24 de abril de 2009

Júlio César não pretende recorrer de decisão judicial

O jornalista Diego Soares, editor-chefe do O Jornal informa em seu blog Xeque Mate que o ex-prefeito Júlio César Ladeia (PR), não pretende recorrer da decisão da Justiça Eleitoral que cassou seu mandato e também do vice-prefeito Jaconias Silva, na manhã desta quinta-feira (23).

Leia texto:

"O agora ex-prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Davoli Ladeia declarou na noite de ontem por telefone com exclusividade ao blog que não pretende recorrer da decisão do Juiz Eleitoral Jamilson Haddad Campos que cassou seu mandato no último dia 22.

Ladeia se disse inconformado com a decisão, mas que já esperava que ela pudesse ser tomada.

“Acordei de madrugada com um pressentimento ruim, mais tarde recebi a notícia de que estava cassado”, disse o ex-prefeito, que mesmo assim ainda tem até segunda-feira para decidir se recorre ou não."

NOTA DO BLOG: A informação de Diego tem todo fundo possível de verdade. Confirmando a notícia, nesta tarde, a TV Centro América (TVCA local) informou que o ex-prefeito Ladeia ainda não teria recebido a notificação dando conta de sua cassação. E olha que ele tem apenas três dias para recorrer, prazo que se inspira na próxima segunda-feira. É quase certo que teremos novas eleições.

Vereador Luiz Henrique é o autor do projeto para fim do uso das sacolas de plástico

O vereador tangaraense Luiz Henrique (PTB) encaminhou nesta sexta-feira (24) para o blog, cópia de seu projeto de lei que visa substituir o uso das sacolas de plástico por outras biodegradáveis. Leia aqui o documento.

Conselho de Cultura dá parecer favorável a oito projetos

O Conselho Municipal de Cultura de Tangará da Serra (CMCTS) sob nossa presidência, se reuniu ontem, à noite, nas dependências da Biblioteca Pública municipal. Na oportunidade, oito projetos culturais foram analisados e receberam pareceres favoráveis pelos conselheiros. As peças serão encaminhadas até a próxima segunda-feira (27) para o Conselho Estadual de Cultura.

Efeito "Marolinha" V

IBGE: Taxa de desemprego aumenta 9%

A taxa de desemprego avançou para 9% em março, acima dos 8,5% verificados no mês anterior. O dado foi divulgado hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), que pesquisou seis regiões metropolitanas.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice apresenta crescimento de 0,4 ponto percentual.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Emprego, de um mês para o outro o contingente de desocupados totalizou 2,1 milhões de pessoas. Isso indica alta de 7,3% (141 mil pessoas) em relação a fevereiro e de 6,7% na comparação com março de 2008 (130 mil pessoas).

Por outro lado, a população ocupada somou 21 milhões de pessoas, com acréscimo de mais 9 mil pessoas em relação ao mês anterior.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou em 9,3 milhões, representando um pequena retração na comparação com fevereiro, mas com alta de 2,5% em relação a março do ano passado (229 mil pessoas).

O fim das sacolas de plástico II

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Tangará da Serra, vereador Luiz Henrique (PTB), informa ao blog neste instante, que já está em tramitação na Câmara, projeto de lei de sua autoria que trata da subistituição das sacolas de plástico por outro modelo biodegradável em nossa urbe amada. Muito bom. Espero que tal projeto seja bem apreciado pelos pares e aprovado sem ressalvas. Todos nós ganharemos com essa lei.

Mato Grosso já tem mais de 10% dos prefeitos cassados

O republicano Júlio Cesar Ladeia é o 15º prefeito eleito cassado pela Justiça Eleitoral. O número representa um dos maiores quadros de cassação do país e atinge o índice de 10,6% dos 141 prefeitos do Estado.

A perda dos direitos políticos é motivada pelo descumprimento de regras eleitorais que vão desde a compra de votos, prática de caixa dois, irregularidades na prestação das contas de campanha ou abusos de poder político e econômico.

A perda dos mandatos tem levado a formação de um cenário político inusitado. Tangará da Serra acompanhará os municípios de Araguainha, Nova Olímpia, Novo Horizonte do Norte e Santo Antônio de Leverger, onde os presidentes das Câmaras de Vereadores estão respondendo pelo poder Executivo.

Isso porque a punição da Justiça Eleitoral também foi estendida aos vice-prefeitos eleitos. Nestes municípios, os eleitores deverão voltar às urnas para a escolha de um novo prefeito.

Já estão confirmadas novas eleições até o momento apenas nos municípios de Araguainha e Novo Horizonte do Norte.

PT não descarta aliança nem com o DEM para 2010

O presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Abicalil, defende a construção de um projeto para Mato Grosso com siglas que inicialmente façam parte da base aliada do presidente Lula. Neste rol de possíveis aliados, também são citados partidos que hoje dão sustentabilidade ao governo do Estado. Neste contexto, o PT espera uma posição oficial do DEM sobre o processo sucessório de 2010, para só depois abrir diálogo com os democratas.

Tangaraenses tristes e envergonhados

A população tangaraense amanheceu triste e envergonhada nesta sexta-feira (24.04).

A notícia (que correu o mundo nesta quinta) da cassação do prefeito Júlio César Ladeia (PR) e de seu vice José Jaconias da Silva (PT), está sendo comentada em todos os departamentos da cidade.

Nas escolas, faculdades, associações e entidades representativas da sociedade, não se fala em outro assunto.

