28 de abril de 2009

Veja as imagens do momento em que Zé Pequeno assumiu a prefeitura de Tangará da Serra

Dia 23 de abril de 2009. José Preira Filho (PT), senta-se na cadeira de prefeito de Tangará da Serra.
Atenção com a imprensa. Cede entrevista ao repórter Celi Rosa da Rádio Pioneira.
Responde questionamentos dos resporteres Dorjival Silva (Diário de Tangará), Gilson Santos (TV Cidade Verde) e Priscila Bitencourt (TV Centro América).
Assessores de gabinete, secretários municipais e imprensa assistem sem palavras o que está acontecendo na história do Município.

A primeira reunião com o secretariado. A intenção é assegurar que nada mudará. Continua o mesmo governo do ex-prefeito Júlio César Ladeia. As imagens são exclusivas do Diário de Tangará. Sua reprodução é permitida mediante autorização do autor.

Deu no Diário de Cuiabá: Ladeia recorre e acena deixar política

O prefeito cassado de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR), impetrou ontem o recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para reverter a decisão da Justiça, que retirou o mandato do republicano, que é acusado de atos de improbidade administrativa e utilização da máquina pública para fins eleitorais. A ação foi movida pela candidata derrotada Azenate Carvalho (PMDB). O republicano afirmou que, caso não obtenha êxito no recurso, vai deixar a vida pública e entregar de vez o cargo de chefe do Executivo municipal. Nesse caso, como obteve 73% dos votos válidos, a Justiça deverá fazer uma nova eleição no município.

Hantavírus mata duas pessoas em Tangará da Serra


Em menos de oito dias, duas pessoas morreram vítima da hantavirose em Tangará da Serra.

Na quinta-feira (23) Gunne Gomes Duarte, 33 anos, partiu desta para a outra, deixando esposa e uma filha de oito anos.

Ontem, foi a vez de uma senhora.

O problema se agrava no Município, mesmo assim, as ações para combater a doença e outras endemias já arraigadas em nossa urbe amada, ainda estão muito a desejar.

Pelo visto, mais pessoas poderão ser vitímas desse tão terrível mal.

Prefeitos

Um leitor manda e-mail para o blog fazendo o seguinte questionamento sobre o choro dos prefeitos por causa da crise financeira: “..., se as prefeituras estão falidas, como dizem os prefeitos, por qual razão aparecem tantos candidatos para disputar as eleições municipais?”, indaga o leitor, acrescentando: “Qual o prefeito que por causa da crise deixou o cargo? Nenhum”. Tem sentido o questionamento do leitor.

Tribunais combatem “PEC do Calote”

Algo inusitado para nós leigos ao mundo das cortes de justiça aconteceu neste final de semana. Num universo que se preserva monárquico em meio à republicanização dos países que se pretendem democráticos conforme a definição de Abrahão Lincoln, um espaço do Poder Judiciário se insurgiu antes da hora de falar nos autos para condenar previamente um ato que tende a mexer drasticamente com muita gente e com certeza exigirá julgamentos aos togados.

Trata-se do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, um órgão que praticamente todo mês reúne a cúpula do poder judiciário dos estados em reuniões que estranhamente a imprensa nacional não cobre.

O presidente do colégio, desembargador Marcus Faver, deu total apoio ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), professor Cezar Britto, face à sua decisão de planejar para o próximo dia 6, quarta-feira, uma “Marcha em Defesa da Cidadania e do Poder Judiciário”, que será realizada pela OAB e juízes brasileiros em repúdio à aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 12/06, a chamada “PEC dos Precatórios”.

Já mencionada como “PEC do Calote”, este é um instrumento que o Estado brasileiro prepara para tungar o cidadão, e a sociedade não o enxerga, prevê um calote das dívidas judiciais reconhecidas pela Justiça contra Estados e municípios. Por isto, é ótimo saber que um porta-voz do judiciário se manifesta.

Seu pronunciamento pode, por assim dizer, corresponder ao que pensam os magistrados, a quem caberia aplicar a “PEC do Calote” caso a tungagem viesse a ser incorporada pacificamente ao direito positivo pátrio. RG

Fora do páreo

Depois de ouvirem de oncologista a informação de que o câncer admitido pela ministra Dilma Rousseff poderia muito bem ser combatido sem exposição ao público, alguns políticos chegaram à conclusão de que divulgar o problema foi a preparação de terreno para que ela retire sua candidatura à sucessão do presidente Lula da Silva. Por não vê-la se inflar como pretendiam os marqueteiros eleitorais vinculados ao PT.

Privatização do aeródromo de Tangará da Serra

Ouvi certa pessoa comentando a possibilidade de o aeródromo de Tangará da Serra ser oferecido para a administração privada. Que coisa!

Como se não bastasse a querra que vem sendo travada para a privatização a qualquer custo do terminal rodoviário da cidade...

Depois da Rodoviário e o aeródromo o que será posto à negócio?

