15 de abril de 2009

Charge do Dia

Autor: Ique (Jornal do Brasil)

Pense numa grande disparidade...

No exercício de 2005, os bancos pagaram de impostos o equivalente a 7 bilhões e 500 mil reais. No mesmo período, o sistema financeiro pagou 18 bilhões de reais em impostos. Os trabalhadores da iniciativa privada e servidores descontaram R$ 52 bilhões em impostos. E os especuladores internacionais ficaram isentos desses tributos. Pode?

Senado: impacto quase zero

Estudo realizado pela OnG Transparência Brasil mostra que 38% da produção legislativa do Senado desde 2003, cerca de 22 mil propostas, se referem a matérias com pouco ou nenhum impacto - que não apresentam grande relevância para a população.

Ainda segundo o estudo, "os menos atuantes no quesito "matérias com impacto" são as bancadas do senado do Rio Grande do Norte com 17 propostas, Paraíba (20), Minas Gerais (23), Alagoas (24) e Pernambuco (25)".

Saúde Humana

Ontem pela manhã, os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram o Programa de Estágios Pós-Doutorais em Saúde Humana (Pós-Doc SUS).

Com esta iniciativa, jovens doutores terão R$ 75 milhões em bolsas e auxílio financeiro para desenvolver pesquisas sobre temas prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos cinco anos.

A expectativa é que o Pós-Doc SUS contribua para a formação de pesquisadores no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde e para a consolidação de cursos, programas e estratégias de educação de alto nível na área da saúde.

O programa vigorará até 2013 e funcionará por meio de chamadas públicas.

Os temas de investigação serão definidos pelo Ministério da Saúde, em conformidade com as prioridades definidas pela Política Nacional de Saúde e pelo Programa Mais Saúde, componente do Programa de Aceleração do Crescimento.

Assim penso...

"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons."

Carlos Drummond

STF retoma julgamento da Lei de Imprensa

O STFdeve retomar no dia 29 o julgamento da ação ajuizada pelo PDT que questiona se os artigos da Lei de Imprensa são compatíveis com a Constituição de 1988.

A previsão era de que a ação voltasse à pauta da Suprema Corte no dia 22.

O STF começou a analisar a questão no começo do mês, mas o julgamento foi adiado. Dois ministros Carlos Ayres Britto e Eros Grau votaram pela total revogação da Lei de Imprensa, criada durante o regime militar.

A lei estabelece, entre outros pontos, a censura prévia e a apreensão de publicações.

Ibama tenta resolver impasse do licenciamento ambiental da BR 158

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, garantiu ao senador Gilberto Goellner (DEM/MT) que, até o final desta semana, vai apresentar uma solução para o impasse da licença ambiental da BR-158.

O compromisso foi firmado em reunião realizada nesta terça-feira (14), no Senado Federal, diante dos demais parlamentares da bancada de Mato Grosso e com a presença de 16 prefeitos das regiões do Médio e do Baixo Araguaia, por onde passa a rodovia.

A reunião, que foi realizada por iniciativa do senador Gilberto, teve como principal objetivo apresentar ao presidente do Ibama os problemas que a população daquela região enfrenta, como dificuldade de acesso à saúde e à educação, além dos “gargalos” para o escoamento da produção agrícola.

Campanha contra a gripe vai imunizar mais de 400 mil idosos