20 de janeiro de 2009

A culpa não é só da FALTA de polícia


O leitor envia um e-mail para ajudar na compreensão de como a violência se alastrou e como combatê-la.

eis,

Quando o crime acontece, quem é que falha? Será que somente a polícia é a culpada? Ou a violência é um ônus que a sociedade paga por não prevenir, primariamente, que surjam criminosos em seu seio?

"Quando a polícia é chamada para entrar em ação, já foram transpostos todos os obstáculos existentes no longo caminho que se percorre até se chegar à violação da lei.

À polícia cabe, por dever constitucional, conter o avanço daqueles que numa escalada gradual e progressiva não tiveram os seus ímpetos freados pela família, a escola, a igreja e demais instituições tradicionalmente inseridas nos projetos de construção das chamadas civilizações.

Inicialmente imperceptível, quando, por exemplo, na infância algumas manifestações de desobediência aos pais e professores ocorrem em grau que deveria ser considerado elevado, e, por isso, inaceitável, o processo de degradação do sentimento de respeito se acentua paulatinamente e se consuma, mais tarde, de forma chocante, na agressão às instituições e à ordem, cuja preservação exige a força da lei.

"(Trecho do Editorial da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro publicado em 7 de junho de 2004).

Infelizmente, a polícia continua sendo o centro das atenções, atuando em cenário impróprio, onde não foram esgotados todos esforços de prevenção primária do delito (saúde, educação, saneamento, esporte, cultura, lazer, trabalho, geração de renda, etc).

Enquanto as instituições políticas, sociais e econômicas não cumprirem, democraticamente, suas funções, as instituições policiais brasileiras continuarão correspondendo às demandas e expectativas de uma sociedade marcada pela desigualdade. EA

Vereador tangaraense livre de dois processos na Justiça Eleitoral

Vereador peemedebista, João Batista Neri, estava feliz da vida, ontem, à noite, por ocasião da sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores.

Também não era pra menos.

O parlamentar relatou que dois processos movidos na Justiça Eleitoral contra sua pessoa, foram arquivados no Tribunal Regional Eleitoral.

JBN aproveitou o ensejo de seu discurso e fez um suave desabafo contra os que tentaram lhe prejudicar.

Valeu vereador. É isso. E doravante, vossa excelência já sabe: "gato escaldado tem medo de água fria". Todo cuidado é pouco com a galera do mal.

Garota detida é suspeita de ajudar roubar vice-prefeito

A polícia investiga o envolvimento de uma menor de 17 anos que foi apreendida em Tangará da Serra. Ela é acusada participar do roubo na casa do vice-prefeito da cidade de Nova Olímpia (MT), Luiz Roberto Gonçalves.

Um homem foi preso ontem, por volta das 11h, no bairro Novo Tarumã, em Tangará da Serra, por meio de um levantamento realizado pela Agencia Regional de Inteligência.

Ele estava na companhia da menor quando foi flagrado pelos policiais. Genivaldo Severino dos Santos (25), conhecido como Saqueirinho, é o principal suspeito de ter praticado o roubo.

Com eles não foram encontrados dinheiro e jóias, que foram levados da casa do político. Mas o acusado estava com uma pistola 9 milímetros.

Presidente da Câmara discursa em apoio a projeto de Ladeia

Depois de ouvir o discurso proferido pelo vereador-presidente da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, José Pereira Filho (PT), do alto da Tribuna, na sesão desta segunda (20) cheguei à seguinte conclusão:

O prefeito Júlio César Ladeia (PR) tem o maior advogado de defesa de todos os tempos, provavelmente superior a toda sua assessoria jurídica.

JPF discursou tão bem em defesa do projeto de reestruturação da Administração, pleiteada pelo prefeito, que por pouco os adversários não o aplaudiram.

Foi um verdadeiro "enfia-de-goela" à baixo temperado com um "fique quieto" e "aceite nossa idéia". Evidente que da forma mais elegantemente possível.

Depois da palavra de sua excelência JPF, não abrigo dúvida quanto à provação do projeto de Lei de autoria do Executivo. Claro, com suas devidas correções e adequações.

Queda de energia interrompe entrevista na Rádio Tangará

Uma entrevista que este blogueiro dava à Rádio Tangará AM, no seu noticioso matutino desta terça (20), foi interrompida por uma brusca queda de energia elétrica.

O apresentador do jornal falado disse naquele instante que situações como aquelas acontecem com freqûencia.

Pensei: se na área central a Rede Cemat permite que quedas bruscas ocorram, imaginemos o que vem sendo registrado nos bairros mais afastados!

Tenho ouvido constantemente empresários reclamando do problema.

A CEMAT deveria ter mais responsabilidade, evitando que situações às vezes até acompanhadas de prejuízos fossem registradas.

Mais uma FM está no ar em Tangará da Serra

Mais uma rádio comunitária FM está no ar em Tangará da Serra. Stúdio FM é o nome que os proprietários estão lhe dando. Nem sei ainda a frequência.

Seu estúdio estaria localizado numa residência no bairro Vila Alta.

Agora são três emissoras em FM, sendo que pelo menos uma delas já está legalizada pela Anatel.