A imprensa local, por sua vez, mostra-se dividida em suas opiniões. Um lado, trabalha para amenizar a situação. Outro, está destacando em detalhes o que aconteceu, porque aconteceu e o que se espera doravante.

Certo é que Tangará da Serra vê uma novela se repetindo. Que "NÃO VALE APENA VER DE NOVO".

Jornais de MT destacam cassação de prefeito de Tangará da Serra

A Gazeta
"O juiz Jamilson Haddad Campos cassou o diploma do prefeito Júlio César Ladeia (PR) e do vice José Jaconias da Silva (PT), de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá). Eles foram acusados de abuso de poder econômico e conduta vedada a agentes públicos e tiveram os direitos políticos cassados por três anos.

Com isso, assume o comando do município até a realização de uma nova eleição na cidade o presidente da Câmara de Vereadores, José Pequeno (PT). A decisão do juiz Jamilson Haddad foi proferida anteontem e acompanha parecer do promotor eleitoral Ari Madeira, divulgado no último sábado por A Gazeta.

A impugnação do mandato atende uma ação de impugnação de mandato apresentada pela candidata Azenate Carvalho (PMDB)." Leia mais AQUI

Diário de Cuiabá
"O juiz da 19ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, cassou ontem o diploma do prefeito de Tangará da Serra (239 km a Médio Norte de Cuiabá) Júlio Cesar Ladeia (PR) e do vice-prefeito José Jaconias da Silva (PT) e tornou-os inelegíveis pelos próximos três anos.

O presidente da Câmara Municipal José Antônio Pereira Filho (PT) assume a responsabilidade do Executivo até a realização de novas eleições.

O novo pleito se faz necessário porque Ladeia obteve 73,6% dos votos válidos e o Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/65) defende a retomada dos eleitores às urnas quando a nulidade atinge mais da metade dos votos. " Leia mais AQUI

Exame de Ordem

Já está aberta a inscrição para a edição 2009 do “Exame de Ordem”, através do qual bacharéis em Direito se habilitam ao exercício da advocacia.

O fim das sacolas de plástico

Gostaria muito que os vereadores tangaraenses fizessem alguma coisa para acabar com o uso de sacolas de plástico em estabelecimentos comerciais do Município.

Neste sentido, um projeto de lei que determinasse a substituição do plástico por sacolas biodegradáveis, oxibiodegradáveis ou sacos de papel, seria de bom tamanho.

Nosso entendimento é de que isso seria uma forma de preservar o meio ambiente e criar uma consciência ecológica no cidadão comum. Comportamento bom que está faltando em nossa cidade.

"Borrachudos" em alta

Dos 112,12 milhões de cheques compensados no mês de março, foram devolvidos 2,75 milhões. A inadimplência aumentou 6% em relação a fevereiro. A devolução dos “borrachudos” é a maior dos últimos 18 anos no Brasil.

A quem interessar possa

"Vote no candidato que prometer menos. Você ficará menos decepcionado". (Do financista Bernard Baruch)

Uma conjuntura preocupante

Primeiro foram os parlamentares brasileiros denunciados quase todos pelo uso indevido de passagens aéreas até para viagens internacionais.

E, por último, a crise se transferiu do parlamento para a Justiça, em que, no Supremo Tribunal Federal, dois ministros integrantes daquela Corte trocaram acusações em transmissão direta, ao vivo e a cores para todo o Brasil.

Claro que essa é uma conjuntura preocupante. Sabemos que esses poderes, porque feitos por homens, possuem pecadores que cometem ou cometeram abusos.

Agora, não se pode embarcar nessa da mídia querendo sacrificar os poderes legalmente constituídos, expondo-os à execração pública. Será que no Brasil de hoje ainda tem gente que sente saudades do DOI-CODI e das torturas aplicadas e ficam a torcer para que voltemos à era dos choques elétricos, dos afogamentos. Será que é isso o que realmente queremos para o nosso querido Brasil?

Essa caça às bruxas precisa ser analisada e bem pensada pela sociedade brasileira. Meus preclaros leitores, parcimônia, paciência e caldo de galinha, assim como ensina o ditado popular, nunca fizeram mal a ninguém. Então, pensemos nisso enquanto é tempo.

Servidores da Educação paralizam atividades nesta sexta

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) programa para hoje uma paralisação nacional de 24h dos servidores da educação em prol da implantação do Piso Salarial Nacional. Em Tangará da Serra, nada foi divulgado pelo Sintep, quanto à participação.

Ministério da Justiça quer estimular pesquisas acadêmicas

O Ministério da Justiça quer estimular pesquisas acadêmicas focadas na área de segurança com cidadania. A iniciativa é preparatória à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) e vai premiar os sete melhores trabalhos. Os vencedores poderão conhecer boas práticas de segurança cidadã em Bogotá, na Colômbia.

O I Prêmio Nacional de Monografias em Segurança com Cidadania Professora Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza foi lançado na última quarta-feira. O concurso é aberto a acadêmicos de graduação e pós, pesquisadores, gestores públicos e servidores dos sistemas de segurança pública e de justiça.

Os trabalhos deverão abordar os sete eixos-temáticos que norteiam as discussões no âmbito da 1ª Conseg.

Os autores das melhores monografias, em cada uma das categorias, serão premiados com uma viagem para Bogotá, na Colômbia, com a finalidade de conhecer a experiência "Segurança Cidadã", elaborada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pelo governo colombiano. As inscrições são gratuitas e serão recebidas até 8 de junho.

O regulamento completo do Prêmio está disponível no portal http://www.conseg.gov.br/ no item "Projetos Especiais" .