16 de março de 2009

Charge do Dia

Autor: Ique - Jornal do Brasil

Vereador indígena não quer ser secretário de Turismo

Olha só, fiquei sabendo hoje que o vereador tangaraense Genilson Kizomae (PR), não quer ser secretário municipal de Turismo.

Em ofício ao um jornal impresso da cidade, ele afirma que foi eleito para legislar e será isso que fará pelos próximos quatro anos.

Cheguei a registrar nesta página que o parlamentar, líder do PR na Câmara, deveria ser convocado pelo prefeito Júlio César Ladeia para a citada Pasta.

Com isso, uma vaga seria aberta na Câmara para a primeira suplente Vânia Regina Ladeia Trettel.

Pelo visto, ainda não tem nada definido nesse quesito.

Em Irecê, Robério assina o blog "Poeta da Solidão"

Depois de bom tempo, visitei nesta segunda-feira (16) o blog do colega professor Robério Pereira Barreto.

Escritor, poeta, pensador dos mais brilhantes da atualidade, o bom baiano deixou as terras dos tangarás no ano de 2007.

Retornando para sua terra natal, Irecê, estado da Bahia, meu amigo ainda permaneceu por meses encaminhando para publicação nos jornais locais, seus belos textos poéticos.

Na cidade onde hoje atua como professor universitário, Barreto assina um blog de grande aceitação entre os amantes da boa escrita.

Página essa que compartilho com os webleitores do Diário de Tangará. Visite agora: http://poetadasolidao.blogspot.com/

Robério você faz muita falta no Mato Grosso.

Sociedade de Imprensa diz que Lula ataca mídia brasileira

Da Efe, com citação no UOL:

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) manifestou nesta segunda-feira, em relatório, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "continua atacando a imprensa brasileira" por meio de "críticas desmedidas" e desqualificações.

"O presidente brasileiro sempre ataca a imprensa e lança críticas desmedidas quando o enfoque do noticiador ou de um comentário não lhe agrada", diz a SIP no trecho do relatório sobre liberdade de expressão que fala sobre o Brasil.

(Comentário: Alguém aqui pode dizer que a SIP mente? Que Lula não ataca a imprensa sempre que se sente atacado por ela? E que muitas vezes a ataca sem ter sido antes atacado? )

Justiça condena prefeito e dois ex-prefeitos

A Justiça condenou o prefeito de Mauá (Grande São Paulo), Oswaldo Dias (PT), e os ex-prefeitos da cidade Leonel Damo (PV) e Diniz Lopes (PSDB) a ressarcirem os gastos com contratações irregulares sem concurso público.

Eles também tiveram seus direitos políticos cassados por três anos. Ainda cabe recurso da decisão. O valor a ressarcir ainda depende de uma ação de execução.

Pela decisão, a Prefeitura de Mauá também está proibida de fazer qualquer contratação para os cargos que dependam de concurso público e a exonerar os ocupantes dos cargos em comissão irregularmente preenchidos.

A decisão é resultado da ação civil pública por improbidade administrativa movida em 2006 pelo Ministério Público de São Paulo. Segundo a denúncia, foram preenchidos 729 cargos em comissão sem concurso público.

Os promotores questionaram o fato de os cargos não possuírem natureza jurídica de chefia, direção ou assessoramento, conforme determina a legislação. Em sua decisão, o juiz Christopher Alexander Roisin, substituto da 2ª Vara Cível de Mauá, ressaltou que dos 729 cargos criados, 699 não podem ser ocupados sem a realização de concurso público.

Criança de nove anos morre enforcado em Nortelândia

Em meio ao anuncio da morte da ex-primeira dama de Nortelândia (MT), Judith Barreto, na madrugada desta segunda-feira (16), em Cuiabá, outro fato intrigante choca a população da cidade, é a morte prematura de uma criança de nove anos por volta das 10h da manhã.

O pequeno Vitor Gabriel da Silva foi encontrado enforcado em uma arvore no quintal da casa da avó, onde vivia.

