20 de maio de 2009

Charge do Dia

Autor: Simanca (A Tarde - BA).

Tangará precisa com urgência de um Centro Administrativo

As autoridades tangaraenses precisam trabalhar com brevidade um projeto para construção do Centro Administrativo do município.

As estruturas físicas da prefeitura e da Câmara de Vereadores não acomodam mais um pleno funcionamento.

Com presença maciça da comunidade nas sessões da Câmara, às segundas-feiras, o plenário não tem proporcionado comodidade para todos.

Tenho visto muitos cidadãos e cidadãs assistindo às sessões, pelo lado de fora do plenário.

E na hipótese da aprovação da PEC dos vereadores, a instalação física do Legislativo teria muitas dificuldades para abrigar os novos pares.

Na prefeitura, a situação não é diferente. O prédio antigo está ficando apertado demais. Além de não proporcionar um ambiente confortável para nossos servidores públicos.

O certo, na visão do prefeito José Pereira Filho e do presidente da Câmara, Roque Fritzen, seria a construção do Centro Administrativo.

Eles opinam que se os prédios da prefeitura, Câmara e Ministério público forem vendidos, os recursos advindos da negociação já dariam para avançar consideravelmente a obra. Além do que, nesse, como em outros casos, poderia ser feito empréstimo para a execução do projeto.

Imagina-se que o dinheiro que a prefeitura paga atualmente com aluguéis se aproximaria muito do valor de uma parcela que viria a pagar mensalmente pelo empréstimo.

Penso que se já há todo esse entendimento das autoridades, não há por que entardecer os primeiros passos.

Autoridades políticas abraçam projeto para implantação do curso de Jornalismo em Tangará

Três vereadores tangaraenses participaram nesta tarde, da reunião na prefeitura municipal, para discutir a implantação do curso superior de Jornalismo no Município.

O vereador e presidente do Legislativo, Roque Fritzen (PDT), o primeiro-secretário João Batista Néri de Almeida (PMDB) e Gilcélio Peres (presidente municipal do PT).

Vice-presidente da Câmara, o vereador Luiz Henrique (PTB), telefonou minutos antes da reunião para justiçar a impossibilidade de participar da mesma.

A Unemat foi representada pela assessora pedagógica Ivanete Inês Parzianello.

Estiveram presentes, representando a Imprensa, além deste presidente, o diretor social da Entidade, jornalista Diego Soares (O Jornal), Jornalista Theodora Malacrida (Diário da Serra) e assessora de Imprensa do Executivo, jornalista Nelli Tirelli.

Sempre pontual, o prefeito José Pereira Filho deu início à bem-sucedida reunião, abrindo espaço para minha pessoa explanar sobre a necessidade da implantação do curso em Tangará da Serra.
E finalizou o encontro mostrando sua atenção com nossa classe, e sobretudo, com o avanço da Educação superior em Tangará da Serra.

A quem interessar possa

"Existe gente que precisa da ausência para querer a presença".

Restaurante populares

Ficam de fora os municípios com menos de 100 mil habitantes, interessados em implantar Restaurantes Populares. As propostas devem ser apresentadas até o dia 25 deste mês ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) pelas prefeituras capacitadas que pleiteiam recursos para o programa. Neste ano, o MDS investe R$ 16,8 milhões para apoio à modernização ou instalação de novas unidades em todo o País.

Rádios Comunitárias

O Ministério das Comunicações quer criar 463 novas rádios comunitárias.

O processo de habilitação das entidades interessadas no direito de exploração dos serviços segue até o dia 26 de junho.

Para fazer o cadastramento, a entidade interessada deve pagar uma taxa de R$ 20.

Mais detalhes sobre a inscrição podem ser obtidos na página do Ministério das Comunicações.

As inscrições podem ser feitas ainda pelos Correios ou pessoalmente, no protocolo central do edifício do ministério, em Brasília.

Presidente plugado

Depois de ser peça fundamental em sua campanha à presidência dos EUA, Barack Obama continua ligadinho na Internet. O presidente americano envia e-mail para os cadastrados no site da Casa Branca sobre suas propostas de governo.

Segurança Pública

O Ministério da Justiça, o Viva Rio e o Instituto São Paulo Contra a Violência realizam, no próximo dia 27, o Seminário Temático Mídia e Segurança Pública.

O evento é uma etapa preparatória da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) e tem o objetivo de reunir jornalistas, pesquisadores, estudantes e representantes de organizações civis e governamentais para debater o papel dos meios de comunicação na área.

Mais informações no site: www.conseg.gov.br

Conselho de Cultura se reúne hoje para alteração de Regimento Interno

Hoje, a partir das 18h, na Biblioteca Pública, mas uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura (CMC). Na pauta, alteração do Regimento Interno do Conselho e a indicação para a realização do I Fórum Regional de Cultura de Tangará da Serra. Este presidente, reforça a convocação de todos os conselheiros titulares e suplentes para participação do evento.

Contraponto

Enquanto muitos prefeitos e outras autoridades municipais fazem questão de dificultar a vida de profissionais de comunicação, o prefeito de Tangará da Serra, José Pereira Filho (PT), é um excelente contraponto a esse comportamento, sempre atendendo a todos com presteza.

"O tempo não pára"

Quatro palestras pela manhã e uma reunião com Executivo, Legislativo e Universidade do Estado de Mato Grosso, me tiraram quase todo o tempo de escrever nesta quarta-feira (20).

Estou satisfeito porque tive a oportunidade de falar para cerca de 100 jovens em minhas palestras sobre assunto da atualidade.

E nesta tarde, ouvi das autoridades políticas de nossa cidade, a confirmação da instalação do curso de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, possivelmente, para o primeiro semestre de 2010.

Estou cansado e fadigado, mas não tenho como passar um dia sem escrever pelo menos uma frase neste nosso Diário. Boa tarde, amigos e amigas.