3 de março de 2009

Cruz Credo: O diabo está solto em Tangará da Serra

Ano passado a autoridade policial efetuou os seguintes registros em Tangará da Serra:

180 residências arrombadas e furtadas

115 lojas arrombadas e assaltadas

250 infrações praticadas por menores com idade entre 10 e 17 anos.

20 assassinatos.

O índice de homicídios cresceu 34% em relação ao ano de 2007.

Em 2009, até um bebe de um ano e meio de vida, teria sido assassinado. Fato registrado nesta segunda-feira (02).

Um jovem empresário foi baleado por assaltantes quando se dirigia a uma agência bancária para efetuo de depósito.

Na última sexta-feira, o empresário e radialista Carlos Longh foi surpreendido por dois bandidos em sua residência. Ele e sua família permaneceram mais de 20 minutos sob a mira de armas de fogo enquanto os bandidos faziam o rapa pela casa. Ainda roubaram cerca de R$ 5 mil em dinheiro e jóias.

Nas últimas duas semanas, cinco mototaxistas foram assaltados. Alguns deles ainda esperam que seus veículos sejam recuperados pela política.

ACORDEM AUTORIDADES!.... Descruzem os braços, pelo amor de Deus!

ATI vai lançar edital convocando eleição de diretoria

A Associação Tangaraense de Imprensa – ATI realizará em abril, eleição de sua diretoria.

Para isso, esta presidência provisória, trabalha os preparativos finais.

Cerca de 60 profissionais que atuam nos meios de comunicação da cidade, se associaram à entidade.

Em breve será lançado edital. Aguardem só mais uns poucos dias.

Saudades dos radicais de oposição

Nunca imaginei que um dia sentiria saudades daqueles políticos que faziam oposição radical. Melhor o pau quebrando do que o silêncio vergonhoso dos dias de hoje.

Ninguém contraria nada, nos planos municipal e estadual. No federal, o DEM ainda faz alguma zoada.

O PT é quem sabia fazer oposição como nenhum outro. Demonizava práticas que hoje, no governo, admite sem pudor.

É triste sentir saudades daqueles antigões do MDB e Arena baixando o nível num palanque...

Por que Agaciel caiu

Abaixo, o comentário mais lúcido que li até agora sobre o episódio envolvendo o ex-diretor do Senado, Agaciel Maia. É do jornalista e pai dos blogs políticos brasileiros, Ricardo Noblat:

Agaciel Maia, o todo-poderoso Diretor-Geral do Senado desde 1995, foi forçado a abandonar o cargo para que tudo ali permaneça como está. Não caiu por seus defeitos. Foi derrubado para que o Senado possa preservar os dele.

A espoleta que detonou Agaciel foi a casa onde ele mora há 13 anos. O jornal Folha de S. Paulo contou que em setembro de 1996 ele comprara a casa em nome do irmão, o deputado João Maia (PR-RN), porque na época estava com seus bens indisponíveis.

A história contada por Agaciel é outra. Ele diz que pediu ao irmão para comprar a casa enquanto vendia a outra onde morava. Não poderia vendê-la se seus bens estivessem indisponíveis. Recomprou a casa do irmão dois meses depois. E desde então a declara no seu Imposto de Renda.

Os gastos do Senado são uma caixa preta. Há uma contabilidade para efeito externo e mais outra, a que de fato vale. O que aqui fora se sabe pouco tem a ver com o que acontece ali dentro. As vantagens auferidas pelos senadores e admitidas por eles estão longe de corresponder à realidade.

O que menos interessa à instituição é ser investigada a fundo. E quando alguém como Agaciel atrai os holofotes da mídia... Bem, o melhor é livrar-se dele. Em outras ocasiões, Agaciel ficou sob os holofotes, mas conseguiu de safar. Era provável que se safasse novamente.

Mas conspirou para sua queda uma série de outros fatores. O primeiro deles: o desgaste natural do exercício do cargo durante tanto tempo. O segundo: a recente eleição de José Sarney (PMDB-AP) para presidente do Senado. Ela não foi tão pacífica assim. Exaltou os ânimos de muitos senadores.

