24 de maio de 2009

A Internet e a Política – Limites e Conflitos

Por: Michael Marion Davies Teixeira de Andrade

Diante do crescente e espetacular desenvolvimento das novas tecnologias, em especial ao da informática, e da Internet que a cada minuto trás novas e constantes inovações, tudo isso deu origem ao surgimento de uma nova classe de delinqüência virtual.

É inquestionável a expressiva utilização dos correios eletrônicos (e-mails) nos dias de hoje.

Até o porteiro do seu prédio já deve ter a conta dele lá no hotmail isso se ele não estiver no Orkut ou te seguindo pelo Twitter...

Muito embora o nosso Direito Penal já ofereça a devida proteção jurídica a este meio de comunicação, com as mesmas garantias constitucionais dadas às correspondências postais convencionais, mas o desconhecimento por parte de alguns usuários de e-mails, vem permitindo que algumas condutas fiquem impunes e a impunidade venha prosperando livremente pela Internet. LEIA ARTIGO AQUI

Publicado no blog de Marco Eusébio

Araguainha e Novo Horizonte do Norte terão eleições no próximo domingo

Mato Grosso terá no domingo (31) as duas primeiras eleições suplementares. Trata-se da escolha dos novos prefeitos de Araguainha e Novo Horizonte do Norte, onde os eleitos com mais de 50% dos votos foram "barrados" pela Justiça Eleitoral.

Toma-lá-dá-cá

O PMDB, que contribuiu com a criação da CPI da Petrobras com seis votos, começa a barganhar. Reportagem da Folha de S.Paulo, edição de ontem, revela que o partido está propondo defender o governo na CPI em troca de aliança eleitoral. Ou seja, o presidente Lula terá de “rifar” o PT nos Estados em nome do PMDB.

Maggi diz que é candidato em 2014 a governo de MT


O governador Blairo Maggi (PR) agora diz ser candidato ao governo do Estado em 2014, por isso a definição de não concorrer em 2010.

Essa foi uma decisão adotada após muita discussão e acertos com seus principais e mais próximos amigos e assessores, e só cai caso fique definida uma candidatura a vice-presidência da República, como representante do agronegócio, apenas estando com carta na manga do grupo político do presidente Lula.

"A candidatura da ministra Dilma Roussef seria encorpada com a presença de Maggi e de considerável parte do agronegócio que na atualidade sustenta a economia nacional", disse uma fonte.Marcos Lemos

A quem interessar possa

Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.

Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.

E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.

Vladimir Maiakóvski, poeta russo

Interesses particulares

Brasília concentra 594 parlamentares, distribuídos entre a Câmara e o Senado. Todos, sem exceção, têm algum tipo de interesse.

Aquele que não tem votação concentrada em áreas metropolitanas não aceita o voto distrital, pois estaria aprovando seu suicídio.

Os que são financiados pelas grandes empresas são contrários ao financiamento público das campanhas, pois colocaria todos em pé de igualdade.

No sistema atual, os menos favorecidos levam desvantagem pela falta de recursos para a campanha e na maioria das vezes amargam a derrota eleitoral.

E, que tal a prorrogação de mandato dos atuais ocupantes de cargos executivos? Tudo é possível, desde que não se consiga aprovar a reeleição pela segunda vez.

Reforma política

Dificilmente a reforma política será aprovada.

Os partidos maiores não aceitam que a votação em lista fechada seja aprovada.

Quanto ao financiamento público de campanha, o eleitor ainda não está digerindo a ideia, talvez por conta do desgaste a que o Congresso está submetido.

Ao longo dos tempos, o poder Legislativo, no mundo inteiro, em qualquer momento da história, sempre foi massacrado, sendo apresentado à população como um centro de privilégios, sem resultados positivos, como se a democracia não estivesse acima de todos os princípios.

Essa imagem será permanente, definitiva, com raras exceções.