistério.

A primeira reunião ocorrerá na terça (2), às 18h30, no gabinete do ministro Marco Aurélio. Na quarta (3), a frente se reúne com o ministro Cezar Peluso, às 16h; e com o ministro Carlos Britto, às 18h30.

As reuniões serão realizadas nos gabinetes dos ministros. O STF analisa uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, ajuizada pelos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de Mato Grosso do Sul e do Ceará, que questiona o uso da expressão "vencimento básico", em vez de "piso salarial".

O vencimento básico, argumentam os governadores desses estados, não contempla as gratificações, que passam a vir como horas extras. Os estados alegam que não têm orçamento para cumprir a lei.