4 de junho de 2009

Exclusivo: 150 parlamentares têm processo no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu 38 processos contra deputados e senadores nos últimos 12 meses. Desde junho do ano passado, o número de inquéritos e ações penais envolvendo parlamentares saltou de 281 para 318, um aumento de 11%. Atualmente 150 congressistas têm pendência na mais alta corte do país, quase um quarto do Congresso Nacional. No ano passado, eram 143. Hoje, 52 são réus em 100 ações penais. Leia mais AQUI

Corpus Christi

Quinta-feira próxima, dia 11 de junho, será feriado nacional. É o Dia de Corpus Christi. A programação em Tangará da Serra começará com uma missa às 17 horas na igreja matriz celebrada pelo pároco local.

Câmaras de segurança nas ruas de Tangará

Ai prefeito... Vamos tocar adiante a ideia das câmeras de segurança nas ruas principais de Tangará da Serra. Não deixemos o assunto esfriar. Elas são de grande importância para a segurança de todos nós que aqui habitamos.

PRP nos Bairros e Comunidades Rurais


O Partido Republicano Progressista, em Tangará da Serra, se prepara para realiza o "PRP nos Bairros e Comunidades Rurais".

O objetivo principal será o de discutir, com a população seus principais problemas e, ao mesmo tempo, apresentar o partido à comunidade.

Os encontros deverão ter início em Agosto, sempre a partir das 19h, nas residências de filiados e simpatizantes do Partido. Da Assessoria

A quem interessar possa

"Se você tem olho gordo, use colírio diet."

PEC será apreciada pelo Senador Federal

Finalmente a bendita Pec dos Vereadores será apreciada pelo plenário do Senado Federal, provavelmente na próxima semana.

A matéria passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, por unanimidade, segundo confirmação da Agência Senado.

Ainda houve o voto em separado do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) sugerindo a manutenção do atual critério constitucional de cálculo para a composição das câmaras municipais com base no quantitativo populacional, mas altera os percentuais de proporcionalidade do cálculo da composição, que poderá gerar economia, segundo avalia o senador.

O voto original, do senador Valter Pereira (PMDB-MS), que havia apresentado uma emenda substitutiva ao texto de César Borges, sugeria que o critério utilizado para o cálculo do número de vereadores fosse baseado nas receitas dos municípios.

O próprio Valter Pereira, ao final, votou favorável ao texto de Valadares.

Sobrecarga no Judiciário brasileiro

Até 2008, o Judiciário brasileiro possuía um estoque de 70.128.605 processos em tramitação - dois milhões a mais que em 2007, quando havia 67,7 milhões.

Os dados foram revelados na última terça-feira, com a divulgação da pesquisa "Justiça em Números", elaborada pelo Departamento de Pesquisa Judiciária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ao todo, 15.731 juízes das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho possuem uma carga de trabalho que varia de 1,9 mil (Federal) processos a 9 mil (Estadual) por magistrado.

Para mudar esse quadro, foi definida, no Encontro Nacional do Poder Judiciário, a meta número 2, que tem o objetivo de identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para julgar, ainda em 2009, todos aqueles distribuídos até 31 de dezembro de 2005 .

Sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), Tribunais Regionais Federais (TRFs) e Tribunais de Justiça (TJs) farão um controle mensal de quantos processos foram julgados e quantos ainda faltam para alcançar a meta.

Implantação do curso de Jornalismo em Tangará da Serra

A Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Tangará da Serra, repassou nesta quinta-feira (04) informações sobre o andamento do projeto para a instalação do curso superior de Comunicação Social - com ênfase em Jornalismo neste Município. Leia...

"Olá Dorjival Silva

Após a reunião com a Associação de Imprensa e a Prefeitura Municipal, o Profº Ariel Lopes Torres (coordenador da Unemat - campus de Tangará da Serra) criou uma comissão para a elaboração do projeto e os demais encaminhamentos.

O professor Ariel já conversou informalmente com o Coordenador do Campus de Alto Araguaia (MT) e com o Chefe de Departamento do referido curso.

