5 de março de 2009

Reestruturação: projeto retorna à Câmara sem pedido para criar supersecretarias

Vereador Paulo Porfírio

O vereador republicano Paulo Porfírio, líder do prefeito na Câmara de Vereadores, informou ao blog, na manhã desta quinta-feira (05), que o projeto de reestruturação da Administração Municipal, lavra do Executivo, retornaria de hoje para amanhã para nova apreciação e votação dos vereadores.

Paulinho, como é popularmente conhecido, disse ainda que o projeto foi totalmente alterado, de maneira que, sem dúvida alguma será aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade de votos.

Relatou que o projeto retorna à Câmara sem solicitação para a criação das quatro supersecretarias como anteriormente queria o prefeito Júlio César Ladeia (PR).

Além dessa modificação, segundo o vereador, também não será solicitada mais a criação de cargos para coordenadores. Ele disse que é intenção da Administração, apenas alterar a situação de algumas funções já existentes.

Dessa forma, ele aposta que não haverá empecilho nenhum para o projeto ser aprovado e o prefeito Ladeia estruturar o governo como seria entende ser necessário.

Vereador Baxo é o autor da lei que institui a Corrida e Gincana do Parecis

Vereador José Carlos Ribeiro

Campo Novo do Parecis - A Lei que institui a Gincana e Corrida do Parecis, é de autoria do vereador camponovense José Carlos Ribeiro (Baxo), sancionada no dia 10 de setembro de 2008, pelo então prefeito Sérgio Costa Beber Stefanelo.

A idéia da Lei surgiu a partir de uma indicação do vereador, onde justificou que nos últimos anos a festa em comemoração ao aniversário do município coincidia com a realização da Expocampo.

Segundo o edil, muitos munícipes não têm acesso aos festejos, tendo em vista a distância do Parque de Exposições da cidade ou limitações financeiras.

Devido a esses fatores o vereador sugeriu que fosse promovida uma festa realmente popular, com desfiles, shows, atividades culturais, esportivas e afins.

Muraro diz que não disputará vaga na AL em 2010

Jaime Luiz Muraro

Ex-prefeito e ex-deputado estadual, o presidente do diretório Democratas em Tangará da Serra, Jaime Luiz Muraro, manteve na manhã de hoje, o primeiro contato com o Diário de Tangará.

Disse que não será candidato a deputado estadual nas eleições de 2010 e que o seu projeto principal é o de retornar definitivamente para o trabalho na agricultura.

Muraro comentou também sobre os posicionamentos adotados ultimamente pelo ex-vice prefeito advogado Fábio Martins Junqueira e o vereador Haroldo Lima, ambos de seu partido.

Comentou que em hipótese alguma o DEM pensa em expulsar Junqueira pelo fato de seu “escorrego” nas eleições de 2008. Enfatizou que ele só sairá do partido se for de livre e espontânea vontade.

Para ele, Junqueira continua sendo uma pessoa muito querida, por todos os atos positivos que fez como filiado e amigo do DEM.

Com relação ao vereador, Muraro disse ser certo que o parlamentar defenderá as idéias e os projetos do seu partido. Votando apenas naquilo que é de interesse maior da sociedade, sem se prender jamais à situação.

Tentativa de envolver nome de Abicalil em "escândalo do bilhete aéreo" não se sustenta

Deputado federal Carlos Abicalil

Matérias divulgadas em alguns sitios virtuais de Cuiabá tentam fazer crer que o deputado petista Carlos Abicalil estaria envolvido em um escandalo envolvendo a utilização de bilhetes aéreos de sua cota na Câmara Federal. Reportagem do Congresso em Foco, que reproduzimos abaixo, mostra que o envolvimento de nome de Abicalil em investigação da PF é meramente circunstancial.

Confira:
Por Lúcio Lambranho
As investigações da Operação Boi Barrica, da Polícia Federal (PF), chegaram a uma inesperada conexão no Congresso. Um ex-assessor do Senado vigiado pela PF levou uma mala de Brasília para São Paulo, no dia 19 de julho do ano passado, a pedido do empresário Fernando Sarney.

