1 de abril de 2009

“Pede prá sair, fora Taisir!”

A reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto desta quarta-feira (01) terminou sob protestos dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) contra a gestão do reitor Taisir Karim.

Os acadêmicos bradaram em coro: “Pede prá sair, fora Taisir!”.

Após sofrer pressão de toda a comunidade acadêmica e ser notificado pelo Ministério Público Estadual para cumprir as resoluções definidas pelo II Congresso Universitário, o reitor declarou hoje que a reunião do Conselho Superior Universitário (Consuni) será realizada no próximo dia 13, a partir das 8h, no auditório do campus da Unemat em Pontes e Lacerda.

Mais informações no Tangará Repórter

Líder do PR na Câmara de Vereadores faz importantes declarações ao blog

O vereador tangaraense Genilson Kezomae (PR), fez importantes declarações para o Blog no final da tarde desta quarta-feira (01). Algo como um desabafo. Nosso amigo webleitor vai conferir esta e outras notas na manhã desta quinta-feira (02).

Thelma de Oliveira se encontra com governador José Serra

A deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) teve uma agenda intensa nessa segunda-feira (30) na cidade de São Paulo. Pela manhã, Thelma, que preside o Secretariado Nacional do PSDB Mulher, participou do lançamento da cartilha “Diga Não à Violência Contra as Mulheres", na sede do PSDB de São Paulo.

À tarde, a deputada teve uma audiência com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Junto com 13 prefeitas de municípios do Estado de São Paulo, Thelma apresentou ao governador Serra um balanço das ações do PSDB Mulher.

Candidatura de Jayme Campos ao governo fica só no ensaio

O senador Jayme Campos decidiu que, enquanto estiver pontuando bens nas pesquisas internas sobre intenção de voto para governador, vai se manter no páreo. Foi uma resposta aos democratas, que tem insistido para o cacique político assumir de vez candidatura à sucessão de Blairo Maggi (PR). Jayme é daqueles que não entram em "bola dividida", como se diz no vocabulário esportivo. Ele nada tem a perder, pois o seu mandato de oito anos no Congresso Nacional está garantido até 2012, mesmo em caso de derrota numa eventual candidatura ao Palácio Paiaguás. RDNews

Eleitores que não votaram têm até o dia 16 de abril para regularizar título

Os eleitores faltosos que não justificaram sua ausência nas três últimas eleições devem procurar o cartório eleitoral mais próximo para regularizar sua situação.

Caso não regularizem suas pendências com a Justiça Eleitoral até o dia 16 de abril, eles podem ter o título de eleitor cancelado a partir de 30 de abril. O prazo começou no dia 16 de fevereiro.

Para aqueles beneficiados com o voto facultavivo não é preciso regularizar o título. Estão neste caso maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.

Eleitores que estiverem em dúvida sobre a regularidade de seu título podem fazer uma consulta disponível no site do TSE.

Charge do dia

Autor: Alecrim

Prefeito de Cáceres tem registro cassado pela terceira vez por abuso de poder

Por maioria, de quatro votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso condenou pela terceira vez, em sessão plenária desta terça-feira, por abuso de poder político o prefeito eleito Ricardo Luiz Henry (PP).

No recurso, a coligação pleiteou além da cassação do registro de Henry, o aumento do valor da multa para o grau máximo de R$ 106,410, aplicada inicialmente pelo juiz de primeiro grau no valor mínimo.

O Pleno acolheu o recurso apenas quanto à cassação do registro, sem o aumento do valor da multa.

Aprovado relatório do senador Gilberto que cria a Universidade Federal do Norte do Mato Grosso

Em reunião nesta terça-feira (31), na Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE) do Senado Federal, foi aprovado o parecer do Senador Gilberto Goellner (DEM/MT) ao Projeto de Lei do Senado - PLS nº 603/2007, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Norte do Mato Grosso (Uninorte), com sede no município de Sinop.

A instituição terá como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, promover a extensão universitária e suprir a demanda daquele município por vagas na educação superior.

Ministro do Meio Ambiente chega nesta quarta a Cuiabá para evento ecológico

O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, chega a Cuiabá nesta quarta-feira (01.04) onde participa do Katoomba Meeting Brasil 2009, conferência realizada pelo Grupo Katoomba, Forest Trends e Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com Organizações Não Governamentais ligadas ao Meio Ambiente.