Sarney foi eleito prometendo mais cargos do que tinha para entregar a senadores que o apoiaram. Estão em disputa várias presidências de comissões técnicas. Ocupar uma delas confere visibilidade e prestígio ao seu eventual titular. Visibilidade significa mídia. Mídia pode significar votos em futuras eleições.

E para aumentar o clima de tensão que se vive no Senado ainda tem Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). À VEJA, ele denunciou o PMDB como um partido corrupto. Lidera a formação de uma frente parlamentar contra a corrupção. E decidiu fazer um discurso daqui a pouco no Senado sobre... Corrupção.

Sobrou para Agaciel - e a maioria dos senadores espera, reza, suplica a Deus que tenha sobrado apenas para o ex-diretor-geral do Senado.

Vereadores requerem de Ciência e Tecnologia implantação de curso de Jornalismo em Tangará

Vereadores tangaraenses protocolam nesta quarta-feira (04) na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, indicação para a criação do curso superior de Comunicação Social em Tangará da Serra.

Para a conversa sobre o assunto com o secretário estadual Chico Daltro, eles contarão com o auxílio do deputado estadual Wagner Ramos.

O vereador petebista Luiz Henrique disse ao blog que todos os esforços serão envidados para que por meio da Universidade do Estado de Mato Grosso, o curso de Jornalismo se torne uma realidade no Município.

Os políticos da cidade se manifestam sobre o assunto em atenção a reivindicação da Associação Tangaraense de Imprensa – ATI.

Blog alcança 175 mil acessos

O Blog chegou nesta terça-feira aos 175 mil de acessos.

E eu volto a agradecer aos leitores pela fidelidade e às fontes pela confiança.

Continuo apostando nessa parceria, aliada à notícia bem apurada, para continuarmos com o contador de acessos assim: sempre disparado.

Muito obrigado.

Mais uma vez.

Não-pagamento de piso é culpa da União

" O Governo Federal aumentou a responsabilidade dos municípios e diminuiu o repasse de verba. Essa é a principal justificativa a ser apresentada para o não-cumprimento de reajuste salarial com os professores". De um chefe de gabinete municipal ao blog.

Vereadores de Campo Novo buscam parceria com a SETECS

O vereador camponovense Leandro Martins apresentou na última sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores, duas indicações e um requerimento, em parceria com os outros pares.

Na primeira indicação que contou com o apoio dos vereadores Dionardo Mendes e José Carlos Ribeiro (Baxo), ele versa sobre a necessidade do poder público municipal intervir junto a SETECS – Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Cidadania, pleiteando a realização de um mutirão da cidadania no bairro Boa Esperança.

Segundo os vereadores, a intensão é oportunizar os serviços oferecidos pelo evento aos moradores do bairro, tendo em vista que as outras edições beneficiaram o bairro Jardim das Palmeiras.

A segunda indicação contou com a parceria dos vereadores Vagner Herklotz e Dionardo Mendes, que versou sobre a necessidade da reformulação do calendário e forma de disputa dos Jogos Estudantis Municipais.

A proposta dos vereadores visa que o trabalho do professor da unidade escolar seja valorizado e reconhecido, uma vez que ele é o responsável pelos resultados. Encaminhada ao blog pela assessora de imprensa Juliana Lins.

Cimi e ambientalistas insistem na demarcação da reserva Cabixi na divisa MT/RO

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entidade vinculada a Igreja Católica, com apoio de organizações ambientalistas, vem cobrando providências da Fundação Nacional do Índio (Funai) para a identificação, homologação e demarcação da Terra Indígena Cabixi, localizada entre a terra indígena Vale do Guaporé, no município de Comodoro (MT) e o rio Cabixi, na divisa dos estados de Mato Grosso e Rondônia, seguindo até a sua foz no rio Guaporé, numa área estimada em 50 mil hectares.