A Câmara pagou a passagem, emitida nas cotas dos deputados Carlos Abicalil (PT-MS) e Valadares Filho (PSB-SE). O homem seguido pela PF se chama Marco Antônio Bogéa. Além de colaborador de Fernando Sarney, Bogéa foi funcionário terceirizado na função de assistente de produção da TV Senado entre os dias 16 de junho de 2004 e 13 de junho de 2007.

A descoberta da PF mostrou um pouco mais do complexo mundo do sistema de cotas das passagens aéreas disponível aos parlamentares. Os delegados responsáveis pelo caso acabaram revelando o uso indevido das cotas. Abicalil levou um susto e ficou indignado quando soube que o bilhete usado pelo investigado saíra em seu nome.

Em nota enviada ao site, o deputado petista diz que sua cota foi emprestada, "sem o seu conhecimento prévio" ao gabinete do deputado Valadares Filho (PSB-SE). O deputado sergipano também nega que tenha emitido o bilhete e afirma que não conhece Bogéa.

Gaeco pede a Justiça prisão preventiva de Rabello

Ex-deputado estadual Valter Rabello

O Grupo de Operações Especiais e Combate ao Crime Organizado - Gaeco - pediu a prisão preventiva do ex-deputado e apresentador de televisão Walter Rabello.

O pedido já foi encaminhado ao juiz da Vara de especializada do Crime Organizado e da Ordem Tributária, José Arimatéia. O juiz pode defirir o pedido de prisão contra Walter a qualquer momento.

Walter Rabello foi indiciado pelo Ministério Público por envolvimento na fraude comandada pelo empresário atacadista Júlio Uemura.

Segundo o Gaeco, o ex-parlamentar é acusado de tráfico de influência para beneficiar o esquema de Uemura, que aplicava golpes em fornecedores à empresas fantasmas comandadas por "laranjas" ligados a ele.

Maurício Lamego entra para a blogosfera

O reconhecido publicitário tangaraense Maurício Lamego acaba de entrar para o mundo dos blogueiros.

Inicia trabalho com o lançamento de um projeto que visa “reconhecer” o que alguns publicitários da cidade vêm fazendo.

Trata-se do “Troféu Boquete”.

Entre no blog e confira o que ele escreve sobre o assunto. É interessante.

Caiu na rede é peixe” pode ser acessado AQUI

Doze câmaras serão instaladas na área central de Tangará da Serra

A segurança pública em Tangará da Serra continua sendo uma preocupação do prefeito Júlio César Ladeia (PR), que nesta manhã participou de uma reunião sobre o assunto na Promotoria de Justiça da cidade.

Na oportunidade, Ldeia informou que ações já estão sendo adotadas para a solução do problema, como a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da área central da cidade.

Ele disse que serão instaladas de oito a doze câmeras.

As câmeras de segurança farão giro de 360º e pegarão uma distância de dois quilômetros, cada uma delas. Acredita-se que no máximo em três meses o equipamento esteja instalado.

Renato Gama elogia postura política de Roque Fritzen

O médico Renato Gama encaminha comentário para a página afirmando ser a postura do vereador pededista Roque Fritzen, um exemplo a ser seguido. Leia-o:

"A postura do vereador Roque Fritzen é um exemplo.

Não troca favores, não faz picuinha.Se o projeto é bom, está bem elaborado, de acordo com o parcerer jurídico da Câmara e beneficia a comunidade, ele vota SIM, sendo de autoria do seu grupo ou da oposição.

Se o projeto precisa ser melhorado, ou caracteriza mero fisiologismo, a resposta firme é NÃO.

Mesmo que isso represente ameaça de perdas para seu grupo político ou mesmo ameaças à sua filiação partidária.

Há tempos não via esta postura por parte da maioria de nossos políticos locais.Penso seriamente em trabalhar na campanha para reeleger um vereador que mantenha esta postura durante todo o seu mandato".(Médico Renato Gama)

Viva Patativa do Assaré!

Se estivesse vivo, Patativa do Assaré completaria hoje 100 anos.

Como nordestino amante da literatura de cordel, jamais esqueceria está data sem homenagear meu conterrâneo, o maior poeta popular do Brasil, com a publicação de um seus poemas em nossa página.

