29 de dezembro de 2008

Parabéns para os melhores de 2008

Meus parabéns para todos que foram votados em nossas útimas enquetes. Parabéns especial para os eleitos melhores do ano de 2008. Os vencedores receberão certificado do Diário de Tangará no início de 2009. Até lá!

Lei que cria institutos federais de educação será sancionada hoje

Trinta e oito institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets) serão criados, hoje (29), por projeto de lei que será sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os institutos fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aumentam o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.

Os Ifets surgiram a partir da rede federal de eduação profissional composta pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), agrotécnicas e escolas vinculadas às universidades. Assim, os institutos nascem com 168 campi.

A meta é chegar a 2010 com 311 campi e ampliar as vagas de 215 mil para 500 mil. A previsão é de que metade das vagas dos Ifets seja destinada ao ensino médio integrado ao profissional.

Na educação superior, receberão destaque cursos como os de engenharia e bacharelados tecnológicos. As informações são do Ministério da Educação.

Cerveja todos os dias pode aumentar risco de câncer

Beber meio litro de cerveja, um copo grande de vinho ou mais de uma dose de destilado diariamente aumenta em 20% o risco de câncer no fígado ou intestino, alerta uma especialista. As informações são do jornal britânico The Guardian.

A dra. Rachel Thompson, do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer (WCRF, na sigla em inglês), afirma que mesmo quantidades relativamente pequenas de álcool podem fazer diferença, e que a maioria das pessoas não está informada sobre esse risco.

De acordo com o WCRF, também há fortes evidências de que o consumo de álcool aumenta as chances de ocorrência de câncer de mama, boca, faringe, laringe e esôfago, noticiou o Guardian.

Como medida de prevenção, a entidade recomenda que as pessoas não consumam nenhum tipo de bebida alcóolica.

Se beberem, a recomendação é de que se limite a duas unidades, o homem, e uma, a mulher.

Uma unidade, segundo a instituição, corresponde a cerca de meio litro de cerveja, um cálice pequeno de vinho (125 ml) ou uma dose de destilado (25 ml). Terra