17 de abril de 2009

Charge do Dia

Autor: Solda ( O Estado do Paraná).

Estado é inerte e benefecia o tráfico!

Muitas vezes quero acreditar no poder estatal e sou compelido a minimizar críticas a seus gestores em vários seguimentos, mas é impossível ficar passivo com tamanho descaso!

Quem de sã consciência acha que o Governo está promovendo ações coerentes e eficazes na área de saude?

Da mesma forma, como vamos sair do marasmo ou quiçá retrocesso se a educação claudicou há muito tempo?

Como combater a violência ou esperar que esta se acabe com a inércia da polícia por absoluta falta de estrutura?

Falar em droga é muito fácil e dá IBOPE, o pior é que toda a sociedade sabe quem são os peixes graudos, mas porque só pegam os pequenos?

Há algo de errado e não é somente poder executivo, infelizmente os nossos legisladores ainda atuam em causa própria e o pior disso é que a população os reelegem?

Nós temos como reverter o quadro mas primeiro temos de fazer a nossa parte, tirando de circulação os políticos corruptos e profissionais e colocando gente nova e comprometida com as causas sociais!

O lado bom da buraqueira

A recomendação que faço aos webleitores deste blog que residem fora de nossa cidade é que se pretenderem nos visitar que venham em veículos 4 x 4. Nossas ruas estão ótimas para aventura off-road.

E o Turismo?

E ai, quando é mesmo que Tangará da Serra vai entrar no circuito estadual e internacional do Turismo? O assunto deu uma esfriada. E isso não é bom.

TRE marca novas eleições para Araguaínha e Novo Horizonte do Norte

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou, por unanimidade, na sessão plenária desta quinta-feira (16), a Resolução nº 608/09 que determina a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito nos municípios de Araguaínha e Novo Horizonte do Norte.

De acordo como o documento, a eleição nos dois municípios ocorrerá no dia 31 de maio de 2009, no período das 7h às 17 horas. A resolução fixa o calendário eleitoral e as normas que regulamentam o referido pleito.

Vem ai o Vale-Dilma

Pior é que as expectativas não são das melhores sobre o reforço ao orçamento dos municípios que o Governo Federal vem prometendo liberar, e que muitos vêm chamando de Vale-Dilma, em alusão ao esforço do presidente Lula para fazer valer sua pretensão de colocar a ministra Dilma Rousseff na presidência. Quer dizer, esse reforço orçamentário pode demorar enquanto aguarda as definições políticas. É osso.

Assim penso...

"Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância."

Galileu Galilei

Expectativa dos suplentes

Há ex-vereadores, hoje colocados na condição de suplentes, que estão alimentando com muito entusiasmo a ideia de que irão assumir mesmo o mandato, quando a Comissão de Constituição e Justiça, do Senado da República, votar a chamada PEC dos Vereadores. Caso isso aconteça, Tangará da Serra passará a contar com 15 parlamentares.

Buracos

É crescente a quantidade de buracos nas vias públicas de Tangará da Serra. Contanto por cima, já são mais de 2.835 só na área central da cidade. Essa contagem terá prosseguimento.

Anti-HIV

Uma boa notícia na luta contra a Aids. Um estudo entre a Agência Nacional de Saúde dos Estados Unidos e a Embrapa está produzindo novas variedades de soja transgênica que possuem em seus grãos substâncias capazes de neutralizar o vírus da Aids.

As plantas produzidas pela Embrapa servirão como fábricas vivas do princípio ativo de um gel anti-HIV, produto promissor para prevenir o contágio, principalmente, em mulheres.

O desafio agora será conseguir produzir o gel em larga escala e a preço baixo.

Redução de danos

O Ministério da Saúde lançou ontem edital, no valor de R$ 1,4 milhão, para o financiamento de projetos de instituições governamentais, não-governamentais e universidades voltados ao fortalecimento das ações de redução de danos em usuários de álcool e outras drogas.

As propostas devem ampliar o acesso desses dependentes aos serviços de saúde, melhorar e qualificar o atendimento oferecido a eles pelo SUS e fortalecer as ações comunitárias de redução de danos.

Segundo dados do Ministério, a dependência de álcool é a primeira no ranking das drogas ingeridas no país, por cerca de seis milhões de pessoas, na faixa etária de 12 a 65 anos de idade.

O prazo para apresentação dos projetos vai de 20 de abril até 20 de junho deste ano e o valor de cada um não deverá ultrapassar o limite de R$ 100 mil. Embora o plano abranja todo o país, têm prioridade os municípios com 250 mil ou mais habitantes.