O BOI ZEBU E AS FORMIGAS

Um boi zebu certa vez
Moiadinho de suó,
Querem saber o que ele fez
Temendo o calor do só
Entendeu de demorá
E uns minuto cuchilá
Na sombra de um juazêro
Que havia dentro da mata
E firmou as quatro pata
Em riba de um formiguêro.

Já se sabe que a formiga
Cumpre a sua obrigação,
Uma com outra não briga
Veve em perfeita união
Paciente trabaiando
Suas foia carregando
Um grande inzempro revela
Naquele seu vai e vem
E não mexe com mais ninguém
Se ninguém mexe com ela.

Por isso com a chegada
Daquele grande animá
Todas ficaro zangada,
Começou a se açanhá
E foro se reunindo
Nas pernas do boi subindo,
Constantemente a subi,
Mas tão devagá andava
Que no começo não dava
Pra de nada senti.

Mas porém como a formiga
Em todo canto se soca,
Dos casco até a barriga
Começou a frivioca
E no corpo se espaiado
O zebu foi se zangando
E os cascos no chão batia
Ma porém não miorava,
Quanto mais coice ele dava
Mais formiga aparecia.

Com essa formigaria
Tudo picando sem dó,
O lombo do boi ardia
Mais do que na luz do só
E ele zangado as patada,
Mais força incorporava,
O zebu não tava bem,
Quando ele matava cem,
Chegava mais de quinhenta.

Com a feição de guerrêra
Uma formiga animada
Gritou para as companhêra: -
Vamo minhas camarada
Acaba com os capricho
Deste ignorante bicho
Com a nossa força comum
Defendendo o formigêro
Nos somos muitos miêro
E este zebu é só um.

Tanta formiga chegou
Que a terra ali ficou cheia
Formiga de toda cô
Preta, amarela e vermêa
No boi zebu se espaiando
Cutucando e pinicando
Aqui e ali tinha um moio
E ele com grande fadiga
Pruquê já tinha formiga
Até por dentro dos óio.

Com o lombo todo ardendo
Daquele grande aperreio
O zebu saiu correndo
Fungando e berrando feio
E as formiga inocente
Mostraro pra toda gente
Esta lição de morá
Contra a farta de respeito
Cada um tem seu direito
Até nas leis da natura.

As formiga a defendê
Sua casa, o formigêro,
Botando o boi pra corrê
Da sombra do juazêro,
Mostraro nessa lição
Quanto pode a união;
Neste meu poema novo
O boi zebu qué dizê
Que é os mandão do podê,
E as formiga é o povo.

Do livro Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré

Saiba mais sobre Patativa AQUI

As faces da degradação

Por Janio de Freitas

A ELEIÇÃO DE Fernando Collor para presidir a Comissão de Infraestrutura do Senado e o artifício de Renan Calheiros que fez esta vitória formam um fato muito positivo, em duas direções.

Para a maioria que precisa de grandes aberrações para dar-se conta da realidade -arrastões em praia, invasões urbanas do PCC e outros, para admitir o nível de criminalidade-, a vitória de Collor/Renan vem demonstrar que a degradação de Senado e Câmara não é exagero dos críticos: nela germina uma ameaça nebulosa de acontecimentos, não necessariamente de origem militar, impróprios para o regime democrático. Seja como for, que a crescente degradação não levará a bom resultado, não levará mesmo.

De outra parte, a vitória de Collor, no voto, contra a petista Ideli Salvatti, comprova e castiga o fisiologismo barato a que o PT se entregou, no servilismo sem limite ao governo e à "base governista".

Quando se iniciaram as revelações sobre alguns métodos de Renan Calheiros, como o pagamento da pensão de sua filha pelo lobista de uma empreiteira, o PT alinhou-se logo ao PMDB na defesa do então presidente do Senado e em acusações ao trabalho jornalístico.

À frente dessa infantaria petista, a senadora Ideli Salvatti, autora, já no início da Comissão de Ética, da exaltada proposta de sustar ali mesmo qualquer propósito investigatório.

Renan Calheiros retribuiu a solidariedade de Ideli Salvatti, e do PT, a seus feitos, articulando agora as espertezas que a derrotaram. Ideli Salvatti, o PT e Renan Calheiros continuam aliados.

