26 de janeiro de 2009

Charge do Dia


Autor: Mariosan (O Popular - GO)

Petistas anunciam investimento superior a 1 milhão em assentamentos de Tangará

Estive no último sábado, em momento de lazer e descontração, na companhia do vice-prefeito tangaraense José Jaconias da Silva e do presidente da Câmara de Vereadores, José Pereira Filho, ambos do Partido dos Trabalhadores.

Oportunidade excelente para tomarmos mais conhecimento dos planos e idéias deles.

Os dois políticos creem que pelos próximos quatro anos, Tangará da Serra, crescerá de forma considerável.

Não esconderam do blogueiro que já trabalham organizadamente um projeto político futuro. 2010, por exemplo.

E aproveitaram para anunciar o investimento da ordem de R$ 1,1 milhão nos assentamento rurais do Município, verba oriunda de emenda parlamentar específica da senadora Serys Marli (PT-MT).

Abacaxi por apenas um centavo

Há uma hora atrás tomei conhecimento que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra realizou licitação pela manhã, para aquisição de produtos para a merenda escolar.

A fonte comentou que 11 empresas participaram do processo de concorrência. Até ai, tudo bem.

Lamento apenas que o assunto não tenha sido divulgado para a imprensa. Certamente teríamos dado excelente cobertura jornalística.

Por outro lado, ainda estou comemorando a notícia que uma empresa, não sei se local ou da região, teria assumido compromisso de vender abacaxi (unidade) para o Município, a preço de R$ 0,01 (Um centavo) até final deste ano.

Isso é o que chamo de baratotal. Né mesmo um barato?

Também estou celebrando com meu botões o bom momento que a plantação de abacaxi está passando em Tangará da Serra. Certamente está virando lamaçal.

Que ótimo!

Bom seria se outros produtos frutíferos ou não chegassem à merenda de nossas crianças por preço tão saboroso como o das abacaxis.

Webleitor baiano comenta quem era rapaz morto em Tangará

O webleitor Márcio Gleich, de Barreiras, estado da Bahia, leu nosso texto sobre o fim trágico de seu amigo Cledson Alves Borges (29), na quinta-feira (22), no centro de Tangará da Serra, e encaminhou para o blog e-mail com o seguinte teor:

Amigo Dorjival,

Seria necessário um livro falar das qualidades desse nosso amiguinho que se foi. Mas vou falar um pouco dele especialmente pra você.

Ele, morava aqui em Barreiras - BA, na verdade era filho daqui. Arrumou um serviço em Luiz Eduardo Magalhães - BA, como classificador de sementes para exportação.

Com o passar do tempo foi se profissionalizando na área pois tinha muita credibilidade com o patrão porque neste tipo de serviço eles viajavam onde as sementes estivessem e as vezes era necessario fazer viagens longas como essa para o Mato Grosso.

Profissionalmente essa era a rotina de Cledson.

Agora você imagina quando ele chegava aqui na Bahia, que festa, amigos parentes, ele procurava todo mundo pra matar a saudade.

Quando ele não encontrava aquela pessoa ou aquele amigo, ligava, dava um jeitinho de falar... estou aquí.

Pode parecer mentira, mas quando ele estava longe todos os dias ligava pra mãe dele. Sabe uma pessoa que por onde quer que anda falava com todos, sempre com um sorrizo estampado? Assim ele era.

Márcio Gleich
Barreiras - BA

Pedrinho na Assistência Social de Tangará

Alguém comentou com esta editoria pela manhã, que o ex-vereador petebista Pedro Francisco da Silva (Pedrinho), estaria sendo cogitado para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social de Tangará da Serra.

É claro que não estou acreditando.

Tangará bate recorde na comercialização de peixes de piscicultura em 2008

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria da Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra, informou que no último ano foram comercializados mais de 40 toneladas de peixes de origem da piscicultura, só no município de Tangará da Serra.

Segundo o Diretor Regional da Sema, Alvino de Oliveira Filho, as apreensões principalmente durante o período de piracema com o fortalecimento e estruturação da fiscalização, as parcerias com as Polícias Civil e Militar, os incentivos do Estado e do Governo Federal à regularização das pisciculturas através do processo de licenciamento, foram primordiais para que a atividade fortalecesse no Estado e em especial na região.

Um balanço feito pelo diretor mostra que houve um avanço do setor. Em 2006, pouco mais de 10 toneladas de pescado foram comercializados, enquanto que em 2008 foram contabilizados 40.080 Kg de peixes (mais de 40 toneladas), oriundas de piscicultura com processos de licenciamento junto à Sema.

No total, através da Despesca (autorização de retirada de peixes de tanques emitidas pela Sema), foram postos à venda 21.750 unidades da espécie tambacú, 3.000 unidades de piraputanga, 1.350 pacús e 5.670 de outras espécies, sendo que entre elas, o pintado já está se tornando mais uma boa opção para os piscicultores do município.