A família e os vizinhos estão chocados e não sabem explicar o que teria acontecido. Inicialmente, as primeiras informações eram de que ele teria cometido suicídio, mas após rápidas investigações feitas pelo Delegado da Policia Civil de Nortelândia, Sérgio Medeiros, que ouviu vizinhos e parentes surgiu outra vertente, a de fatalidade. Edvaldo de Sá

Lideranças se articulam para garantir retomada das obras da Ferrovia

Viabilizar uma agenda com a presidência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente eRecursos Renováveis (IBAMA) e com o ministério do Meio Ambiente para garantir aliberação das licenças ambientais a fim de que as obras da Ferrovia senador VicenteVuolo possam ser retomadas. Essa foi uma das principais deliberações tomadas nessasegunda-feira (16), durante a reunião do Fórum Pró-ferrovia, realizado na Federaçãodas Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá.

Workshop aborda planejamento para solucionar problemas de déficit habitacional

Foi aberto na manhã desta segunda-feira (16.03) no auditório do Crea-MT, o"Workshop Elaboração de Planos de Habitação de Interesse Social". Organizadopela Federação das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea no Estado deMato Grosso (Fec-MT), o objetivo é preparar os profissionais mato-grossensespara a elaboração de planos de habitação.

Autódromo deverá ser construído em Várzea Grande

Audiência pública, requerida pelo deputado Guilherme Maluf, será realizadaem Várzea Grande para debater a viabilidade da obra.

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB/Bloco Independente) e a classe política de Várzea Grande retomarão a discussão sobre a construção de um autódromo na cidade industrial.

No próximo mês, a Câmara de Vereadores será sede de uma audiência pública com a finalidade de debater a viabilidade da obra, além de colher dados que possam auxiliar na execução do projeto.

O evento está marcado para ocorrer no dia 23 de abril, a partir das 19 horas, no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Várzea Grande.

Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz deve ser criado em Mato Grosso

Por meio de um projeto de resolução do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), Mato Grosso poderá criar o Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz, de natureza permanente e deliberativa.

Competirá ao conselho formular, coordenar, supervisionar e avaliar políticas parlamentares voltadas às ações pela cultura de paz, bem como tomar medidas efetivas nos cenários socioeconômico, político, filosófico, religioso e cultural.

O conselho poderá, ainda, sugerir ações governamentais, assessorar o Poder Legislativo, emitindo parecer na elaboração de projetos.

E desenvolver estudos, debates e pesquisas relativos à busca de ideais comprometidos com a cultura de paz e ao cumprimento do disposto nos tratados internacionais.

Mônica Huppes é a nova Miss Mato Grosso

Após muito suspense foi escolhida, na noite de sábado, a representante estadual no concurso Miss Mato Grosso realizado em Primavera do Leste. A vencedora foi Mônica Huppes, de Nova Mutum.

Assim Penso...

"O jornal ou é uma janela aberta, acessível aos ventos como às pedras, ou fenece vítima de sua própria indignidade."

Dorian Jorge Freire

Eleição para diretoria do PT ficará entre Abicalil e Serys

A eleição para escolha da nova diretoria do PT está marcada para novembro e a briga ficará mais uma vez entre o grupo da senadora Serys Slhessarenko e do deputado federal Carlos Abicalil. Isso porque o parlamentar já adiantou que irá disputar a reeleição para presidente do partido, já a petista avisou que não pretende brigar pelo comando, mas indicará um nome. Quem?

Homens são 80% dos demitidos no Brasil, aponta pesquisa

Após três meses seguidos de baixas, o mercado de trabalho formal delineou o perfil do trabalhador brasileiro demitido pela crise econômica que varre o planeta.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que o maior número de empregos eliminados ocorreu entre pessoas com renda de 1 a 3 salários mínimos.

Entre novembro de 2008 e janeiro deste ano, o mercado perdeu 797.515 postos de trabalho. Desse total, 79% são trabalhadores com ganhos entre R$ 415 e R$ 1.245 à época.

Os homens foram os principais afetados pelo encolhimento do emprego formal e respondem por 8 a cada 10 vagas fechadas no período -especialistas atribuem a tendência ao fato de que os setores que mais demitiram no período foram a construção civil e a indústria, atividades dominadas pelo sexo masculino.