Conforme relatório da entidade que lista cerca de 216 casos, classificados como “sem providências” em todo país, há risco de descaracterização da área que está sujeita a ocupação por grandes fazendas, exploração de madeira e projetos de colonização.

O relatório cita ainda a Terra Indígena Capitão Marcos, pertencente à etnia Paresí, entre Comodoro e Campos de Júlio, já homologada, mas ainda pendente de demarcação. Encaminhada ao blog por Luiz Florentino - Comodoro/MT.

PEC dos Vereadores: "Sarney tenta resgatar a moral do Congresso Nacional

Por Gilmar Gonçalves

Mas eu to rindo a toa,

Necessário para manutenção da separação dos poderes, que todos assentam ser essencial à manutenção da liberdade, é de toda necessidade que cada um dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário) tenha uma vontade própria; e, por conseqüência, que seja organizado de tal modo que aqueles que exercitam as suas competências tenham a menor influencia possível dentre as prerrogativas que constitucionalmente cada poder, tem, respeitando sempre as limitações de suas competências.


Com base nessa premissa chega a ser trágico se não fosse comico o papel do Presidente do Senado Federal o ex-presidente Jose Sarney em retirar da suprema corte de justiça a ação que pretendia forçar a câmara dos deputados a promulgar a emenda que criaria mais de 7 mil novos cargos de vereador no Brasil.

Sarney teve essa iniciativa como uma tentativa de resgatar a moral do congresso nacional brasileiro que anda de cócoras diante das demandas existentes no País em detrimento do agachamento das Casas legislativas mais importantes serem sucumbidas ao arbítrio dos poderes executivo e judiciário.

Antes tarde do que nunca, porém é a iniciativa do Presidente Sarney em trazer as discussões para dentro das casas de leis, que tem em seu papel histórico a elaboração de leis boas e justas, e que o bom senso permeie os pensamentos dos nossos legisladores maiores, para que ao final desse processo extirpem de vez essa idéia desvairada de criar mais 7 mil novos cargos para esvaziar os cofres públicos e que sabiamente uma vez refutada essa excrescência, o estado possa cumprir de fato aquilo que a melhor constituição (1988) do mundo asseverou a seus jurisdicionados, dando-lhe acesso aos seus direitos bem como ofertando as suas garantias para a efetividade desses direitos.

Abraços a todos.

Abertas as inscrições para o Mestrado Profissional

Estão abertas até o próximo dia 09 de março as inscrições para o Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Amazônia, uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O público alvo são os egressos do Curso de Especialização em Vigilância das Doenças Transmissíveis realizados na UEPA no biênio 2006/2007.

Inscrições
Para se inscrever, os interessados precisam acessar o site da Plataforma SIGA AQUI. Encaminhada ao blog pela Assessoria de Imprensa do governo do Pará.

Sarney manda retirar do STF ação que obrigava a Câmara a promulgar a PEC dos Vereadores

Mais um golpe na PEC que aumenta o número de vereadores foi dada ontem pelo presidente do Senado, José Sarney(PMDB).


O senador mandou retirar do Supremo Tribunal Federal(STF) a ação que pretendia forçar a Câmara dos Deputados a promulgar a emenda que cria 7.343 vagas de vereadores no país.


Com a decisão de Sarney, a PEC volta a tramitar normalmente na Câmara dos Deputados, sem nenhum prazo para ser aprovada e devolvida ao Senado.


A iniciativa do presidente do Senado Sarney tira qualquer possibilidade dos suplentes de vereadores eleitos em 2008 tomarem posse ainda nesta legislatura.


A ação pedindo ao STF que obrigasse a Câmara dos Deputados a promulgar a emenda que aumentava o número de vereadores foi impetrada pelo senador Garibaldi Filho(PMDB), quando era presidente do Senado.

Professores farão greve nacional para cobrar piso de R$ 950

Os professores planejam uma greve em todo país para reivindicar o cumprimento da lei que estabelece o piso nacional do magistério de R$ 950.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a paralisação já está decidida, falta agora definir se ela ocorrerá em abril ou maio.