Dirceu Munhoz Rios, proprietário de uma das pisciculturas da região, localizada na Linha 12, em Tangará da Serra, esclarece que a atividade ainda tem seus altos e baixos, pois depende muito do empenho de seus administradores. “É necessário investir na introdução dos alevinos, alimentação e suporte de infraestrutura a fim de manter a atividade, onde fatores como o tamanho dos tanques até a qualidade da água para o seu abastecimento são essenciais”, explica.

APREENSÃO - Mais uma apreensão de pescado irregular aconteceu na última quinta-feira (22.01), em Barra do Bugres. A Polícia Ambiental apreendeu 224 Kg de pescado oriundos do rio Paraguai.

Segundo informações do sargento PM Mariovaldo Marcos Magalhães que atuou na ação, foram constatados que 47 Kg já se encontravam impróprios para o consumo. O restante do pescado foi doado à entidades filantrópicas. Com Assessoria

DEM decidirá em fevereiro futuro de Haroldo Lima

O Democratas tangaraense deve realizar reunião entre os dias, dois e três de fevereiro, para decidir o futuro do vereador de primeiro mandato, Haroldo Lima.

O parlamentar poderá ser desligado da sigla.

Vão justificar que ele não está rezando na cartilha do partido. E por cima, estaria apoiando claramente a filosofia governista.

Para o blog, o vereador usou a expressão: "tanto faz". Tanto faz ficar ou sair da sigla.

Confirmou ainda que votará favorável ao projeto de reestruturação da Administração, lavra do Executivo Municipal.

Realização do carnaval na Praça dos Pioneiros nas mãos da Promotoria

Vereadores se reuniram nesta manhã com servidores da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, para discutir a realização ou suspensão do Carnaval 2009 na Praça dos Pioneiros.

Pelo que entendi, Executivo e Legislativo perderam a autonomia para realização do evento. Estando agora o assunto para decisão da Promotoria Pública.

Mais continuo crendo que a festa de Mono ocorrerá mesmo no citado logradouro.

Deputada tucana explica saída de primeira-secretaria

A deputada federal Thelma de Oliveira irá falar hoje sobre a sua decisão em renunciar a secretaria-geral do PSDB de Mato Grosso.

Ela entregou, na quarta-feira passada, carta comunicando a sua posição e justificando que pretendia se dedicar a reeleição, ao PSDB Mulher, da qual é presidente nacional, e a campanha presidencial.

Em nenhum momento, a parlamentar aventou a possibilidade de participar da sucessão estadual, embora o presidente regional do PSDB e prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, seja pré-candidato ao governo do Estado em 2010.

No mesmo dia, o assessor Aparecido Alves, o Cido, renunciou a primeira-secretaria.

Falsos e-mails em nome da Caixa levam vírus a computadores

Mais uma vez, pessoas de má fé utilizam o nome de uma instituição reconhecida para efetuar crimes pela internet. E-mails em nome do banco estatal CEF (Caixa Econômica Federal) estão sendo enviados para solicitar senhas.

Até mesmo a logomarca do banco aparece no conteúdo. Tudo parece tratar-se de algo verídico.

Há uma solicitação para o cliente digitar dados pessoais pois, ou há erro de informação ou problemas com o cadastro de cliente.

A Caixa é taxativa. Não envia e-mails solicitando qualquer tipo de informação para o cliente. Em seu site oficial (http://www.caixa.gov.br/) informa, no link sobre “Dicas que garantem a sua segurança”:

Semec chama aprovados em seletivo

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra começa a convocar na próxima quarta (28), os professores aprovados no último seletivo. Aprovados, preparem a papelada. As aulas estão previstas para início no dia nove de fevereiro.

Advogados têm até dia 31 para fazer a substituição do cartão de identidade

Os advogados com cartões de identificação profissional expedidos antes de 24 de agosto de 2007 têm até o dia 31 deste mês para fazer a renovação dos mesmos, conforme a Resolução 02/2006, do Conselho Federal da Instituição.

Para adquirir o novo Cartão de Identificação, os advogados devem se dirigir ao Setor de Cadastro da Seccional da OAB e fazer o requerimento do novo documento.

O novo documento traz vários benefícios aos advogados. O principal deles é um chip acoplado à carteira, que permite ao portador fazer a certificação digital.

Por meio da certificação, os advogados podem transmitir peças, procurações, elaborar e celebrar minutas de contratos por meio digital nos tribunais que já têm processo eletrônico.

A medida torna os julgamentos das causas mais ágeis, além de poupar tempo do advogado e custos com documentação em papel.

O objetivo é trazer mais agilidade e segurança no processo eletrônico, que já se torna realidade no Judiciário brasileiro.

Assim penso...

"Quem decide pode errar. Quem não decide já errou."

Herbert Von Karajan