Gol contra

O escândalo das passagens aéreas parece sem fim. Foi descoberto agora que o deputado Eugênio Rabelo (PP-CE) bancou com a verba da Câmara (dinheiro do povo) 77 passagens para jogadores, comissão técnica e dirigentes do Ceará Sporting Club. Os bilhetes são de 2007, quando o parlamentar era presidente do clube cearense.

Seguidores pedem retorno de Ladeia e Jaconias

Seguidores do ex-prefeito Júlio César Ladeia (PR) promoveram mais uma manifestação pública, ontem à noite, desta vez, em frente à prefeitura municipal.

Objetivo: pedir o retorno de Ladeia e do ex-vice José Jaconias da Silva (PT) para continuar no comando do Município.

O movimento que contou com reduzido número de participantes, foi ordeiro sob todos os aspectos.

Um carro de som passou toda a segunda-feira visitando os bairros da cidade convocando a população para participar do evento. Verdade é que o povão não compareceu.

Mas valeu a intenção dos manifestantes pró-retorno de Ladeia e Jaconias.

Câmara não dá posse a suplente de José Pereira Filho

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Tangará da Serra, primeiro-suplente de vereador Wellington Duarte (PT), não foi empossado ontem, à noite, na sessão da Câmara de Vereadores, ocupando a vaga aberta com a saída do titular José Pereira Filho (PT).

Também não foi empossado o segundo-suplente Gilcélio Peres (PT).

Algo estranho estaria acontecendo para o presidente em exercício do Poder Legislativo Roque Fritzen não ter empossado nem um nem outro.

O fato deixou o Partido dos Trabalhadores uma arara. E agora, quer porque quer, saber o que houve.

Mas, afinal, por que o suplente não assumiu a vaga deixada por Pereira, que se licenciou para assumir o comando do governo municipal?

Turismo: se liga Tangará da Serra

A Caixa Econômica Federal terá em suas agências uma linha de financiamento específica para o turismo. O anúncio foi feito ontem, em São Paulo, pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, e pela presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, que assinaram protocolo de intenções com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) para o início das operações. Se ligue!

A quem interessar possa

"A Vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido".

Padrão Globo

Depois que a Rede Record começou a ameaçar a soberania da Rede Globo, já podemos perceber toda uma mudança no "padrão" Globo de qualidade. Antes o jornalismo da emissora carioca era uma formalidade só, agora o apresentador-jornalista sai até do roteiro e fica "brincando" no ar.

"Minha Casa, Minha Vida"

Mesmo já sendo conhecidos todos os detalhes do projeto "Minha Casa, Minha Vida", lançado pelo presidente Lula, o município de Tangará da Serra ainda não sabe com quantas unidades habitacionais será contemplado. Também ainda não sabemos, por exemplo, onde os empreendimentos serão localizados. Zona rural? Urbana?

Patrimônio arquitetônico tangaraense está sendo depredado

Nosso patrimônio arquitetônico tangaraense está sendo depredado. Por acaso, alguém já viu isso?

Para o Conselho Municipal de Cultura é uma questão de honra trabalhar visando o estabelecimento de políticas que protejam esse importante componente de nossa história.

Gostaríamos que mais cidadãos que habitam em nossa urbe se sensibilizassem com o assunto.

O Diário de Tangará vai espor uma série de imagens que mostram o quanto prédios que deveriam ser preservados estão sumindo do nosso cenário histórico. Lamentável.

Sexo nada frágil

Pesquisa da Unifem, braço para a defesa das mulheres da ONU , revela que, enquanto as mulheres dedicam 36 horas por semana a trabalhos não-remunerados (tarefas domésticas, trabalho voluntário) , os homens só dedicam 16 horas. Isso sem contar que muitas vezes as mulheres ganham menos para desempenhar as mesmas funções que os homens. Além de ser mãe, mulher, dona-de-casa, profissional...

Depende de nós a eliminação das sacolas de plástico

Ações individuais podem ser mais efetivas que aquelas realizadas por governos ou corporações na hora de preservar o meio ambiente.

Diminuir ou mesmo eliminar o uso de sacolas plásticas é apenas uma delas. Enquanto no Brasil as sacolinhas de plástico aindam reinam soberanas nos supermercados, nos EUA e na Europa elas já são vistas com maus olhos.

Por pressão dos ambientalistas, da população e até do governo, supermercados vêm procurando alternativas para oferecer aos clientes, como sacolinhas biodegradáveis, cobradas à parte ou então, de papel.

Na França, por exemplo, as sacolas são cobradas à parte, e é muito comum ver as pessoas levando malas de rodinhas para o supermercado.

Para você conhecer um pouco mais sobre o que fazer para melhorar o mundo, conheça o blog "Mude o Mundo", criado para divulgar e discutir ideias e práticas por um mundo sustentável, que podem ser adotadas por pessoas comuns.

"Nada de ideias mirabolantes ou discursos inflamados; o que propomos aqui são simples mudanças de atitude que podem fazer a diferença no futuro do planeta". Acesse: http://mudeomundo.com.br/