Papo de galinheiro

Collor, ao tentar elogiar Ideli Salvati, disse que ela “cisca pra dentro”. Não tardou e o senador Mercadante saiu em defesa da sua cumpanhera. Ele achou que ao dizer que Ideli “cisca”, Collor a estava chamando de galinha. Tudo bem, mas o que quer dizer “pra dentro”. Seria que só cisca cumpanhero???

Concluído inquérito de compra de votos em Juína

A Delegacia Regional de Juína (MT) concluiu o inquérito policial que apura o caso de compra de votos nas últimas eleições municipais.

O delegado regional, Alexandre Morais Franco, indiciou o vereador Zulmar Kurzel, mais conhecido na cidade como "Carequinha", pelo crime de captação ilegal de sufrágio (compra de votos).

Através de denúncia deu-se início asinvestigação e por meio de escuta telefônica, a polícia conseguiu provas de que "Carequinha" estaria praticando tal crime, denunciado durante o processo eleitoral.

Segundo o delegado, o Ministério Público já apresentou denúncia contra o vereador, que poderá ser cassado e consequentemente perder o mandato, apesar de já ter tomado posse na Câmara Municipal do Município. (Com Assessoria)

MT tem 11 casos de hemorrágica

Onze casos de dengue hemorrágica foram registrado em Mato Grosso este ano. O número, que foi divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), aponta para um crescimento significativo da quantidade de ocorrências. Em 2007 foram 16 registros e o ano passado ocorreram 7 casos. A técnica do Programa de Controle da Dengue da SES, Rita Borges, assegura que os dados surpreenderam a equipe e pode ser ampliado devido a subnotificação, que é grande em todo Estado.(Carolina Rodrigues)

15 mil crianças vivem nas ruas das capitais

Pelo menos 15 mil crianças e adolescentes moram hoje nas ruas das capitais brasileiras.

São meninos e meninas a partir de 6 anos que perdem o vínculo com a família para serem filhos de ninguém.

Ficam à mercê da violência e do tráfico de drogas.

Serão os futuros marginais, ao invés de cidadãos. Para tentar reverter a situação, será lançada hoje, durante o 2º Encontro Estadual dos Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, a campanha nacional "Criança não é de rua".

O objetivo é promover a conscientização da população para abraçar a responsabilidade de resolver o problema de todos.

Cuiabá é a 23ª capital a receber a comitiva que pretende levar à sede do governo federal em Brasília essa pauta, como emergencial.(Rose Domingues)

Collor atropela o PT em eleição

Pelas mãos do PMDB e do DEM, o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) conseguiu ontem voltar à cena política elegendo-se presidente da estratégica Comissão de Infraestrutura do Senado, ao derrotar o PT. A vitória de Collor por 13 a 10 consolidou o racha na base política do governo, fortaleceu ainda mais o PMDB e enfraqueceu politicamente o PT, que viu seu poder minguar na Casa. Pela segunda vez este ano, o PSDB se uniu ao PT e apoiou a candidatura da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Silval admite candidatura com alianças

Confirmando que havia conversado de política na reunião que manteve com os deputados José Riva (PP) e Sérgio Ricardo (PR), o vice-governador, Silval Barbosa (PMDB), voltou a manifestar sua posição de pré-candidato a sucessão do governador Blairo Maggi (PR), mas sinalizou que só vê essa possibilidade dentro do arco de aliança que deu respaldo em duas eleições ao atual chefe do Executivo.

Operação prende "Máfia das Frutas"; ex-deputado é denunciado no esquema

O Gaeco prendeu na tarde desta quarta-feira (04), o empresário Júlio Uemura, atacadista de produtos hortifrutigranjeiros do bairro Porto, em Cuiabá, por formação de quadrilha, estelionato, tráfico de influência e extorsão.

Ao todo, serão cumpridos oito mandados de prisão, que ainda estão em curso. A lista inclui policiais civis e militares que participariam do esquema.

O ex-deputado estadual Walter Rabello (PMDB) foi denunciado de participação no esquema por tráfico de influência.

Assim penso...

"Na realidade, talvez não exista nenhuma de nossas paixões naturais tão difícil de subjugar como o orgulho. Disfarce-o, lute com ele, derrube-o, sufoque-o, humilhe-o tanto quanto desejar, e ele ainda está vivo, e aparecerá de vez em quando e se mostrará."

Benjamin Franklin