24 de março de 2009

Zé Pequeno e Jaconias na capital

O presidente da Câmara de Vereadores José Pereira Filho e o vice-prefeito José Jaconias da Silva, ambos do PT, passaram toda essa terça-feira em Cuiabá. Como sempre, a assessoria dos dois políticos sequer encaminhou uma humilde notinha para a imprensa, informando qual a finalidade da viagem. Continuem assim. Não informem nada sobre o paradeiro de vocês. E depois...

Tangará da Serra precisa do curso de graduação em Teatro

Com o crescimento das artes cênicas em Tangará da Serra, daqui a pouco será necessária também a criação de um curso de graduação em Teatro.

Porém, imagino que o curso de Comunicação Social deveria vir primeiro. A Associação Tangaraense de Imprensa – ATI vem trabalhando com essa perspectiva.

Unemat e UFMT deveriam atentar mais para essas necessidades da região.

Antro de drogas e banditismo

Alguém por acaso, saberia informar qual é o bairro de Tangará da Serra que virou o maior antro de drogas e de banditismo? Resposta deve ser encaminhada para o e-mail da página.

Presos três assaltantes que residem em Tangará da Serra

Três homens apontados de terem invadido uma casa em Arenápolis (MT), mantida a família refém e roubado dois veículos da família, foram presos na madrugada de hoje pelas polícia Civil e Militar.

Os suspeitos estavam na cidade de Rio BrancoBranco (356 Km a oeste de Cuiabá).

Segundo a polícia, a quadrilha era composta por quatro assaltantes.

Foram presos João Nunes Pinheiro (40), Willian Gonçalves Ribeiro (24) e Jester Fábio de Oliveira Pena (18). Todos moram na cidade de Tangará da Serra.

DEM se empolga e marca ato para lançar candidatura de Jaime ao Governo

O diretório regional do DEM realiza nesta sexta-feira, a partir das 9h, na sede da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), em Cuiabá, encontro regional com lideranças da Baixada Cuiabana. Durante o evento, os democratas farão o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Jaime Campos (DEM) ao Governo do Estado, em 2010.

Charge do Dia


Autor: Alecrim

Inscrições do PROAC se encerram nesta semana

As inscrições para o Programa de Apoio á Cultura (PROAC), serão finalizadas na próxima quinta-feira, 26 de março.

Os produtores culturais interessados em participar dos editais devem estar atentos ao período de inscrição.

Neste ano os proponentes poderão concorrer de acordo com a sua localização geográfica, já que os editais estão divididos em Baixada Cuiabana e demais municípios.


Também concorrerão com proponentes em suas áreas específicas de atuação, já que foram especificaas as linhas de trabalho no edital de 2009.

Os editais e formulários poderão ser acessados no site www.cultura.mt.gov.br, link Editais do Conselho Estadual de Cultura.

Assim penso...

"Praticamente qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quer testar o caráter de alguém, dê-lhe poder".

Abraham Lincoln

Sobe para 43 número de municípios que mais desmatam

Subiu para 43 o número de municípios que mais desmatam na Amazônia. A primeira versão da lista de maiores responsáveis por desmatamentos, preparada ano passado, era integrada por 36 cidades.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirma que o ranking com maior número de integrantes não é sinônimo de aumento de atividade ilegal na região.

De acordo com ele, a inclusão de novos municípios é fruto de critérios mais rigorosos usados para preparar a relação. Na nova lista, foram incluídos os municípios de Marabá (PA), Pacajá (PA), Itupiranga (PA), Mucajaí (RR), Feliz Natal (MT), Tailândia (PA) e Amarante do Maranhão (MA).

Três municípios devem sair da lista: Alta Floresta (MT), Porto dos Gaúchos (MT) e Nova Maringá (MT). Para isso, será preciso a comprovação da inscrição no Cadastro Ambiental Rural.

"Agência Central do Cidadão" em Tangará da Serra

Seria de bom tamanho se o prefeito tangaraense Júlio César Ladeia (PR) implantasse no Município, em parceria com o governo do estado, o que chamam em outras cidades de "Agência Central do Cidadão".

E por que não implantar também um Centro de Múltiplo Uso?

Olha como seria bacana... O cidadão ou cidadã iria num só local para resolver de vez grande parte de seus assuntos particulares.

Prefeito: precisamos trabalhar mais para facilitar a vida das pessoas mais simples.

A quem interessar possa

"Plante amor e paz e a vida lhe trará colheita de paz e amor."