Também conversei com o coordenador e já iniciamos os trabalhos (Elaboração do Projeto). Agora vamos encaminhar o documento oficial solicitando as informações que necessitamos".

Profª Me. Ivanete I. Parzianello Carvalho
Docente de Didática - Letras/BiologiaNEED - Núcleo de Atividades Sobre a Educação, Ambiente e DiversidadeAGECEC- Assessoria de Gestão de Cultura, Eventos e Comunicação

Projeto Bio Bike deverá ser apresentado em todo Brasil

O engenheiro Antonio Carlos Cabral e o secretário de segurança pública de MT, Dr Diógenes Curado

O empresário tangaraense Antonio Carlos Cabral Amaral entregando mais um projeto "Cooperar Reciclando, Reciclar Cooperando" para o Secretário de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso Dr Diógenes Curado. Esse Projeto inclui a Reciclagem no Setor Prisional do Estado de Mato Grosso. O "Bio bike" alcançou proporções nacionais. Já foi apresentado para o Conselho Nacional de Justiça, devendo ser também para todo o Brasil.

Rally Berohokã

O Araguaia mostrado de uma maneira nunca antes vista
Fotos Cedidas

Os rallyzeiros têm encontro marcado com a adrenalina e os mistérios do Araguaia, de 03 a 06 de setembro, no 1ª Rally Ecológico de Regularidade Berohokã – Ilha do Bananal.


As emoções do Rally começam na largada, que será na região das nascentes do Araguaia, Serra do Caiapó, na cidade de Mineiros (GO), seguindo por Santa Rita do Araguaia (GO), Alto Araguaia (MT), Araguainha (MT), Ponte Branca (MT), Doverlândia (GO), Baliza (GO), Torixoréu (MT), Aragarças (GO), Pontal do Araguaia (MT), Barra do Garças (MT), Araguaiana (MT), Britânia (GO), Aruanã (GO), Cocalinho (MT), Novo Santo Antônio (MT), terminando em São Félix do Araguaia (MT), sempre as margens do grande rio.


No caminho, os participantes poderão recobrar as energias nas belas cachoeiras de Alto Araguaia (MT), como a de Couto Magalhães. Passarão pela região do Domo de Araguainha, a maior cratera da América do Sul, com 40 km de diâmetro, resultado da colisão de um corpo celeste contra a superfície da Terra (veja matéria completa e os vídeos no http://www.berohoka.com.br/), além de outros pontos turísticos dos Estados de Mato Grosso e Goiás.

Também transporão várias pontes. A primeira será de Santa Rita do Araguaia (GO) para Alto Araguaia (MT). Depois será de Ponte Branca (MT) para Doverlândia (GO); de Baliza (GO) para Torixoréu(MT) - nesse trecho ida e volta -; depois de Aragarças (GO) para Pontal do Araguaia(MT) e Barra do Garças; segue para Araguaiana em direção a Ponte de Itacaiú, daí em sentido Britânia(GO); Aruanã para Cocalinho, por balsa, e, por fim, no Rio das Mortes - por balsa -, seguindo em direção a São Félix do Araguaia.

Os pernoites serão nos municípios mato-grossenses de Barra do Garças, Cocalinho e São Félix do Araguaia, no dia 06 de setembro - com a grande festa da chegada.

Como participar – Os interessados em se aventurar pelo Araguaia, podem se inscrever no site http://www.rallyberohoka.com.br/ em uma das três categorias:

Graduados - Para participantes com vasta experiência em Rally de Regularidade.

Turismo - Para competidores que já tenham participado algumas vezes de Rallys.

Expedition - Para participantes com pouca ou nenhuma experiência em provas de Rally de regularidade.


Rally de Educação Ambiental - Paralelamente a prova esportiva, será desenvolvido o Rally de Educação Ambiental, que visa conscientizar a comunidade estudantil dos municípios que margeiam o Grande Rio Araguaia, sobre a necessidade de preservar e conservar o meio ambiente, formando, ainda, brigadistas jovens que serão multiplicadores e fiscalizadores da região. INFORME PUBLICITÁRIO