Uma quarta emissora estaria pronta para inciar funcionamento em Março. Seria a do bairro Esmeralda.

Êita que os donos das AMs agora perderão o resto dos cabelos.

Nomeado vereador-indígena como líder republicano na Câmara

O indígena e vereador Genilson Pareci, foi nomeado nesta segunda (10) líder do Partido Republicano na Câmara Municipal de Tangará da Serra.

Ele é um dos dois parlamentares eleitos pela sigla no último pleito eleitoral.

O outro republicano, Paulinho Porfírio, foi nomeado líder do prefeito.

Na sessão ordinária de ontem, à noite, ambos foram saudados pelos demais parlamentares.

E-mail usa nome do Banco do Brasil para golpe

Internautas, acautelem-se. Circula na infinita Internet, um e-mail que é pura armadilha para coletar informações confidenciais.

O material é supostamente enviado pelo Banco do Brasil, sob a justificativa de "Atualização de Cadastro". Quem clicar sobre o link apresentado, pode se dar muito mal.

Cuidado.

Veja o que diz o texto:

Prezado Cliente. Nós do Banco do Brasil estamos sempre preocupados com a sua segurança e por isso estamos realizando mudanças em nossos servidores para lhe atender melhor, por este motivo é necessário a atualização de seus dados cadastrais para continuar utilizando sempre os serviços oferecidos pelo Auto-Atendimento BB com toda segurança que você necessita. Pedimos que faça as atualizaçoes necessárias corretamente, pois, sem a atualização o seu Internet Banco do Brasil será encerrado.

Charge do Dia

Autor: Milton César (Mídia Max).

Gilvan Moura comunica às tardes na Serra FM

Destaque para o radialista Gilvan Moura, apresentador da programação vespertina da Serra FM de Tangará da Serra. A inconfundível voz do comunicador é grande atração do público ouvinte de segunda à sexta-feira. Parabéns para o amigo e colega. Seu programa pode ser ouvido em 104.9.

Boom: uma agência tangaraense para atender ao Brasil

Localizada à rua 28, centro, a nova sede da Boom Comunicações não fica em nada a desejar em se comparando com as dos grandes centros urbanos do País.
A renormada agência de publicidade, de propriedade do empresário Sérgio Vieira, está pronta para atender ao gosto do cliente.O empresário Sérgio comemora o sucesso de sua agência
Dona de contas como Prefeitura de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, Queiroz Motos (Honda) e Lorenzeti, entre tantas, a Boom será uma das concorrentes ao título de melhor do ano em dezembro próximo.

Mestre do jornalismo quer auxiliar ATI

Olá Dorjival,

Conte comigo para implantação da ATI, pois sou amante das causas justas no que diz apoio aos Jornalistas e colegas de Imprensa.... ainda mais agora que estou em fase final de meu mestrado.... que dirigi sobre Comunicação e suas Histórias ...pela Unicamp de Campinas..... com meus estudos e conhecimento saberei contribuir ...

Me envie a ficha para me filiar....

"SOU JORNALISTA, SOU TRABALHADOR!"
"A liberdade de imprensa de uma sociedade burguesa consiste na liberdade dos ricos para fraudar, desmoralizar e ridicularizar sistemática e incessantemente as massas exploradas e oprimidas do povo".(Lênin)


Atenciosamente,
Eder Gomes
Jornalista


NOTA DO BLOG: Obrigado pela força nobre amigo e colega Eder. Sua colaboração será de grandeza extraordinária.

PP se distancia do PR e já abre diálogo com oposição para eleição de 2010

Um dos principais aliados eleitoral e político do governador Blairo Maggi (PR) desde 2002, o Partido Progressista pode se aliar a oposição para a disputa de 2010.

O deputado estadual José Riva (PP), atual primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, afirmou na tarde de hoje que os progressistas já analisam integrar uma aliança com PSDB e DEM para a eleição majoritária do próximo ano.

Pré-candidato a senador da República, José Riva revelou que no mês de dezembro se reuniu com o senador Jaime Campos (DEM) e o prefeito de Cuiabá e presidente regional do PSDB, Wilson Santos. "Não chegamos a discutir oficialmente sucessão de 2010, mas o PP pode sim marchar com os tucanos e democratas", disse.

Para José Riva, os partidos aliados do governador Blairo Maggi se "acomodaram no poder". Em sua opinião, "está faltando ao PR fazer política e isto é natural quando alguém está no comando".

Maggi admite apoiar candidato de outro partido

O governador Blairo Maggi (PR) admitiu pela primeira vez a possibilidade de apoiar candidato ao comando do Palácio Paiaguás oriundo de um dos partido que hoje integram a base aliada de sua administração.

No entanto, ele avisa que isso só acontecerá caso não seja viabilizado o nome do diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot (PR), na disputa ao governo.

As afirmações de Maggi foram feitas na tarde de ontem, em evento de anúncio dos resultados da campanha de vacinação à febre aftosa, na sede da Superintendência Federal da Agricultura, em Várzea Grande.

Nas declarações, Maggi não citou o nome do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), outro virtual candidato ao governo e que já colocou o nome à disposição do PR. Com O Diário