De acordo com o secretario de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, em Cuiabá, o ministro assina um termo de cooperação entre o Governo Federal e Mato Grosso para a execução do programa MT Legal, de regularização ambiental e fundiária.

Computadores estão em perigo neste 1º de abril

Alerta para o 1º de abril, e que não é piada. Alguns dos maiores fabricantes de software do planeta temem ataques de um poderoso vírus de computadores. Existe até uma recompensa de mais de R$ 500 mil para quem der informações que levem aos criadores da praga digital, batizada de “Conficker”. Portanto, se alguém disser que seu computador está em risco, acredite.

TRE anula sentença que cassou registro de prefeito de Juara

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso acolheu por unanimidade a preliminar de cerceamento de defesa suscitada pela defesa do prefeito eleito de Juara, José Alcir Paulino, no recurso contra sentença de primeiro grau que cassou o seu registro de candidatura e decretou sua inelegibilidade por três anos.

A decisão acompanhou o voto da juíza relatora Maria Abadia Aguiar que acolheu a preliminar para anular a sentença de cassação, e determinar o retorno do processo para a Zona Eleitoral de origem para a realização de nova instrução e oitivas de testemunhas.

Após o feito o juiz eleitoral deverá proferir nova sentença em relação ao processo.

Juiz da 7ª Zona Eleitoral cassa diploma de prefeito e vice de Diamantino

O juiz da 7ª Zona Eleitoral, Luiz Fernando Voto Kirche, cassou, nesta terça-feira (31), o diploma do prefeito eleito de Diamantino, Erival Capistrano e da vice-prefeita, Sandra Bierle, e determinou a posse no cargo do segundo colocado no pleito, Juviano Lincoln e Sebastião Mendes Neto. Cabe recurso da decisão ao TRE.

STF julga Lei de Imprensa e diploma para jornalista

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) analisam hoje (1º), a partir das 14h, a validade da Lei de Imprensa e a exigência do diploma de jornalista.

No primeiro caso, o STF vai julgar ação movida pelo PDT contestando a Lei de Imprensa, que já teve suspensos 22 dispositivos dos 77 artigos em caráter liminar.

Em outro julgamento, os ministros vão analisar recurso do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo e o Ministério Público Federal para decidir, em caráter definitivo, a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Em julgamento de liminar em novembro de 2006, o STF garantiu o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão, independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área.

O ministro Gilmar Mendes é o relator do recurso.

A quem interessar possa

"O primeiro passo para promover uma mudança é libertar-se da imagem que você transmite aos outros."

Setor da construção civil tangaraense respira com alívio

Ontem, com as medidas anunciadas pelo governo federal que zerou a cobrança de impostos incidentes sobre o cimento e antecipou outras medidas a estimular a construção civil, esse setor tangaraense, a exemplo do restante do País, suspirou aliviado. Também torcemos para que as coisas retornem ao seu ritmo de normalidade.

Crise internacional ainda não afetou comércio tangaraense

A crise econômica internacional que está alcançando em cheio o Brasil nesses momentos ainda não alcançou o setor comercial tangaraense. Ou seja, o quantitativo de demissões verificado até aqui é absolutamente normal para o período. Torçamos para que continue assim.

Novo vestibular

O modelo do vestibular unificado para as universidades federais, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada, começa a sair do forno.

A intenção do ministério é fazer uma seleção por meio de quatro provas e uma redação que seriam aplicadas em dois dias, uma espécie de novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os testes seriam de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens.

A proposta já foi apresentada aos reitores das instituições federais de ensino superior. Na próxima semana será realizada uma reunião entre os representantes das universidades para discutir a mudança.

O sistema americano para ingresso nas instituições de ensino, o chamado SAT (Scholastic Assessment Test), é uma das referências do MEC para a construção dessa proposta.

Segundo o ministério, enquanto 20% dos estudantes americanos são de estados diferentes das universidades onde estudam, no Brasil essa taxa de mobilidade é de 0,04%.

Assim penso...

"A vida é a arte de extrair conclusões suficientes de premissas insuficientes."

Samuel Butler