Ministro diz que PMDB indicará o vice

O ministro de Assuntos Institucionais José Múcio Monteiro, que é do PTB, disse que o PMDB deverá indicar o companheiro de chapa da ministra Dilma Roussef no pleito de 2010.

Benefício da prisão especial no Brasil pode acabar em breve

Privilégio de uma minoria dentre os 450 mil detentos brasileiros, a prisão especial caminha para a extinção no País. Por meio de um projeto de origem do Ministério da Justiça e com emendas parlamentares apresentadas na semana passada, governo e oposição aceleram no Senado o fim do direito, criado a partir de um decreto que é de 1955. Detalhes do assunto no Tangará Repórter

Sérgio Ricardo lidera disputa ao Senado

O deputado estadual Sérgio Ricardo (PR) lidera a disputa ao Senado com 37,2% da preferência do eleitor várzea-grandense. Os dados colocam o governador Blairo Maggi (PR) no segundo lugar de opção do votante de Várzea Grande, com 26,5%. O estudo feito pelo Instituto Voice Pesquisas remete o terceiro lugar para o ex-candidato à prefeitura da cidade, Júlio Campos (DEM), que contabiliza 9,3%. Os números são relacionados ao primeiro voto. Na próxima eleição, cada votante tem direito a escolher dois candidatos ao Senado.

Democratas espera apoio do PP na composição para 2010

Presidente do DEM de Mato Grosso, Oscar Ribeiro afirmou ontem que o diretório estadual democrata aposta na chance de ter o PP como aliado para as eleições de 2010. A avaliação do dirigente partidário fez frente à posição do presidente do PP estadual Chico Daltro, também secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, que descarta a possibilidade de o partido desenhar composição nesse momento com vistas ao próximo processo sucessório.

Ibama embarga 50 mil ha em Brasnorte

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou cerca de 50 mil hectares de lavouras de grãos sem licenciamento ambiental no município de Brasnorte (MT). O Grupo Fronteira, responsável pelas lavouras, foi multado em R$ 990 mil. Segundo o Ibama, este grupo acumula mais de R$ 11 milhões em multas por ilícitos ambientais e foi notificado em maio de 2008 para apresentar o Licenciamento Ambiental Único de suas propriedades, mas não obedeceu a determinação.

PT e PMDB negam verticalização

Os presidentes do PT e do PMDB(MT) e deputados federais, Carlos Abicalil e Carlos Bezerra, respectivamente, apontaram que não existe mais o instituto da verticalização, que é obrigatoriedade dos partidos em nível nacional serem seguidos nos Estados em suas coligações, ou seja, quem estiver coligado para a presidência da República, teria que repetir a coligação para governador, senador, deputado federal e estadual. "Pela lei este instituto não existe mais, e para retorná-lo, apenas através da reforma política, que já não conta mais com tempo hábil para ser apreciada e aprovada para 2010", disse o presidente do PT.

Efeito "marolinha"

Brasil perde 750 mil empregos em três meses. AQUI

Decisão do STF sobre Lei de Imprensa deve ser tomada na próxima semana

A decisão que suspende 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa (Lei 5.250, de 1967) deve ser tomada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quarta-feira (1º), segundo informações do ministro Carlos Ayres Britto, relator da ação que pede a extinção da lei. Leia mais AQUI

Dono do Castelo pode ter mandato cassado

A falta de recibos e de testemunhas que comprovem a prestação de serviços de segurança durante dois anos e os indícios de que as empresas contratadas funcionavam apenas no papel deverão embasar o parecer da comissão de sindicância da Corregedoria da Câmara que deve pedir a abertura de processo de cassação de mandato do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG).

Para os responsáveis pela investigação, a apresentação das notas fiscais não foi suficiente para comprovar o serviço. Ele teria contratado duas de suas próprias empresas em 2007 e 2008 para serviços de vigilância pagos com a verba indenizatória.

Em depoimento na semana passada, Edmar disse aos parlamentares que utilizava seguranças de suas empresas porque recebeu ameaças de morte em Minas e sofreu uma tentativa de sequestro em São Paulo.

E, por ser um empresário bem-sucedido e viajar muito, disse que se sente mais seguro acompanhado por seguranças treinados e armados. A expectativa dos deputados de que Edmar apresentasse nomes e escalas de serviço dos vigilantes e recibos dos pagamentos foi frustrada.

Senadora Serys defende a aprovação do PL que cria Sinase

Em pronunciamento nesta segunda-feira (23), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu a aprovação do projeto de lei do Executivo que cria o Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo (Sinase), destinado a crianças e adolescentes infratores, em tramitação na Câmara (PL 1627/07). Leia mais no Tangará Repórter