Segundo a entidade, alguns estados e municípios não reajustaram os salários dos docentes em 1° de janeiro, como foi determinado pela legislação.

Assim penso...

"Nada neste mundo é tão poderoso como uma idéia cuja oportunidade chegou”.

Vitor Hugo

Cassados prefeito e vice de Paranatinga; nova eleição será realizada

O presidente da Câmara Municipal de Paranatinga (MT) vereador Fernando Márcio Marques de Sales (PTB) assumirá o comando do município até a realização de novas eleições que deverão ser realizadas no período de 20 a 40 dias.

Isso porque a Justiça Eleitoral cassou o diploma do prefeito eleito Vilson Pires (PRP) com base em processos que apontavam para compra de votos e irregularidades na prestação de contas.

A punição também foi estendida ao vice-prefeito Jaime Dias Pereira (DEM) e exige ainda o pagamento de R$ 21,2 mil.

NOTA DO BLOG: Observo que o cerco está se fechando para quem agiu irregularmente nas eleições do ano passado. Até agora, todos os acusados foram condenados. Perderam o cargo e os direitos políticos.

Tangará da Serra receberá Juizados Federais Itinerantes

A Justiça Federal da Primeira Região já tem data marcada para atender de forma itinerante milhares de pessoas que residem nos estados sob sua jurisdição.

Durante o ano de 2009, 12 municípios localizados nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins contarão com a estrutura dos JEFs para resolver suas demandas judiciais.

São eles:

Tangará da Serra - Mato Grosso
Plácido de Castro -Acre
Borba, Nova Olinda e Humaitá - Amazonas
Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio - Amapá
Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lurdes - Bahia
Nunes Freire - Maranhão
Nanuque - Minas Gerais
Corrente - Piauí
Rolim de Moura - Rondônia
São Luís do Anauá - Roraima
Cristalândia, em Tocantins.

Nessa fase, buscam-se parcerias com prefeituras, entidades de classes e emissoras de rádio e TVs locais, fundamentais para a ampla divulgação, e distribuídos cartazes e folders explicativos à população a ser visitada pelo JEF.

As próximas fases são as de atermação e audiência, que acontecem, respectivamente, de 16 a 21 de março e de 18 a 30 de maio, em Borba e Nova Olinda/AM; de 8 a 14 de março e de 17 de maio a 6 de junho, em Tangará da Serra/MT; e de 3 a 6 de março e 22 a 27 de junho, em Rolim de Moura/RO.

Santo Antônio do Leverger deverá ter nova eleição

O prefeito cassado de Santo Antônio do Leverger (MT), Faustino Dias Neto, teve negado recurso de liminar para reconduzi-lo ao cargo. A decisão foi do juiz do Tribunal Regional Eleitoral, José Zuquim.

O juiz desconsiderou a alegação da defesa, que acusava o juiz da 38ª Zona Eleitoral, Lídio Modesto, de que a execução da sentença ocorreu de forma imediata.

Com a decisão, o presidente da Câmara de Vereadores, Harrison Ribeiro Neto, que assumiu a prefeitura na semana passada deve permanecer no cargo até que uma nova eleição seja realizada.

Faustino Dias Neto foi cassado por compra de votos e uso da máquina pública na campanha eleitoral.

Bomba na indústria automobilística

A mais nova bomba no mercado automotivo, a Ford e a Volkswagen,anunciam uma fusão milionária no segmento automotivo brasileiro, essa fusão está sendo estudada pelo governo para poder ser concretizada.

Secretamente as empresas vêm trabalhando em um novo veículo que iráselar a fusão das duas montadoras, um veículo com sistema de injeçãode combustível flexível revolucionário, com o maior espaço interno da categoria, as previsões de vendas é altíssima, já se espera uma listade pelo menos 20 mil clientes.

A foto em anexo foi tirada por uma revista especializada que flagrou oveículo em testes no interior de São Paulo. O veículo terá o nome de Kompa.

Veja em primeira mão!

Fonte: Colaboração de um webleitor